sexta-feira, 2 de maio de 2008

Taça UEFA : 2ª mão das Meias-finais - Improváveis Zenit e Glasgow Rangers na final de Manchester

Ribery completamente atordoado com os números da goleada

Um estreante em finais europeias, Zenit da Rússia, e um clube à procura de repetir glórias antigas, Glasgow Rangers da Escócia, depois de ter ganho a extinta Taça das Taças, em 1971/72, vão disputar a final da Taça UEFA, que se realiza no próximo dia 14, no Estádio Cidade Manchester, em Inglaterra.

A segunda mão das Meias-finais em São Petersburgo, onde o Zenit confirmou o estatuto de equipa sensação da competição, arrumando com grande estrondo o super-favorito à conquista do troféu. Depois do 1-1 de Munique, o Bayern foi goleado por 4-0, permitindo ao campeão russo o acesso a um patamar inédito. O internacional russo Pogrebnyak esteve em grande destaque no Estádio Petrovsky – não só porque apontou um bis, elevando para 11 os golos certeiros na prova, mas também porque viu um cartão amarelo que o impede de jogar a partida decisiva.

Pavel Pogrebnyak fazia o seu 11º. golo na UEFA

A equipa treinada pelo holandês Dick Advocaat arrancou da melhor forma, logo aos 4’, com um livre directo de Pogrebnyak. Apesar da reacção germânica, Zyrianov elevou para 2-0 antes do intervalo e de nada valeu o risco corrido pelo técnico Otmar Hitzfeld durante a paragem do jogo. No segundo tempo, o Bayern actuou com três avançados (Luca Toni, Klose e Podolski), mas foi o Zenit, em contra-ataque, que engordou o resultado para números inesperados: Fayzulin (54’) e de novo Pogrebnyak (73’) fecharam as contas.

No dia em que os russos escreveram uma das páginas mais brilhantes da sua história, o Bayern, que jogou no Restelo e em Braga no início da prova, viu fugir-lhe um dos objectivos do ano – afastado da Champions, o investimento efectuado obrigava à vitória na Taça UEFA.

Glasgow Rangers a equipa de Braveheart

Nacho Novo colocava Rangers na final da UEFA

Mais à noite, no Estádio Artemio Franchi, em Florença, o Glasgow Rangers aplicou à Fiorentina o veneno utilizado na ronda anterior em Alvalade para eliminar o Sporting, mas só nas grandes penalidades, depois de 120’ sem golos. O nulo da primeira mão repetiu-se num jogo que apenas os italianos quiseram ganhar – o primeiro remate dos escoceses, treinados pelo experiente Walter Smith, surgiu aos 77’. Uma equipa, desculpem as expressão, horrível de se ver, mas com um coração enorme.

Cuellar entre italianos

O prolongamento foi mais emotivo, mas só nos penáltis se decidiu o segundo finalista. Aí, depois de os dois guarda-redes terem parado um tiro cada, foi o veterano Cristian Vieri quem falhou o pontapé decisivo, atirando à barra. O espanhol Nacho Novo marcou a seguir o 4-2 e colocou o defensivo Rangers na final de Manchester.

Vídeos

Zenit 4-0 Bayern Munique
Progrebnyak, 4', 79'
Zyrianov, 39'
Fayzulin, 54'












Fiorentina 0-0*(2-3* nas g.p.) Glasgow Rangers


Add to Technorati Favorites

Fotos: Fox

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas