quinta-feira, 17 de abril de 2008

Sporting vence Benfica por 5-3 num dos melhores dérbis de sempre

Djalo, Veloso e Derlei festejavam

Num jogo visto por mais de 2 milhões e 700 mil pessoas via TV (maior audiência do ano), o Sporting venceu o Benfica por 5-3 e está pelo segundo ano consecutivo na final da Taça de Portugal. Num jogo de loucos, espectacular, a fazer lembrar dérbis antigos, e em que as águias chegaram ao intervalo a dominar e a vencer por 2-0, valeram as substituições cirúrgicas de Paulo Bento e uma equipa de autênticos guerreiros. A época termina num autêntico fracasso para o clube da Luz, que domingo vai de rastos ao Dragão.

Liedson fazia o empate (2-2)

Quem assistiu ao jogo na primeira parte muito dificilmente acreditaria no que veio a verificar-se no final. E a pergunta é legítima: como é possível uma equipa estar a vencer por 0-2 e terminar vergada a 5-3? Simples: o Benfica baixou a guarda na segunda parte e o Sporting jogou como há muito tempo não se via.

Chalana deixou Cardozo, o homem dos 20 golos,sentado no banco, apostando no jovem esperança argentino Di María para formar dupla com Nuno Gomes. No Sporting, Gladstone e Izmailov estavam tocados e ficaram no banco, obrigando Paulo Bento e recuar Veloso para a defesa e a colocar Adrien.

Desespero benfiquista em Alvalade

Encontrar comparações entre o Benfica da primeira parte de ontem e o que foi enxovalhado em pleno Estádio da Luz pela Académica foi impossível. A começar logo pela defesa, onde Katsouranis vestiu o papel de patrão. Depois a surpresa da noite: Di María, o coelho tirado da cartola por Chalana.

O Sporting até começou um pouco melhor, com Tonel e Liedson a dar em um arzinho
da sua graça com lances de algum perigo. Mas a partir dos 15’, o Benfica foi para cima do Sporting. O resultado foi o primeiro golo. Uma grande combinação entre Rui Costa e Di María partiu a defesa leonina e o maestro marcou no seu jogo de despedida frente aos leões.(Que jeito dava Rui Costa na Selecção!)

Os minutos que se seguiram mais parecia uma baile de gala em tons encarnados. O Sporting acusou o golo e passou por momentos de grande aflição. Aos 31´Léo centrou a passe de Rui Costa e marcou o segundo golo de cabeça. Paulo Bento sentiu o jogo perdido e tirou o jovem Adrien e colocou o russo Izmailov.

Djálo fazia o 4-3 para o Sporting

O Sporting melhorou na segunda parte, com Izmailov a trazer mais velocidade e a mexer no apático ataque leonino. O primeiro aviso surgiu aos 61´quando João Moutinho enviou um remate à barra, com intervenção de Quim. Um minuto antes Paulo Bento dava o tudo por tudo com a entrada do recuperado Derlei, que estava sem competir há mais de 7 meses.

Yannick Djálo - marcou dois golos

Chalana entendeu que o melhor era começar a defender o resultado. E fez mal, porque o Sporting reduziu aos 66´minutos, com Djálo a encostar para a baliza a centro de Vukcevic. Se na primeira parte só tinha dado Benfica, agora era o Sporting que mandava como queria. Adivinhava-se o golo do empate. E foi isso que aconteceu, por Liedson aos 75 numa excelente jogada novamente pelo lado direito. Para o jogo ter um requinte de malvadez, Derlei ex- Benfica colocou o Sporting a vencer logo a seguir, num golo novamente em quase tudo igual aos primeiros três.

Vukcevic fazia o 5-3 (golaço)

Mas num jogo de loucos, faltava mesmo o Benfica empatar. E empatou mesmo por Rodriguez, num autêntico missíl. Só que Yannick Djálo, que desde que tirou as tranças, parece outro jogador, marcou um golaço a mais de 30 metros e colocou o Sporting na final da Taça de Portugal 2007/2008. O leão não baixou a guarda e ainda marcou o quinto por Vukcevic noutro golo de antologia.

Djálo, Veloso e Derlei festejavam

Um jogo para ser recordado.. futebol total e uma boa receita para o que deveria ser a maioria dos jogos em Portugal. Parabéns a Sporting e Benfica pelos 90 minutos muito bem passados!

Adeptos do Sporting eufóricos

O Sporting vai agora defrontar o FC Porto na final do Jamor que se vai realizar no dia 18 de Maio.

Vídeo

Sporting 5-3 Sporting
Rui Costa, 19'
Nuno Gomes, 30'
Yannick Djaló, 67', 84'
Liedson, 76'
Derlei, 79'
C.Rodríguez, 82'
Vukcevic, 92´



Add to Technorati Favorites

FotoS: AP

Página Inicial

8 comentários:

  1. Um jogo que tinha tudo para ser de glória para o meu Benfica, aliás se a equipa jogasse o que fez na 1ºparte, tinha vergado o Sporting a uma goleada na 2º parte. Não o fez e foi plenamente castigado, sem contemplações. Merecido e parabéns ao Sporting.

    Quanto ao Benfica no minimo e não interessa se vamos jogar ao Dragão, vencer o restantes 4 jogos e alcancar a Liga dos Campeões.

    ResponderEliminar
  2. O Benfica tem sem dúvida que fazer uma reflexão interna.
    E para isso todos os benfiquistas têm que se unir em torno de uma causa!
    Força Benfica!
    Não somos grandes, somos enormes!

    http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Todos os ingredientes: Emoção, golos, espectáculo no relvado e nas bancadas, enfim penso que este jogo será recordado por muitos e longos anos como um dos verdadeiros derbies.

    ResponderEliminar
  4. Sporting, 5 - Benfica, 3

    Um dos melhores jogos de sempre... e seguramente o melhor (até à data) do Século XXI!



    Parabéns ás duas equipas pelo fantástico espetáculo que proporcionaram a todos aqueles que gostam de desporto em geral e de futebol em particular. Mesmo os adeptos da equipa derrotada têm motivos para estarem felizes, pois este terá sido para muitos o melhor jogo que presenciaram nas suas vidas.



    Mais uma 1ª parte mal conseguida
    Com menos 2 dias de descanso e muitas baixas no plantel, o Sporting foi obrigado a colocar Veloso a Central a substituir o líder da defensiva Anderson Polga, e o "verdinho" Adrien Silva no meio campo. Mais do que o facto de Veloso jogar a central, o maior problema residiu na ausência deste no meio campo a servir de pêndulo de todo o futebol Leonino.
    Depois Romagnoli passou 1 hora em campo a engonhar, engonhar, sem desenvolver e assim o futebol do Sporting tinha dificuldades em definir e resolver. Vuk andou completamente escondido.
    Apesar de tudo o Sporting começou o desafio com 10/15' de superioridade, mas cedo se desvaneceu e foi o Benfica a chegar ao golo aos 18'.
    Após o golo de Rui Costa, o Sporting foi muito a baixo psicologicamente e o Benfica passou a controlar completamente a partida, apresentando classe em campo; e foi sem surpresa que aos 30' chegou ao 0-2 por Nuno Gomes.
    Pairava em Alvalade o fantasma o último jogo para a UEFA, onde fomos derrotados pelos Rangers, precisamente por 0-2 e da forma mais cínica possível, por uma equipa que colocou o "seu autocarro de 2 andares" em frente à baliza.
    Mas com este 2º golo do Benfica, Paulo Bento decide mexer e arriscar colocando em campo Izmailov para o lugar de Adrien; desfazendo o 4-4-2 em losango e passando a um 4-3-3, com Izmailov a fazer o lado direito. Deste modo o Sporting no final da 1ª parte o tentou atacar mais e melhor, mas a falta de inspiração e o GR Quim evitaram o golo Leonino. Ao mesmo tempo o Benfica foi recuando progressivamente e começando a jogar com os tempos de jogo.
    O intervalo chegava com o Sporting com 67% de posse de bola! Mas com 0-2 no placard, o que mais fazia ainda lembrar o desaire com os Escoceses! Os cerca de 10.000 adeptos do Benfica presentes, brindavam o estádio com "Olés", o que entristecia e enervava ainda mais os Leões.
    As perspectivas para a 2ª parte não eram as melhores, pois para além de não ter opções no banco… tínhamos menos 2 dias de descanso e treino que o adversário, o que fazia temer o pior! Ainda para mais, "sabíamos" que não nos bastaria marcar 2 golos para empatar a partida, pois no caso das coisas terem que ser decididas a penalties, temos "malapata".
    Os comentadores das TV's e Rádios faziam já o enterro ao Sporting…
    Na mente de quase todos os Sportinguistas, seria inadmissível continuar a aturar Paulo Bento como treinador do Sporting, caso a previsível derrota se confirmasse.



    Nova Chama
    No primeiro quarto de hora da 2ª parte o Sporting entrou com muito mais vontade, mas continuou sem definir bem na altura de marcar. Aos poucos o Benfica foi ficando encostado ás cordas, jogando com 2 linhas defensivas, mas a verdade é que o golo não chegava. Romagnoli continuava a engonhar.



    O momento da viragem (60')
    Aos 60' dá-se o momento da viragem. O Capitão Moutinho dispara uma "bomba", que Quim desvia de forma espectacular para a barra.
    Paulo Bento perde a paciência pelo facto de não se conseguir marcar e decide arriscar tudo, fazendo entrar mais um avançado, Derlei (que vinha de uma lesão que durou desde o início da época) para o lugar do complicativo Romagnoli.
    O Benfica foi jogando cada vez mais à defesa, mas não mexeu bem na equipa, que jogava agora contra um Sporting que já havia desfeito o inicial 4-4-2, depois o 4-3-3, e apresentava agora uma frente de 4 avançados, ainda com Moutinho e Izmailov a ajudar.



    O que é jogar à Sporting?
    Esta pergunta ouviu-se nos últimos tempos pela imprensa.
    A resposta foi dada em campo!
    Jogar à Sporting é jogar com DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO e ESFORÇO… para obter a GLÓRIA!
    Jogar à Sporting são os 25' finais da partida de hoje, onde pura e simplesmente o Sporting jogou no limite da adrenalina, sendo Imperial, dando tudo em campo, esmagando uma equipa da dimensão do Benfica com 5 golos em 24'!!!
    Foram cinco golos que fizeram pular e perder a voz ao mais pacato dos adeptos.



    Destaques
    - Izmailov: tem feito muitos jogos em que passa despercebido, mas ás vezes joga a sério, e hoje fez tudo bem! Um quebra-cabeças para os adversários.
    - Djaló: o "anti-Sansão"! Cortou o cabelo e agora é sempre a facturar. Aquele seu 2º golo de 30 metros não está ao alcance de qualquer um!
    - Moutinho: um grande capitão! Um médio polivalente de grande qualidade.
    - Quim: está a fazer a sua melhor época de sempre. Para mim é esta época o melhor GR do campeonato. Deveria ser titular da selecção.
    - Di Maria: a surpresa para este jogo, com a velocidade que empregou, destabilizou a remendada defensiva Leonina. Chalana deu um tiro no pé ao substituí-lo.
    - Derlei: marcou logo no seu regresso após prolongada lesão. Dá tudo o que tem.
    - Liedson: joga muito e lá meteu mais um.
    - Rui Costa: muita classe, mas as pilhas não já não dão para mais de meia hora. Enquanto teve forças foi o cérebro do Benfica.
    - Tonel: tem vindo a subir de forma e é hoje um valor seguro como central, com a vantagem de apontar bastantes golos de cabeça. Merece jogar pela selecção, apesar de não ser um primor técnico faria boa dupla com o Ricardo Carvalho.
    - Grimi: o lateral esquerdo que faltava… segurem-no!
    - Rodriguez "Cebola": tem bom poder de fogo, de média e longa distância. Ainda bem que não fica no Benfica para o ano.



    Agradecimentos
    Obrigado Sporting pela Cilindrada de hoje! Uma MÃO CHEIA!
    Obrigado Benfica pela grande equipa que também é!
    Obrigado à grande maioria dos Benfiquistas, que soube nas TV's, Rádios e Jornais, dar mérito à estrondosa vitória do Sporting. Hoje soube-se Ganhar e soube-se Perder.
    Obrigado à equipa de arbitragem. Quando é isenta… o Sporting normalmente ganha.



    Azias
    - Para aqueles que querem inventar lances salvadores da arbitragem onde não existem, o meu desprezo. Até porque afinal as únicas razões de queixa seriam do Sporting, pois o árbitro Jorge de Sousa não quis expulsar ninguém para preservar o espectáculo; e teve 3 oportunidades para colocar jogadores do Benfica na rua.
    - Rui Santos. O comentador da SIC estava com uma azia tremenda, mas continuo sem perceber se é por ser Benfiquista e estar aziado pela derrota, ou se é por ser Sportinguista e estar furioso pelo seu odiado treinador (Paulo Bento) ter "assinado o contrato" para a próxima época com esta exibição.
    - A minha e a de muitos Leões, que perguntam a eles próprios porque raio a equipa não apresenta sempre esta grande vontade e empenho nos jogos, ou até porque não a tem desde o 1º minuto, nomeadamente nas primeiras partes dos desafios?
    Ficou hoje provado (e de que maneira) que a melhor defesa é o ataque; e acho que o Sporting só tem a ganhar com o incremento de tácticas ofensivas.



    http://bola-na-trave.blogspot.com/2008/04/sporting-5-benfica-3.html

    ResponderEliminar
  5. anda por aí muinta gente a dizer que o slb é o maior c. do mundo, ?qual mundo ..O Portugal dos Pequeninos?.O que são é: o clube que gosta de mentiras,Sim:são uma mentira por isso são dirigidos por um mentiroso(a melhor equipe dos últimos 10 anos)

    ResponderEliminar
  6. Futebol em directo no seu PC?

    http://tv-matrix.blogspot.com/

    Veja todos os jogos da liga portuguesa e das principais ligas europeias online de forma absolutamente gratuita.

    ResponderEliminar
  7. Jogo, lindo lindo . Já nao via um jogo assim ha muito tempo do nosso Sporting ! Qe garra, qe vontade, qe velocidade de jogo . Melhor jogo da EPOCA. Parabéns ap SLB por participar na festa.

    ResponderEliminar
  8. Mesmo não sendo adepto de nenhuma das duas equipas, fico arrepiado de ouvir toda essa emoção. Que Jogaço de bola. Eles afinal até sabem dar-nos estas emoções, porque não o fazem mais vezes, todos saiam a ganhar.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas