sexta-feira, 11 de abril de 2008

Taça UEFA : 2ª mão dos Quartos-de-final - Sporting eliminado pelo Rangers. Bayern, Fiorentina e Zénit nas Meias-finais

Rangers marcava em Alvalade

O Sporting perdeu a oportunidade de chegar à terceira meia-final da Taça UEFA da sua história ao perder 0-2 em casa com um Rangers, depois do prometedor nulo de Glasgow. Os escoceses tinham a lição bem estudada e beneficiaram de uns leões sem alma, que foram envenenados pelo contra-ataque do adversário. E foi-se o sonho europeu dos leões, para alegria dos frenéticos adeptos escoceses, que lá foram brindar com uísque.

O jogo começou praticamente com um valente susto para o Sporting, quando um erro inacreditável de Gladstone, que deixou escapar a bola para o veloz Darcheville. Valeu que o brasileiro conseguiu recuperar a tempo e evitar o remate do francês. Os sportinguistas pareciam atónitos com a forma como o Rangers se apresentou em campo. A estratégia estava bem estudada: os escoceses tinham de ter a bola o mais tempo possível em seu poder e fazer passes pela certa sempre em busca do homem mais avançado, Darcheville.

Para contrariar a forma de jogar do adversário, Paulo Bento lançou Vukcevic no lugar de Yannick Djaló. A imprevisibilidade do montenegrino podia ser a chave do jogo. Só que os leões estavam apáticos e só reagiram após o susto que sofreram logo aos 4’. No entanto, tudo era muito previsível e sem velocidade. E ainda para mais na defesa Tonel e Gladstone mostravam uma preocupante falta de entendimento.

Sem fazer muito para chegar ao golo, a sorte quase bafejava os jogadores do Sporting, quando na sequência de um livre, sobre o lado direito, Romagnoli colocou na cabeça de Liedson, que atirou ao poste. Acabou por ser a melhor oportunidade da primeira parte, mas os leões continuavam a passar por calafrios sempre que a bola chegava perto da àrea de Rui Patricio.

Tonel numa disputa com Thompson

Na 2ª parte os jogadores do Sporting apresentaram-se com mais velocidade e acima de tudo com mais alma, pelo que a defesa do Rangers passou por apuros. Um livre de Miguel Veloso, do lado esquerdo do ataque leonino, colocou a bola na cabeça de Vukcevic mas esta passou a escassos centímetros do poste de McGregor. Nesta altura inverteram-se os papéis e, com maior posse de bola leonina, o Rangers remetia-se a esporádicos contra-ataques do desamparado Darcheville.

Mas quando os "leões" tinham o jogo perfeitamente controlado, Veloso e Gladstone falharam a intercepção permitiram que Darcheville isolasse Steven Davis e este correu isolado directo à área pelo lado direito. O jogador escocês viu o gaulês desmarcado na zona contrária e fez uma assistência perfeita para Darcheville bater com frieza o guardião do Sporting.

Adeptos do Rangers eufóricos em Alvalade

O tento abalou os "leões" e Bento ordenou de imediato a entrada de Yannick para o lugar de Marat Izmailov e, pouco depois, trocou o infeliz Gladstone por Bruno Pereirinha. Yannick podia ter feito melhor quando, sem marcação, aos 76 minutos, atirou ao lado no coração da área, após passe de Romagnoli. Enquanto Smith refreava a equipa ao tirar, por exemplo, o autor do golo, o treinador do Sporting arriscou tudo ao trocar Grimi por Rodrigo Tiuí.

Tonel desviou de cabeça com perigo um livre de Romagnoli a dez minutos do final e, depois de Daniel Cousin ter atirado à malha lateral, Abel perdeu a bola no meio-campo para Whittaker. Perante a fraca oposição, o jogador embalou para a baliza e, frente a Patrício, fez o segundo da noite e terminou de vez com o sonho leonino de chegar à final da prova.

Milagre de Luca Toni. Talento de Mutu e confirmação russa nas meias-finais

Luca Toni salvou Bayern da eliminacao

Rangers, Fiorentina, Zenit e Bayern Munique são os semifinalistas da Taça UEFA. O Sporting e o PSV desperdiçaram em casa os empates prometedores da primeira mão, perdendo ambos por 0-2. Se o Zenit segurou o apuramento, mesmo derrotado (0-1) pelo Bayer Leverkusen - os russos tinham ganho 4-1 na Alemanha -, o Bayern Munique desfez o sonho do estreante Getafe na última jogada do prolongamento. Rangers-Fiorentina e Bayern Munique-Zenit discutirão, no dia 23 e a 1 de Maio, as duas vagas na final de Manchester (14 de Maio).

O estreante Gefate esteve a poucos segundos de um histórico e heróico apuramento. Mesmo jogando com dez jogadores desde os seis minutos de jogo - vermelho directo para o influente De La Red -, os espanhóis fizeram um jogo sensacional e ganhavam por 3-2 à entrada para o último minuto de jogo. Só que o Bayern Munique, que já evitara a eliminação ao empatar no último minuto do tempo regulamentar - Ribéry anulou o golo de Contra (43 m) -, gelou por completo o Coliseum Alfonso Pérez, onde marcou presença o rei Juan Carlos II, ao fazer o 3-3 na última jogada da partida.

Com a bola na posse da equipa alemã, até o guarda-redes Kahn subiu à área do Getafe. Depois de um primeiro corte dos espanhóis, novo cruzamento permitiu a cabeçada vitoriosa de Toni. O internacional italiano, que falhará o primeiro jogo das meias-finais, por castigo, tinha feito o 3-2 cinco minutos antes, reduzindo distâncias depois do Getafe ter marcado dois golos de rajada no início do prolongamento, por Casquero (91 m) e Bráulio ( 93 m).

Desde a primeira hora apontado como grande favorito à vitória na Taça UEFA, o Bayern Munique discutirá com os russos do Zenit a presença na final de Manchester. O Zenit foi a primeira equipa a qualificar-se para as meias-finais. Perdeu pela primeira vez em casa na competição (1-0), mas a eliminatória ficara praticamente sentenciada após a estrondosa vitória (4-1) sobre o Bayer Leverkusen, na Alemanha. Muito curto o golo do russo Bulykin (18 m), num jogo em que o Zenit desperdiçou um penálti, aos 85 minutos, por Tymoschuk.

Mutu liquidou PSV

O Rangers e a Fiorentina selaram a qualificação com vitórias fora por 0-2. Os escoceses aproveitaram o azar e os erros do Sporting, em Alvalade, chegando ao triunfo com golos de Darcheville (60 m) e Whittaker (92 m). Em Eindhoven, a Fiorentina rectificou o empate (1-1) de Florença graças ao bis do romeno Mutu (38 e 53 m), que já fizera o golo viola no primeiro jogo.

O Rangers tem umas contas antigas a ajustar com a Fiorentina, depois de ter perdido a primeira final da extinta Taça dos Vencedores das Taças, em 1960/61, para a equipa italiana.

Resultados da 2º mão dos Quartos-de-final da Taça UEFA 2007/2008

Zenit St. Petersburgo - Bayer Leverkusen. 0-1 (4-1 na 1.ª mão) (Bulykin 18')
Sporting - Glasgow Rangers, 0-2 (0-0 na 1.ª mão)(Darcheville 60' e Whittaker 92')
Getafe - Bayern Munique , 3-3 (1-1 na 1.ª mão)(Contra 44', Casquero 91', Braulio 93'; Ribery 89' e Toni 115' e 120')
PSV Eindhoven - Fiorentina, 0-2 (1-1 na 1.ª mão)(Mutu 38' e 53')

Vídeos

Sporting 0-2 Glasgow Rangers
Darcheville 60'
Whittaker 92'



Getafe 3-3 Bayern Munique
Contra 44'
Casquero 91'
Braulio 93'
Ribery 89'
Toni 115' e 120'


PSV Eindhoven 0-2 Fiorentina
Mutu 38' e 53'


Zenit St. Petersburgo 0-1 Bayer Leverkusen
Bulykin 18'



Add to Technorati Favorites

Fotos: Fox

Página Inicial

1 comentário:

  1. Já previa esete desfecho. O Sporting tem uma equipa boa, mas altamente limitada esta época. 5 ou 6 talentos não disfarcam a qualidade dos restantes e caso tivessemos passado como seria de esperar com o Rangers, caimos com a Fiorentina.

    Para o ano é contratar poucos mas bons e tentar não vender a única coisa boa que temos que são o Moutinho, Veloso etc...

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas