segunda-feira, 19 de maio de 2008

Sporting venceu FC Porto por 2-0 e conquistou Taça de Portugal 2007/2008

Joao Moutinho levantava o trofeu de vencedor da Taca de Portugal

O Sporting conquistou ontem a 15.ª Taça de Portugal da sua história, a segunda consecutiva, ao vencer o FC Porto por 2-0, numa final em que se confirmou a tradição de estas duas equipas não resolverem a questão nos 90 minutos. Foi no prolongamento que os leões fizeram justiça ao marcarem dois golos através de Rodrigo Tiuí, o joker lançado por Paulo Bento para acabar com as últimas forças que restavam aos dragões, muito longe da equipa que ganhou a Bwin Liga.

Os jogadores do Sporting entraram determinados, procurando criar perigo através de rápidas trocas de bola e de diagonais. O objectivo era explorar amobilidade e rapidez de Derlei e Djaló. Os portistas tinham dificuldades em atacar e os laterais estavam permeáveis. Notou-se a ausência de Bosingwa.

Jesualdo bem pode agradecer ao seu guarda-redes o facto de não ter sofrido um golo bem cedo. É que logo aos 5’, Nuno opôs-se a Derlei, que apareceu isolado graças a um passe fantástico de Izmailov. Pouco depois foi Derlei a perder o duelo com Nuno por duas vezes no mesmo lance. Outra vez Izmailov na jogada, agora com a ajuda de Yannick. Adivinhava-se o golo do Sporting, mas os dragões despertaram, sobretudo devido às acções de Lucho e Mariano. Acabou por ser Quaresma a oferecer a Lisandro um cabeceamento frouxo.

O jogo estava bonito, com a bola a rondar as duas áreas. Os leões responderam com o pontapé de moinho de Yannick para uma defesa segura de Nuno e logo a seguir o FC Porto esteve à beira de marcar. O mérito foi de Mariano González, uma espécie de vagabundo, que descobriu Lisandro, mas o argentino rematou contra Rui Patrício. As duas equipas mostravam dotes técnicos que poderiam a qualquer momento abrir uma defesa. A destoar apenas Olegário Benquerença que à beira do intervalo anulou um golo limpo a Romagnoli, por fora-de-jogo.

Pontape de bicicleta de Tiui na final da Taca

O intervalo fez mal às duas equipas, que pareceram cansadas. Ao contrário, nas bancadas o ambiente era de festa, com cânticos dos dois lados. A 19’ do final, o FC Porto, que na altura controlava a partida, sofreu um golpe duro na sua estratégia quando João Paulo foi bem expulso devido a uma entrada a pés juntos sobre Moutinho. As equipas passaram a jogar mais pelo seguro e, como manda a tradição em finais entre estas duas equipas, veio o prolongamento.

Rodrigo Tiui celebra golo frente ao FC Porto

O tempo extra chegou com a sensação de que o Sporting tinha sido a melhor equipa. Paulo Bento lançou então Rodrigo Tiuí para tentar surpreender o adversário, que já estava sem forças. Ainda assim os dragões podem queixar-se de um penálti não assinalado de Polga sobre Lisandro aos 109’. Os leões marcaram no minuto seguinte, por Tiuí, com um remate desviado em Pedro Emanuel. O FC Porto estava condenado, mas a sentença foi assinada 8’ depois, quando Tiuí concluiu de forma acrobática um contra- ataque sportinguista. Depois foi a festa.

Festa do Sporting - Polga na imagem

Em conclusão, a vitória do Sporting na final da Taça de Portugal foi tão justa como tardia. Por aquilo que fizeram, sobretudo na primeira parte, os leões não mereciam ter ido a prolongamento. Depois, acabou por sair da cartola de Paulo Bento um trunfo inesperado: Rodrigo Tiuí, cujo nome ficará gravado na história do futebol português.
Justificou o investimento que o Sporting fez na sua contratação. Os dois golos não fazem dele um grande jogador, mas a verdade é que à falta de Liedson foi ele quem resolveu (Liga/Taça),... Foi o joker lançado por Paulo Bento para acabar com a resistência portista. Começou por ser egoísta ao rematar ao lado quando tinha Yannick em melhor posição. Mal os dragões sabiam o que os esperava... Foi já na segunda parte do tempo extra que desferiu dois golpes que levaram a Taça para Alvalade, primeiro num remate feliz e depois com uma acrobacia que levou os sportinguistas ao delírio.

Sondagem Blog Desportugal

Sondagem Desportugal - Maioria escolheu FC Porto, mas o Sporting levou o trofeu

Para terminar os resultados da Sondagem do Blog Desportugal, sobre quem iria vencer a Taça de Portugal 2007/2008. Obrigado pela vossa participação.

Vídeo

Sporting 2-0 FC Porto (final Taça Portugal 2007/2008)
Rodrigo Tiuí 110', 117'


Festa antes do jogo/Hino - "A Portuguesa"


Add to Technorati Favorites

Fotos: SCP

Página Inicial

2 comentários:

  1. Ficou provado que nesta época o Sporting foi sempre muito melhor que o Porto nos jogos jogados entre si. A grande diferença pontual do campeonato, foi devida ~quase exclusivamente à grande quantidade de lesões que o Sporting sofreu.

    ResponderEliminar
  2. Mereceu.... Parabens Sporting :)

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas