sexta-feira, 25 de abril de 2008

Taça UEFA : 1ª mão das Meias-finais - Zénit e Fiorentina empatam nos campos de Bayern e Rangers respectivamente

Franck Ribery marcava frente ao Zénit

Os resultados verificados na 1ª mão dos quartos-de-final da Taça UEFA por Bayern e Glasgow Rangers, acabaram por ser os mesmos nesta primeira-mão das meias-finais, ou seja os alemães cederam um empate de 1-1 frente ao Zénit da Rússia, tal como já tinham protagonizado contra o Getafe. Quanto aos Glasgow Rangers, mostrou do mesmo aquando da recepção ao Sporting, agora repetiram com a Fiorentina não conseguindo mais que um nulo.

Se o Rangers e a Fiorentina ficaram em branco, em Glasgow, já o Zenit ganhou vantagem sobre o Bayern, ao empatar com golos em Munique, mas perdeu três jogadores para o jogo de São Petersburgo. Russos e italianos ganham favoritismo na caminhada para a final de Manchester (14 de Maio).

O Bayern Munique dominou por completo o Zenit durante a primeira meia-hora. A equipa de Dick Advocaat entrou confusa, muito encolhida e permeável nas marcações, e só não enterrou aí as suas ambições porque o Bayern esteve pouco certeiro na finalização - que saudades do suspenso Luca Toni.

Os alemães conseguiram inaugurar o marcador aos 18 minutos. Penálti cometido sobre Zé Roberto por Ricksen, o primeiro jogador do Zenit a ver o cartão amarelo e a ficar automaticamente fora do segundo jogo. Dos sete futebolistas da equipa russa em risco, foram ainda admoestados Sirl e Arshavin, o que faz com que Advocaat tenha de encontrar novas soluções para o jogo de 1 de Maio. Ribéry bateu muito mal o penálti, mas foi feliz no ressalto e na recarga bateu Malafeev.

O Zenit não conseguiu libertar-se da pressão dos alemães, tendo o brasileiro Zé Roberto desperdiçado o segundo golo, aos 27 minutos. Acabou aqui o Bayern Munique, mas sem que os russos conseguissem importunar Kahn.

Lúcio marcava na própria baliza

Tudo mudou na segunda parte. O Zenit apareceu finalmente no jogo, conseguiu meter mais homens ao lado de Progrebnyak no ataque, e o Bayern passou a viver em constante sobressalto. Os russos mostravam que a vitória (4-1) sobre o Bayer Leverkusen, na Alemanha, nos quartos-de-final, não tinha caído do céu. É verdade que beneficiaram da infelicidade de Lúcio para empatar, aos 60 minutos - desviou, de cabeça, para a própria baliza um centro de Fayzulin.

Lúcio esteve quase a redimir-se aos 79 minutos, após excelente jogada de Ribéry, mas Malafeev fez uma grande defesa. Zé Roberto negou a Fayzulin o segundo golo dos russos, que conseguiram aguentar o pressing final da equipa alemã e que custou a fractura do nariz a Klose.

Glasgow Rangers e Fiorentina deram fraco espectáculo

Giampaolo Pazzini em acção frente ao Rangers

Menos emotivo o jogo de Glasgow, sendo evidente que a principal preocupação das equipas foi não sofrer golos. Prevaleceu o sentido táctico da Fiorentina, perante um Rangers voluntarioso, como sempre, mas sem criar oportunidades de golo.

A equipa escocesa, com oito ausências de peso na equipa, apostou claramente na receita que lhe valeu a vitória frente ao Sporting, no Estádio José Alvalade, e a passagem a estas meias-finais. Conhecendo a força ofensiva da Fiorentina, Walter Smith montou um sistema de jogo mais defensivo, claramente virado para o contra-ataque e para o aproveitamento da velocidade de Darcheville. Algo que nunca aconteceu efectivamente, apesar das desmarcações do francês, isto porque o último passe em profundidade raramente apareceu, por inoperância dos médios, mais preocupados em defender. O Rangers apresentou-se praticamente com dez elementos atrás da linha da bola, para tentar anular as qualidades do adversário italiano, com especial atenção sobre Adrian Mutu.

Darcheville frente à Fiorentina

Os transalpinos, por seu turno, entraram em campo com a clara intenção de controlar a posse de bola e aproveitar a boa movimentação ofensiva do trio de ataque constituído por Mutu, Giampaolo Pazzini e Santana. Estes foram os elementos mais activos da turma "viola", embora, perante os muitos homens contrários dentro da sua grande área, poucas oportunidades tiveram para marcar ou mesmo importunar Neil Alexander.

Vídeos

Bayern Munique- 1-1 Zenit S. Petersburgo

Ribéry 18'


Lúcio 59' p.b.


Glasgow Rangers 0-0 Fiorentina


Add to Technorati Favorites

Fotos: Fox

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas