segunda-feira, 19 de maio de 2008

Andebol:Benfica Campeão 18 anos depois - ABC vence a Taça de Portugal 2007/2008 - Os melhores da Época

Benfica - Campeão Nacional de Andebol 2007/2008

Após a semana mais decisiva da época andebolística, está encontrado o vencedor da Liga Profissional, 18 anos depois, o Benfica alcança novamente o título máximo da modalidade, sobre a equipa que tem ganho mais troféus nas últimas duas décadas, o ABC de Braga, que era o bicampeão nacional, e que por sua vez conquistou a taça de Portugal, no fim-de-semana, pouco tempo depois da frustração de Lisboa, com a perca do título para o Benfica.

BENFICA CAMPEÃO NACIONAL 18 ANOS DEPOIS

Foi na passada quinta feira que se sagrou o campeão, sendo o Benfica o vencedor título da presente época. No fim de 4 jogos estava apurado o vencedor, com um score final de 3-1 favorável ao clube da luz, onde mesmo partindo em desvantagem em termos de calendário, pois jogaria sempre em Braga um 5º jogo, conseguiu cumprir a obrigação de ganhar os 2 jogos em casa e logo na primeira jornada foi inverter essa vantagem, vencendo em Braga e colocando irremediavelmente a pressão sobre o ABC.

Benfica com mais coração, conquista o título

Fase de jogo entre o Benfica e ABC na Luz

Benfica 35 – 34 – ABC (após prolongamento)

Pavilhão completamente cheio , cerca de 2000 espectadores, publico entusiasta e vibrante, inclusive a claque do ABC bastante activa durante todo o encontro. Figuras mediáticas no Pavilhão, organização positiva , divulgação razoavelmente efectuada , transmissão televisiva em directo, e três boas equipas, foi deste modo, estavam reunidas todas as condições para termos espectáculo. Assim o jogo que começou com o ABC a comandar o marcador, chegando a ter 5 golos de vantagem, chegou ao intervalo com o resultado de 15-16, favorável à equipa minhota, que entrou muito bem no jogo, com Luís Bogas em evidência e um José Costa a não deixar descansada a defesa do Benfica. Já pelo lado do Benfica, este foi vivendo das acções individuais de Carlos Carneiro e do poder de “fogo” de Zaikin . Na 2.ª parte os destaques foram os mesmos, sempre com equilíbrio no marcador , e mesmo parecendo que o ABC estava com o jogo ligeiramente controlado a seu favor, o Benfica fruto da qualidade das suas individualidades e de mais coração, chegava ao fim do tempo regulamentar com um empate ( 28-28 ), sendo necessário o prolongamento para se decidir o vencedor, neste período Zaikin esteve simplesmente de outro nível e após erro de Luis Bogas (mau passe) viria a ser decidido o jogo para o Benfica. Mérito e merecimento ao Benfica, que em três competições nacionais, ganhou duas, mas do outro lado esteve uma equipa que merece os mais rasgados elogios, pela qualidade andebolistica, organizacional, e pela forma apaixonada como está no Andebol.



Curiosamente, o treinador benfiquista havia sido o técnico que, em 1991, recém chegado ao ABC, tirara as faixas de campeões nacionais ostentadas, na altura, pelos benfiquistas que nunca mais tinham ganho qualquer título. Agora coube a esse mesmo treinador devolvê-las. No final, ambos os treinadores quiseram prestar a justa homenagem aos seus jogadores, enquanto Donner realçava "uma equipa para o futuro que soube lutar", Jorge Rito, apelidava os academistas de "um grupo fantástico que fez tudo para alcançar os objectivos a que se propuseram, tendo sido fantásticos na entrega".

Vídeo da RTP da vitória do Benfica sobre o ABC, aqui.
Vídeo Amador da festa do Benfica, aqui.

Taça de Portugal

ABC vence Taça de Portugal 2007/2008

ABC ferido no orgulho, vence a taça de Portugal 2007/2008

Meias:

FC Porto - Sporting, 36 - 30
ABC - Isave, 31 - 22

Final:

FC Porto - ABC, 26 - 32.

Num final em sistema Final Four o ABC venceu a taça de Portugal eliminando ISAVE nas meias finais, e F.CPorto na Final digamos que em ritmo de cruzeiro, pois nenhuma das duas equipas esteve tão bem que pudesse colocar em causa o destino da taça de Portugal neste época. O ABC de orgulho ferido, conquistou a taça com merecimento, e fez a festa em Guimarães.

ABC e FC Porto no Pavilhão Francisco de Holanda em Guimarães

Sete Ideal da Época

É curioso que nem é difícil justificar este sete ideal, e as escolhas recaíram nos jogadores que apresentaram mais qualidade de forma regular.


GR - Carlos Ferreira (ABC): Aos 42 anos, é notável a forma como ainda é um factor decisivo a favor do seu clube.



P.Esquerda – Dario Andrade (ABC): Possivelmente o melhor ponta esquerda nacional, o actual titular da selecção esteve a grande nível, especialmente pela regularidade apresentada ao longo da época.

L.Esquerdo – Kostetsky (Madeira Sad): O melhor marcador da Liga, é seguramente uma mais-valia para o nosso andebol, e não foi por ele que o Madeira não foi mais longe. Apesar de caminhar para a veterania, é destes estrangeiros que o nosso andebol precisa.

Central: Carlos Carneiro (Benfica): O Central é indiscutivelmente uma peça indiscutível na selecção e no Benfica, este título, passa em muito pela sua boa fase, especialmente no playoff.

L. Direito – Inácio Carmo (São Bernardo): Uma época em grande para o nazareno, contribuiu em muito para que o São Bernardo fosse a surpresa da prova, é muito bom para a selecção que tenha subido um patamar qualitativo no seu andebol, melhorando o seu jogo especialmente no ataque.


P.Direita – R.Moreira (Porto): Embora o seu clube tenha ficado aquém das expectativas o seu extremo direito foi um bastião da regularidade, e sem duvida o melhor ponta direito da prova.


Pivot – J.Costa (ABC): O pivot academista é sem sombra de duvida o jogador português que mais probabilidade tem de se afirmar no andebol internacional, o jogo do ABC potencia-o mas o inverso também acontece, porque executa as suas funções com qualidade acima da média.


Melhor Treinador:
A. Donner (Benfica): Simplesmente o melhor treinador a actuar em Portugal, ganhou em todos os clubes e só isso sintetiza todos os adjectivos que se pudessem adequar ao percurso do Ucraniano. Vai sair do Benfica, mas isso são contas de outro rosário, não é certamente por falta de profissionalismo ou falta de resultados.


Jogador Revelação:
Nuno Grilo (São Bernardo): o que este jogador fez nos jogos a doer, diz bem do potencial que tem, e do que seguramente vai ser para o Andebol Português. Esteve simplesmente em crescendo toda a época, longe de ser um jogador formado, temos um Lateral para a selecção num futuro não muito longínquo.

Existem alguns atletas que estiveram igualmente bem, mas que aqui não estão destacados, pois não cabem todos. Jogadores como Bruno Moreira, Hugo Figueira, Zaikin, Rui Silva, Zelenovic, Gaifém etc. podiam perfeitamente estar nesta equipa.

Portugueses na Europa na próxima época

Liga dos Campeões:
Benfica

Taça das Taças:
ABC

Taça EHF:
Belenenses

Taça Challenge:
S. Bernardo
Marítimo

Sondagem Desportugal - Sobre quem venceria a Liga Portuguesa de Andebol 2007/2008

Sondagem Desportugal - Quem vencerá a Liga de Andebol 2007/2008

Para terminar não quero deixar de agradecer a vossa contribuição para a sondagem do blog Desportugal, para quem venceria a Liga Andebol. Obrigado a todos!

Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas