domingo, 27 de abril de 2008

Liga Portuguesa ( Bwin Liga) : 28ª jornada - FC Porto esmaga Vitória de Guimarães e Sporting chega ao 2º lugar. Leiria despromovido

Festa do Porto em Guimarães

A Liga Portuguesa está ao rubro no que concerne aos lugares de apuramento para a Liga dos Campeões. Depois da vitória de ontem do Benfica, a pressão estava do lado do Sporting pela manutenção do terceiro lugar, mas a goleada estrondosa do FC Porto em Guimarães por 0-5, aliada a vitória dos leões frente ao Marítimo, permitiu melhorar objectivos e o 2º lugar é para já do Sporting.

Quem já não tem qualquer possibilidade de ficar na principal liga é a União de Leiria, que em casa perdeu por 1-3 com o Leixões e regressa à Liga de Honra de onde saiu há 11 anos. Fica por saber quem acompanhará os leirienses na descida, embora o Estrela da Amadora não esteja ainda a salvo Paços de Ferreira e Leixões serão os que terão que evitar esse destino. Com a permanência já assegurada estão Académica e Naval mercê das vitórias sobre o Nacional por 0-3, e Boavista por 1-0 respectivamente.

Liga de Honra

Atenção à Liga de Honra. O Trofense (50 pontos) está prestes a consumar a inédita subida à Bwin Liga quando faltam duas jornadas para o fim. Para que isso suceda, terá que vencer na próxima jornada o Gondomar. Depois a confusão total pela outra vaga. Rio Ave (47 pontos), Gil Vicente (46), Olhanense (44) e Vizela (44) terão que lutar pelas suas pretenções.

Campeão Nacional dizimou Vitória

No Estádio D. Afonso Henriques à pinha (30 mil) os vitorianos sonhavam com um triunfo sobre os já campeões nacionais, mas a tarefa saiu furada, o FC Porto em 45 minutos marcou 5 golos, desmoronando por completo a defensiva do então 2ª classificado.

A gestão do plantel levou Jesualdo Ferreira a abdicar de vários habituais titulares (uns com problemas físicos, outros por opção). Sem Bosingwa, Pedro Emanuel, Lucho González e Tarik Sektioui, o FC Porto aguentou a maior pressão do Guimarães na primeira parte, durante a qual Helton teve de se aplicar a fundo para deter um disparo de Moreno, para depois selar o seu 23º triunfo em 28 jornadas. O primeiro golo dos "dragões" surgiu aos 53 minutos, quando Bruno Alves cabeceou para o fundo das redes, na sequência de um livre apontado por Lino. Moreno ainda voltou a assustar Helton na cobrança de um livre, mas um momento de génio de Ricardo Quaresma, aos 58 minutos, acabou praticamente com todas as dúvidas.

Quaresma rematava para o golo

O extremo bailou perante Andrezinho e flectiu para o centro, antes de desferir um fantástico remate em jeito que entrou ao ângulo da baliza defendida por Nilson. O Guimarães sentiu em demasia o tento e disso se aproveitou o FC Porto para aumentar ainda mais a sua vantagem, estavam decorridos 70 minutos. Quaresma recebeu o esférico à entrada da área vimaranense e, depois de trabalhar bem sobre dois adversários, rematou forte e sem hipóteses para Nilson. O 4-0 surgiu a 13 minutos dos 90, tendo por intervenientes dois suplentes. Adriano desmarcou Ernesto Farías e o avançado argentino não falhou. E seria o próprio Adriano a colocar um ponto de exclamação na inesperada goleada, ao assinar o 5-0 numa jogada que envolveu Quaresma e Farías.

Sporting vence com golo para compilação dos mais sinistros

Sporting festeja golo de Romagnoli

O desaire levou, cerca de duas horas mais tarde, a que o Guimarães entregasse o segundo lugar ao Sporting. Em Alvalade, o Marítimo chegou a dar a sensação de poder causar uma surpresa, com Bruno Fogaça a fazer o 0-1 para os insulares logo aos dois minutos, quando aproveitou um desentendimento entre o guarda-redes Rui Patrício e Anderson Polga. É complicado perceber a ideia de Paulo Bento em manter a jovem esperança na baliza.

O empate surgiu aos 17 minutos, tendo Romagnoli convertido uma grande penalidade muito duvidosa, a castigar uma falta de Gregory sobre o médio argentino.

O golo mais caricato estava reservado para o minuto 53. Ricardo Esteves tentou aliviar o perigo e chutou contra Romagnoli, mas a bola subiu muito e tomou a direcção da baliza do Marítimo, com o guardião Marcos a ser apanhado em contrapé e a cair quando tentava recuperar a sua posição entre os postes. Apesar de ainda ter conseguido dar uma palmada na bola, a mesma já havia transposto a linha fatal.

O Sporting conquistou assim uma importante vitória que o coloca no lugar que dá acesso directo à liga dos campeões. Na próxima jornada os leões jogam em Paços de Ferreira, uma equipa que se encontra em risco de despromoção.

Resultados da 28ª jornada da Liga Portuguesa - Bwin Liga 2007/2008

Sporting - Marítimo, 2-1 (Romagnoli 19' g.p. e 52'; Bruno Fogaça 2')
Vitória de Guimarães - FC Porto, 0-5 (Bruno ALves 52', Quaresma 59' e 71', Farías 78' e Adriano 83')
Benfica - Belenenses, 2-0 (Luisão 41', Cardozo 65')
União de Leiria - Leixões, 1-3 (Éder 17'; Jorge Gonçalves 1'; Hugo Morais 62' e Castanheira 68')
Nacional da Madeira - Académica, 0-3 (Cris 6' e 28' e Edgar 73')
Naval - Boavista, 1-0 (Delfim 35')
Sp. Braga - Paços de Ferreira, 2-1 (Linz 14', Frechaut 52'; William 63')
Vitória de Setúbal - Estrela da Amadora, segunda-feira

Classificação da Liga Portuguesa (bwinLiga)

Tabela Classificativa em Portugal

Vídeos

Vitória de Guimarães 0-5 FC Porto
Bruno Alves 52'
Quaresma 59' e 71'
Farías 78'
Adriano 83'



Sporting 2-1 Marítimo
Bruno Fogaça 2'
Romagnoli 19' e 52'



União de Leiria 1-3 Leixões
Jorge Gonçalves 1'
Éder 17'
Hugo Morais 62'
Castanheira 68'



Nacional da Madeira 0-3 Académica
Cris 6' e 28'
Edgar 73'


Naval 1-0 Boavista
Delfim 35'


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

4 comentários:

  1. Sem dúvida a melhor equipa do campeonato!
    Fantástico FCP!
    Parabens!

    O guimarães está a passar pelo mesmo do Setubal parece-me e para a semana também não é facil com o Belenenses a precisar de todos os pontos possiveis devido ao caso Meyong.

    ResponderEliminar
  2. E aqui fica resposta para aqueles que duvidaram da seriedade do Porto. E este é também um resultado que espelha a diferença de qualidade do Porto para o resto das equipas desta liga. A verdade é que uma equipa do Porto, já sem nada para provar ou ganhar, com bastantes suplentes consegue golear sem grandes dificuldades o 2º classificado, este com grande necessidade de ganhar o jogo.

    ResponderEliminar
  3. O segundo golo do Sporting parecia uma jogada de snooker... que grande "vaca" teve o Romagnoli...

    ps - Querem "atar o Patrício a um pinheiro a arder", mas a culpa, para mim, é mais do Polga. Aliás, já em Leiria esteve muito abaixo do que pode e sabe fazer.

    ResponderEliminar
  4. Grande Marcos no 2º golo lol!

    Grande Rui Patricio que dá-me sempre vontade de rir as intervenções deste rapaz!

    Haja alegria!

    E o Cajuda já deve estar a perder o pio. 5 no saco é obra! É bonite como ele costuma dizer! IOL

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas