segunda-feira, 12 de maio de 2008

Brasileirão: Rodada inicial teve até 5 a 5.

Roger participou na vitória do Grêmio em Sao Paulo

Começou neste fim de semana o Campeonato Brasileiro 2008. Em 10 jogos, foram 26 golos, com destaque para o confronto entre a recém-chegada da Série B Portuguesa, contra o Figueirense: um belo empate por 5-5, no estádio do Canindé. Outro que voltou para a Série A, o Coritiba, bateu bem o Palmeiras por 2 a 0.

Começamos pelos jogos de sábado. Neste dia, o melhor jogo foi no estádio Barradão, onde o Cruzeiro derrotou o Vitória. A partida teve muitas chances para ambos os lados, com os goleiros Ney e Fábio trabalhando bastante. No fim, quem se deu bem foi o time mineiro: aos 2‘, Ney deu rebote para o boliviano Marcelo Moreno abrir o placar. E, aos 40’, Bruno invadiu a área e, tentando cortar, Bida faz gol contra.

No Morumbi, o São Paulo poupou alguns jogadores para a partida de quarta-feira contra o Fluminense, pela Taça Libertadores. Pouco mais de oito mil pessoas viram a derrota são-paulina para o Grêmio por 0-1, reduzindo a pressão para a demissão do técnico gremista Celso Roth.

No Recife, o Náutico venceu o Goiás por 2 a 1, com dois gols de Geraldo. Os goianos estrearam seu novo técnico, Vadão, que substitui Caio Júnior (foi para o Flamengo).

No domingo, o principal jogo aconteceu no Couto Pereira, onde o Coritiba – após dois anos na “segundona” – estreou ganhando do Palmeiras por 2-0. Michel e Hugo marcaram os gols do triunfo dos paranaenses, sendo que Hugo entrou ainda no primeiro tempo substituindo o habilidoso Keirrison (ainda pretendido pelo próprio Palmeiras).

No estádio Ipatingão, o Ipatinga fez sua primeira partida na elite brasileira com derrota para o Atlético-PR, 0-1. O gol saiu cedo: aos 5’, Léo Medeiros (ex-Ipatinga) abriu o placar. A partir daí, os mandantes – considerados os principais “favoritos” ao rebaixamento – foram em busca da igualdade, os mineiros tiveram maior presença ofensiva, mas não conseguiram superar o
arqueiro Vinícius.

Em Porto Alegre, o Internacional usou um time reserva para ganhar do Vasco pelo placar mínimo. Poupando os titulares para a Copa do Brasil, o colorado marcou o gol logo no começo, com Sidnei, após escanteio. Acabou sendo uma das poucas jogadas interessantes do jogo, que terminou assim mesmo.

No Engenhão, Botafogo e Sport pouparam alguns atletas para a Copa do Brasil, e quem se deu melhor foi o Fogão: 2 a 0. Jorge Henrique fez o primeiro após um mês e meio sem marcar, enquanto Diguinho ampliou no final. A curiosidade fica por conta do apagão no estádio aos 73’, deixando o jogo parado por vinte minutos.

Num Maracanã sem público - devido a uma punição dada em 2007 -, o Flamengo bateu os reservas do Santos por 3-1. O Fla ainda tenta esquecer o fracasso na Taça Libertadores (eliminação em pleno Maraca para o América do México, por 0-3). Em Minas, Atlético e Fluminense (outro que poupou titulares) não saíram do zero.

Por fim, o grande jogo da rodada. A Portuguesa recebeu o Figueirense e aos 3’ já fez o primeiro, numa cabeçada do capitão Marco Aurélio. Aos 36’, um ex-conhecido da Lusa empatou: Rodrigo Fabri, ídolo da Portuguesa nos anos 90’. Mas, aos 43 minutos, a Portuguesa fez o segundo com Patrício, driblando o goleiro.

Após o intervalo, César Prates empatou de falta para o Figueira aos 50’. Entretanto, novamente a Lusa reagiu e conseguiu três gols em três minutos, com Bruno, Diogo e Christian, 5 a 2. O Figueira ainda descontou com Felipe Santana, antes do “lusitano” Patrício ser expulso.
Com um a mais, os catarinenses foram com tudo para o ataque e chegaram ao quarto gol com Bruno Santos, e mais: nos acréscimos, Felipe Santana escorou cruzamento e deixou tudo igual: 5 a 5, placar final.

Resultados da 1ª rodada do Brasileirão 2008


Vitória – Cruzeiro, 0-2 (M. Moreno 2’, Bida [contra] 40’)
São Paulo FC – Grêmio, 0-1 (Pereira 49’)
Náutico – Goiás, 2-1 (Geraldo 2’, 56’; Aquino 29’)
Internacional – Vasco, 1-0 (Sidnei 2’)
Coritiba – Palmeiras, 2-0 (Michel 55’, Hugo 84’)
Ipatinga – Atlético PR, 0-1 (Rhodolfo 5’)
Botafogo – Sport, 2-0 (Henrique 32’, Diguinho 87’)
Portuguesa – Figueirense, 5-5 (M. Aurélio 3’, Patrício 43’, Bruno 56’, Diogo 57’, Christian 59’; Fabri 36’, César Prates 50’, F. Santana 69’, 90’, Bruno Santos 88’)
Flamengo – Santos, 3-1 (Marcinho 29’, Ibson 30’, Juan 73’; Moraes 90’)
Atlético MG – Fluminense, 0-0


Vídeos

Vitória 0-2 Cruzeiro


São Paulo FC 0-1 Grêmio


Coritiba 2-0 Palmeiras


Ipatinga 0-1 Atlético PR


Portuguesa 5-5 Figueirense


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

1 comentário:

  1. Impressionante resultado logo a abrir da Portuguesa(5-5) é muito golo. E tem vários jogadores que alinharam, no caso no Sporting, Fabri e Cesar Prates que marcaram.

    O Gremio foi a grande surpresa sem dúvida. Vencer na casa do campeão, deixa bons indicios.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas