sexta-feira, 4 de abril de 2008

Taça UEFA : 1ª mão dos Quartos-de-final - Sporting empata em Glasgow. Zénit e Getafe surpreendem Europa

Veloso corta jogada de perigo do Rangers

Um Sporting muito concentrado empatou a zero com o Glasgow Rangers, um resultado que
abre boas perspectivas para o jogo da segunda mão dos 4ªs de final da Taça UEFA, na próxima semana em Alvalade.

Sem fazerem uma grande partida, os leões nunca se atemorizaram com a maior capacidade
física dos escoceses e até dispuseram das melhores ocasiões de golo. O Rangers, longe da motivação extra injectada pelo seu público, está perfeitamente ao alcance dos homens de Paulo Bento,que bem podem começar a sonhar com as meias-finais da Taça UEFA.

O Sporting entrou em campo decidido a impor respeito ao Glasgow Rangers. O objectivo era claro: manter dois homens mais à frente – Liedson mais fixo e Vukcevic a aparecer no apoio – para não deixar que a defesa escocesa chegasse perto do meiocampo. Conseguindo isso, os leões impediam os contra-ataques adversários,a sua maior arma, obrigando o Rangers a lançamentos em profundidade,à procura dos remates de McCulloch (o escocês mais perigoso)e da técnica individual de Darcheville. Mas para resolver as dificuldades estava lá uma dupla de centrais sempre muito atenta, Polga e Tonel.

Vukcevic no contra-ataque do Sporting

Como a defesa escocesa estava também em bom plano,o jogo não era bonito. E com mais trabalho para o árbitro. Os choques a meio-campo sucediam-se. Os escoceses, numa tentativa de intimidar o Sporting, recorriam a alguma dureza excessiva. Liedson que o diga, que logo no minuto inicial levou uma pisadela no calcanhar que fez temer o pior. Mas o leão mostrou a sua raça, nunca se deixando abalar. E, pouco a pouco, muito devido ao virtuosismo de Vukcevic, começou a mostrar que queria regressar a Lisboa com mais que um empate a zero.

Após o intervalo, o rumo do jogo pouco se alterou. Mas com uma diferença: como era aos escoceses que competia as despesas do jogo, procuraram adiantar um pouco as linhas. Mas a rapidez de Grimi no lado esquerdo – muito melhor a atacar que a defender, ao contrário de Abel, que no flanco direito defendeu muito e atacou pouco – e a atitude de combate de João Moutinho pô-los de novo em sentido. O Rangers pouco arriscou a partir dai, passando a preferir bombear bolas para a àrea. E ai brilhava Polga, curiosamente muito mais forte do que os avançados adversários no jogo aéreo.

Aos 53 minutos,os leões criaram um lance de perigo por intermédio de Grimi, que disparou forte à entrada da área. O guarda-redes do Rangers, McGregor, afastou para canto. Aos 61 minutos, o lateral argentino tentou novamente a sorte de longe, com o remate a sair um pouco ao lado do poste esquerdo da baliza do Rangers.

Liedson esteve discreto em Glasgow

Aos 65 minutos, Vukcevic dispôs de uma boa oportunidade para visar a baliza de McGregor, com um forte remate de pé esquerdo, mas o guardião da turma de Glasgow defendeu com segurança. Aos 69 minutos, Izmailov deu o lugar a Pereirinha e dois minutos volvidos Nacho Novo entrou para a posição de Darcheville. Já com Yannick em campo (rendeu Vukcevic), o Sporting subiu no terreno e instalou-se no meio-campo adversário, controlando a partida.

O Glasgow Rangers tentou um último “pressing” nos minutos finais, mas o Sporting manteve a consistência necessária para segurar o nulo até final, tendo ainda desperdiçado uma soberana ocasião para marcar, por intermédio de Liedson. O brasileiro deu um toque a mais no esférico já no interior da área, e permitiu o corte da defensiva contrária. A segunda mão disputa-se na próxima quarta-feira, desta feita no Estádio José Alvalade.

Getafe agiganta-se ao Bayern e Zénit humilhou Bayer Lerverkusen

Festa do Getafe na casa do Bayern Munique

Apontado como o grande favorito à conquista desta edição da Taça UEFA, o Bayern de Munique não fez melhor que empatar 1-1 frente ao Getafe no Alianz Arena. O carrasco do Benfica mostra à Europa, que não é apenas uma equipa de consumo interno, que além de já ter marcado presença na final da Taça do Rei, a final em Manchester é claro objectivo desta pequena equipa de Madrid.
O inevitável Luca Toni abriu o marcador, mas numa jogada de insistência dos espanhóis a 2 minutos do fim, acabou premiada com um grande golo do romeno Contra.

Kovermans rematava para um portentoso golo do PSV em Florenca

No jogo que mais interessava ao Sporting foi o que se disputou em Florença, entre a Fiorentina e o PSV Eindhoven, numa eliminatória que há-de apurar o adversário dos leões nas meias-finais, desde que estes também consigam o apuramento. Os holandeses tiveram mais posse de bola, mas os italianos, pragmáticos, foram de mais acção e mais objectividade. O golo do inevitável Adrian Mutu (56 m) deu vantagem à equipa que mais procurou a baliza contrária, mas os holandeses haviam de chegar ao empate, por Koevermans num remate espectacular, um golo "fora" que pode ser determinante para o fecho da eliminatória.

Russos do Zenit dizimaram Bayer Leverkusen em casa

Já em Leverkusen, o Bayer foi supreendido pelo Zénit, uma equipa russa pouco mediática mas que promete ser a surpresa maior desta edição da Taça UEFA. Quando Arshavin marcou o primeiro golo do desafio (20 m), os alemães nem imaginavam o que estava para lhes suceder, até porque conseguiram empatar, ainda no primeiro tempo, com um remate certeiro de Kiessling (33 m).

Foi na segunda parte que se verificou a grande cavalgada russa, com três golos quase de rajada. Pogrebnyak (52 m), Anyukov (61 m) e Denisov (64 m) deram expressão a uma exibição luxuosa, ante uma equipa germânica completamente atónita e ultrapassada pelo jogo rápido e geométrico do Zenit.
A não ser que o Leverkusen opere uma missão milagrosa, o Zenit pode já pensar na eliminatória de acesso à final.

Resultados da 1º mão dos Quartos-de-final da Taça UEFA 2007/2008

Glasgow Rangers - Sporting, 0-0
Bayern Munique - Getafe, 1-1 (Luca Toni 26'; Contra 90')
Fiorentina - PSV Eindhoven, 1-1 (Mutu 56'; Koevermans 63')
Bayer Leverkusen - Zenit St. Petersburgo, 1-4 (Kiessling, 33; Arshavin 20', Pogrebnyak 52', Anyukov 61', Denisov 64')

Vídeos

Glasgow Rangers 0-0 Sporting


Bayern Munique 1-1 Getafe
Luca Toni 26'
Contra 90



Fiorentina 1-1 PSV Eindhoven
Mutu 56'
Koevermans 63'



Bayer Leverkusen 1-4 Zenit St.Petersburgo
Arshavin 20
Kiessling, 33
Pogrebnyak 52'
Anyukov 61'
Denisov 64'




Add to Technorati Favorites

Fotos: Fox

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas