domingo, 6 de abril de 2008

FC Porto esmaga Estrela da Amadora e sagra-se Campeão Nacional 2007/2008 completando o Tri

Festa do título dos jogadores do FC Porto

Festa de arromba no lotado Estádio do Dragão para ver o FC Porto conquistar o seu terceiro campeonato nacional consecutivo, depois de uma vitória demolidora de 6-0 sobre o Estrela da Amadora.

Líderes isolados da tabela classificativa desde a quarta jornada (até então repartiram o primeiro lugar com outras equipas), os novos tri-campeões carimbaram mais um campeonato, isto quando faltam ainda cinco jornadas para o fim e estão ainda 15 pontos em disputa. A formação "azul e branca" conquistou o segundo "tri" da sua história - o primeiro acabou em "penta" (1994/95 a 98/99) -, o quinto título em seis anos, o 10º em 14, o 12º em 17 e o 16º nos derradeiros 24 anos, mais precisamente desde 1984/85. Com o seu 23.º campeonato nacional, o FC Porto está agora a a oito do Benfica (31), e com vantagem mais folgada sobre o Sporting que conta com 18.

Como adepto do Futebol saúdo o novo campeão,inteiramente merecido, mas condeno o que disse Pinto da Costa ontem num discurso aos seus adeptos. Tanto ele, como Luis Filipe Vieira, entre outros, podiam ter tento na lingua e não dar cabo mais de um desporto que em Portugal está cada vez mais em crise de valores.

Cito as declarações de Pinto da Costa:

«No meio da nossa euforia, da nossa grande vitória, no meio do grito campeões, vamos ignorá-los, com o desprezo que merecem os vermes, com o desprezo que merece quem não presta, com o desprezo de quem faz do ódio a sua razão de viver. Nós vamos ganhar e continuar a ganhar»

FC Porto 6-0 Estrela da Amadora - Festa total

Comemoração de mais um golo do Porto frente ao Estrela da Amadora

Num estádio cheio e preparado para a festa, os "azuis-e-brancos" cedo eliminaram todas as dúvidas quanto ao vencedor, com dois golos nos primeiros 11 minutos. Os comandados de Jesualdo Ferreira pegaram de imediato no meio-campo, com rápidas mudanças de velocidade e movimentação dos seus homens mais adiantados, e aos oito minutos, Lucho González inaugurou o marcador, numa jogada 100 por cento argentina. Lisandro López passou a Lucho, que devolveu a Lisandro, este entrou na área pela esquerda e centrou atrasado para "el comandante", que rematou de primeira para o 1-0.

O ritmo imposto pelos da casa era elevado e o segundo surgiu logo a seguir. Ricardo Quaresma centrou de "trivela", ninguém da defesa do Estrela afastou e Tarik Sektioui, ao segundo poste, só precisou de encostar. O marroquino voltou a introduzir a bola na baliza aos 19 minutos, mas o lance foi invalidado por fora-de-jogo. A seguir foi Quaresma a rematar e a bola a sair pouco o lado, com Jorge Fucile a imitar o colega pouco depois. E foi assim até ao intervalo, com os portistas em alta rotação a empurrarem literalmente a turma da Reboleira para a sua defesa. O Estrela nunca conseguiu incomodar Hélton nem reagir à pressão contrária.

Festa portista pelo Tri

Na segunda parte o FC Porto apresentou-se com um futebol mais pausado, mas mesmo assim continuou a surgir com o mesmo perigo e acutilância junto à baliza de Nélson. Foi aos 63 minutos que o Estrela conseguiu criar a sua primeira situação de perigo, num forte livre directo de Maurício. Muito pouco perante o campeão, que fez o 3-0 logo a seguir. Raúl Meireles fugiu pela direita e centrou para Quaresma, que facturou ao segundo poste. E não foi preciso muito para chegar o quarto tento da noite. Bosingwa cruzou da direita e Lucho, na confusão com Nélson e Maurício, fez o golo.

Quaresma entre o fogo do Dragao

Mas a festa ainda não tinha terminado. Aos 78 minutos, Bruno Alves fez o quinto da noite, mais uma vez a cruzamento de Raúl Meireles. A seguir foi Lisandro a fazer o sexto (vídeo). Quaresma isolou-se na direita e cruzou para golo fácil do argentino. O domínio era completo e apenas abrandou quando Jesualdo Ferreira optou por fazer algumas alterações. Até final assistiu-se a uma ténue reacção do Estrela, mas nada que fizesse perigar a baliza de Hélton. A festa ficou assim mais colorida com os golos e a exibição portista.

Vídeo

FC Porto 6-0 Estrela da Amadora
Lucho 9'
Tarik 11'
Quaresma 65'
Maurício p.b. 70'
Bruno Alves 78'
Lisandro 87'


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

16 comentários:

  1. Como benfiquista dou os parabens aos portistas por esse campeonato ganho sem margem de duvida(nem os 6pontos iria tira o título)
    Parabens, e aproveitem da festa que para o ano espero que seja diferente...

    ResponderEliminar
  2. É o campeão anunciado... desde as primeiras jornadas.

    A verdadeira surpresa e o anormal seria o FCP perder este campeonato. Para além da equipa portista ter estado sempre bem, "os outros" estiveram quase sempre mal... ou poucas vezes bem!

    Acresce o facto de há algum tempo o FCP "apenas" ter de se preocupar com esta competição... o que ainda reforça mais um plantel já de si acima dos outros!

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns aos jogadores, equipa técnica e adeptos que façam disto uma festa e não uma guerra. Os outros e o seu presidente ficam de fora, por motivos óbvios.

    Pelo menos este campeonato não oferece qualquer tipo de discussão.

    ResponderEliminar
  4. Também eu fico doido ao ler o que o PC disse. Discursos criminosos de incitamento á violencia terão que ser punidos por lei.

    É um descaramento e uma vergonha o que esse homem diz aos microfones deste Portugal.

    Parece que está semeada uma nova guerra, tudo por esse cobarde do Pinto da Costa, que se esconde atrás de um clube.

    ResponderEliminar
  5. Quer dizer, o homem é constantemente atacado por todos os lados, e quando ataca alguem, já é um nojento e devia tar calado.

    Ora, já sabemos que não é do feitio deste Senhor ficar calado... Então, quando ele estava a dar os primeiros passos no futebol, ninguem o calava... Vai-se calar agora, após 25 anos de presidência, simplesmente porque foi indiciado num processo crime e outro disciplinar, que ainda nem se sabe se é culpado ou não?

    Após 3 anos de Apito Dourado, o Porto vence 3 campeonatos, e o Homem vai ficar calado? Estavam à espera de quê?

    E os mais velhos sabem perfeitamente que este discurso nem foi dos piores, até foi bastante calminho...


    Força Porto! Tri Campeões

    ResponderEliminar
  6. Com todo o respeito que a malta do Porto merece...
    Este individuo é um anormal e tem de ser irradiado do Futebol por todas as falcatruas que toda a gente sabe que ele tem feito desde que é presidente do Porto.
    Este gajo é um mafioso ao belo estilo Napolitano.

    O futebol é uma parte tão pequena da nossa vida e nós não merecemos que filhos da puta como este venham crer criar uma guerra Norte Sul e fazer dos nossos ouvidos penicos.

    Será que este atrasado de merda pensa que vai ganhar sempre? ele vai engolir em seco sempre que o seu clube não ganhar um campeonato e vai meter o rabinho entre as pernas como das outras vezes.

    Não me levem a mal os portistas pois não nutro nenhum ódio por eles nem pelo seu clube. Tenho ódio sim por estes Pseudo-nazis como pinto da costa que se aproveitam do clubismo das pessoas para incitar à violência e humilhar os seus adversários.

    Pintinho, esta conversa de orgulhosamente sós é velhinha. Será que é o ultimo estrebucho do condenado?

    ResponderEliminar
  7. Parabéns ao FCP por ter conseguido, mais uma vez, superar-se a todos os adversários.
    O resto esqueçam. É só novela.

    ResponderEliminar
  8. O Pintinho conseguiu o que queria já pôs parte do Pais enraivecido. Agora não se admirem haver porcaria no Dragão com o Benfica e depois quem sabe numa possível final da Taça de Portugal.

    Passem a factura ao Pintinho que ele paga.

    ResponderEliminar
  9. Acerca do Apito Dourado são públicas as escutas telefónicas, certo?. Pode não ser viavel usar-se as escutas como prova material, mas na verdade tudo o que já veio cá para fora, são relatos puros de coacção. Podem absolver o homem, mas na minha maneira de ver as coisas, nunca será inocente.

    ResponderEliminar
  10. O MAIOR VERME QUE EXISTE É ESSE PINTO DA COSTA - ENERGUME. SENHOR DA GUERRA.

    ResponderEliminar
  11. Falo apenas de futebol e ai o Porto reinou. As declarações pronunciadas e as consequências ficam para quem as fez.

    Parabéns ao FCP e em especial ao Lisandro, que fez uma grande época.

    ResponderEliminar
  12. Parabéns ao Porto de 1 sportiguista rendido às evidências.

    ResponderEliminar
  13. O FC.Porto mereceu conquista deste campeonato! Foi sem duvída uma equipa regular durante a epoca toda!O FC.Porto, demostrou toda a sua classe durante esta epoca!Uma equipa sem medo dos grandes palcos conquista o tri-campeonto com todo o merito!Parabens ao Jesualdo Ferreira que demonstrou ser capaz de lidar com este plantel!VIVA ao FC.PORTO!!!

    ResponderEliminar
  14. Para os invejosos,vaidosos, ciumentos, frustrados e incompetentes, para todos esses foi mais uma resposta do FCP. O TRI , passados três anos após o apito dourado, contra tudo e toda essa gente, que pensava agora é tudo nosso, puro engano. O FCP é e será sempre o maior e melhor clube de Portugal. VIVA O TRICAMPEÂO.

    ResponderEliminar
  15. O Porto é mesmo grande. En duas décadas ganhamos mais de 40 titulos! Foeça Porto e para o ano temos mais.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas