domingo, 11 de maio de 2008

Liga Portuguesa: Dia D para pretendentes à Liga dos Campeões no dia do adeus de Rui Costa

REgresso de Rui Costa ao Benfica

Este domingo disputa-se a última jornada da Liga Portuguesa, e a despedida de um dos meus ídolos de sempre do futebol Rui Costa. Principe para uns, maestro para outros, decidiu que era a altura certa para pendurar as chuteiras, mas pessoalmente e muitos devem concordar, ainda estava para durar. Acho mesmo que poderia dar um contributo no EURO 2008, nem que fosse para qualquer eventualidade. Assim não pensou, e o futebol português e mundial deixa de ver um dos melhores números 10 de sempre.

Bem cedo começei a seguir a carreira deste grande jogador, e foi no Mundial Sub-20 de Lisboa, que o vi marcar bem de perto (estava na bancada por trás da baliza) o golo que nos valeu o título Mundial da categoria frente ao Brasil nos penáltis.

Outro grande momento que presenciei, foi um Portugal-Irlanda, num jogo que decidia o apuramento de Portugal para o EURO 96, e ele marcava um golo de antologia(vídeo ).
No Benfica, apareceu na primeira equipa, em 1991, num célebre jogo em Inglaterra frente ao Arsenal, em que os encarnados venceram 1-3 e apuraram-se pela primeira vez para a nova edição da Champions League (vídeo) .

Frente ao Parma num meia-final da Taça das Taças em 1994, fez um jogão (vídeo) e no final dessa época seguiu para a Fiorentina, onde fez uma dupla espectacular com Batistuta. Seguiu-se o AC Milan, onde conquistou os mais importantes títulos, pelo meio prestações históricas na Selecção Portuguesa. Um grande exemplo, um grande homem, e um jogador que ficará para sempre nos nossos pensamentos. Obrigado Rui Costa!

Entretanto, o AC Milan deixou no jornal "a Bola" uma carta ao grande Rui Costa neste dia de despedida. Fica um pequeno excerto:

«Sabemos que não deixarás o mundo do futebol e que o mundo do futebol ainda poderá contar com uma grandíssima pessoa, um campeão que tivemos a honra de conhecer e com quem convivemos por cinco maravilhosos anos. Aqui, transformaste-te num de nós, um membro da grande família rossonera

Vejam algumas das melhores fotos e vídeos de Rui Costa no final do Post.

Liga Portuguesa - Quem vai estar na Champions League?

Vitoria de Guimaraes pode chegar à Liga dos Campeoes

E como seria de esperar, ainda existem diversas posições em discussão. No topo da tabela, o FC Porto é já campeão, enquanto o Sporting segue na segunda posição, com 52 pontos, mais dois que o Vitória de Guimarães e três que o Benfica.

Desta forma, o último jogo do campeonato será verdadeiramente decisivo, estando em jogo a segunda posição e acesso directo à Liga dos Campeões. E o clube verde e branco é o mais bem posicionado, uma vez que defronta o Boavista em Alvalade e basta-lhe um empate para assegurar a segunda posição e a entrada directa na "Liga Milionária". Contudo, uma derrota pode atirar a formação de Paulo Bento para a quarta posição. Já o Vitória de Guimarães recebe o Estrela da Amadora e está obrigado a vencer e esperar um "deslize" dos leões. Caso isso não se verifique, o conjunto orientado por Cajuda termina a liga no terceiro lugar e irá disputar o pré-acesso à "Champions". Mas se perder ou empatar, arrisca-se a descer uma posição.

Sondagem Desportugal - A maioria acha que o Sporting leva o segundo lugar.O Benfica fica em 3º lugar e o Vitória na Taça UEFA....veremos mais logo

Benfica precisa de vitória e deslize de rivais

Relativamente aos encarnados, que estão a realizar uma das piores épocas dos últimos anos, recebe o surpreendente Vitória de Setúbal de Carlos Carvalhal, que se encontra em quinto lugar, e terá de ganhar aquele que será o jogo de despedida de Rui Costa. Se conseguir garantir os três pontos no último desafio, o Benfica terá de esperar que o Vitória de Guimarães e Sporting percam para subir ao segundo lugar. Porém, se estes dois clubes ganharem, os encarnados confirmam o quarto lugar; por outro lado, se o Vitória de Guimarães empatar e o Benfica ganhar, então o conjunto de Chalana sobe à terceira posição.

Já no fundo da tabela, o União de Leiria já foi matematicamente despromovido para a Liga Vitalis, enquanto o Paços de Ferreira, 15.º com 24 pontos, e Leixões, 14.º com 26 pontos, ainda discutem qual será o clube que irá acompanhar o emblema da cidade do Liz para o escalão secundário.

Especial: Fotos de Rui Costa

Rui Costa quando jogava nas camadas jovens do Benfica

Rui Costa - Campeão do Mundo Sub-20 frente ao Brasil - Estádio da Luz

Rui Costa no Fafe (emprestado pelo Benfica) em 1991 - ainda desconhecido do grande publico

Rui Costa durante a temporada 1993/1994

Rui Costa vencedor da Taca de Italia pela Fiorentina

Rui Costa campeao Europeu pelo AC Milan

Festejos de Rui Costa com o golo à Inglaterra

Maldini e Rui Costa

Até sempre Rui Costa

Rui Costa - Maestro

Os melhores vídeos de Rui Costa









Rui Costa com 14 anos num Benfica-Sporting


Add to Technorati Favorites

Página Inicial

10 comentários:

  1. Neste fim de semana Tudo acaba!

    Rui, o Benfica e o mundo ja sente a tua falta!

    ResponderEliminar
  2. Este senhor estará sempre nos corações dos Benfiquistas, e (para quem aprecia futebol a sério, e fora de clubismos)dos Portugueses em geral. Além de ser um homem honrado e respeitado, teve e tem um amor à camisola como raramente foi visto, continua a ser o «nosso» maestro, e tenho muita pena que abandone

    ResponderEliminar
  3. grande maestro!
    nao ha muitos a driblar de cabeça erguida e olhos no jogo como ele, aquela postura de classe à rui costa... o que é que vai ser do benfica pro ano...

    ResponderEliminar
  4. Rui Costa, és e sempre vais ser um dos melhores números 10 de Portugal e claro do Mundo, não há palavras que possam descrever tudo aquilo que fazes, fizeste por nós, aquelas alegrias, aqueles golos, a maneira emotiva que jogas, e é por essas e por outras que és simplesmente o MELHOR.

    ResponderEliminar
  5. Como Sportinguista, espero a qualificação para a Champions.

    Qt ao Rui Costa, é uma pena jogadores com a qualidade dele sairem de cena. Obrigado Rui!

    ResponderEliminar
  6. Não sei como vai ser sentir que nunca mais vou ver este MESTRE a jogar. És simplesmente único, e serás para sempre amado e recordado. Para sempre o nosso maestro...

    ResponderEliminar
  7. Grande Homem! ainda hoje com 36 anos consegue ser o melhor do nosso plantel! Poucos são os jogadores que com esta idade ainda conseguem jogar ao nível que Rui Costa.

    MAIS 1 ANO - PLEASE!

    ResponderEliminar
  8. Não sou do Benfica, mas para além do clubismo que muitas vezes afecta a visão clara das coisas, este homem é um senhor! Está a prová-lo esta época, e mais, ainda tinha lugar na nossa selecção. Para grande desagrado meu, literalmente levou o benfica ás costas em diversas ocasiões esta época. Parabéns ao Benfica, por ter um Benfiquista assim, e calou mt gente que dizia que estava acabado .

    Vais deixar muitas saudades Campeão!

    ResponderEliminar
  9. o rui costa e um gay filho da puta

    ResponderEliminar
  10. o rui costa e paneleiro porque cheira mal do pipi e e um lili
    ele e paneleiro gay

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas