segunda-feira, 9 de junho de 2008

EURO 2008 : Grupo B - Alemanha vence Polónia por 2-0 com bis de Podolski. Croàcia estraga festa da Àustria

Lukas Podolski bisou frente a Polónia

Uma dúzia de anos depois da vitória na final no Euro 96, a Alemanha regressou aos triunfos em fases finais da competição máxima da UEFA, batendo a Polónia na abertura do grupo B. Um bis de Podolski, um alemão que, curiosamente, nasceu na Polónia, arrumou com os estreantes pupilos de Leo Beenhakker e colocou a única selecção tricampeã europeia no trilho do apuramento.

Os alemães assumiram cedo o controlo das operações. O tridente Gómez/Klose/Podolski trabalhava bem, baralhava as marcações do último reduto polaco e o perigo logo rondou a baliza de Boruc. O marcador só não funcionou aos 5’ porque Gómez, com a baliza aberta, não chegou a uma assistência de Klose.

A primeira aparição polaca em fases finais de Europeus foi débil, pois a equipa mostrou-se sempre muito encolhida. Por outro lado, a Alemanha ia explorando os buracos que a defesa contrária abria para criar perigo. Não estranhou, por isso, que Podolski tivesse facturado, sem dificuldade, a passe de Klose. Com a rede deserta, foi mesmo só encostar.

A Polónia só por uma vez esteve perto de igualar. Após uma jogada pela direita, Zurawski rematou no coração da área, fazendo a bola passar rente ao poste. Nessa altura, os germânicos tinham abrandado o ritmo e permitido algum ascendente à Polónia.

Leo Beenhakker refrescou a equipa ao intervalo, com o brasileiro naturalizado Roger Guerreiro,e a Polónia melhorou um pouco. Todavia, nada que colocasse em perigo a vantagem alemã. Que até foi ampliada, pouco depois de Boruc ter negado o segundo a Ballack. Schweinsteiger roubou uma bola a Golanski e ofereceu a Podolski o bis que colocou um ponto final no encontro. Ao cabo de 16 jogos, a Polónia continua sem vencer a Alemanha.

Croàcia vence anfitrião Àustriaco

Modric marcava golo da Croàcia

O Euro 2008 chegou à Áustria ao segundo dia de prova, mas a selecção co-organizadora teve a mesma sorte da Suíça e saiu derrotada. Um golo de penálti da estrela croata Modric, logo aos 4’, decidiu tudo e estragou a estreia absoluta dos austríacos em fases finais de Europeus. A Croácia teve a sorte toda pelo seu lado, pois arrecadou três pontos no único remate direccionado à baliza de Macho em todo o encontro. Os austríacos, com Roland Linz, do Sp. Braga, no onze titular, demoraram a reagir à desvantagem, mas acabaram por merecer, pelo menos, o empate. Ainda muita gente se sentava no Ernest Happel, de Viena, quando Aufhauser derrubou Ivica Olic na área, causando o primeiro castigo máximo do Euro, o mais rápido de sempre em fases finais. Modric – contratado pelos ingleses do Tottenham por 25 milhões de euros – não enjeitou a ocasião e fez o golo que decidiu a partida. O espectáculo foi fraco, mas a Áustria desenvolveu uma segunda parte positiva e acabou o jogo em cima dos esgotados croatas. Mesmo sem massacrar, os anfitriões justificaram um golo que não chegou por muito pouco, já no período de descontos. Só que a cabeçada de Kienast saiu um nada ao lado e o jogo acabou a seguir.

Resultados da 1ª jornada do Grupo B do EURO 2008

Alemanha - Polónia, 2-0 (Podolski 20', 72')
Áustria - Croàcia, 0-1 (Modric 4' g,p.)

Classificação do Grupo B do EURO 2008

Classificação do Grupo B

Vídeos

Alemanha 2-0 Polónia
Podolski 20', 72'


Áustria 0-1 Croàcia
Modric 4' g,p.


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas