sexta-feira, 18 de abril de 2008

Andebol:Benfica vence São Bernardo no 1º Jogo Meia-final dos Playoff - Liga Halcon.Donner sai no fim da época

Benfica imune a surpresas



Benfica 27 - 23 Liberty S.Bernardo

Numa tarde marcada pelo dérbi lisboeta em futebol, disputou-se no pavilhão da Luz o primeiro encontro da meia final do playoff, em que os locais recebiam o São Bernardo após o brilharete de terem eliminado o F.C.Porto. O pavilhão apresentou uma moldura humana aceitável, até tendo em conta que havia jogo de futebol em Lisboa, mas com certeza que o apelo feito pelos jogadores conforme reportado pelo Jornal a Bola, se fez sentir, e o pavilhão da Luz teve mais gente que o que é costume, contribuindo assim também para o espectáculo que se antevia, já os forasteiros estiveram também representados por um número significativo de adeptos, o que prova que tem existido mobilização dos clubes e das suas massas para estes jogos, como já tinha ficado demonstrado em outros jogos do playoff como no São Bernardo-Porto com os Super Dragões em Força, com os adeptos do Belém em Braga etc.

As expectativas em torno da galvanização com que viria o São Bernardo a Lisboa, e sobre a forma como o Benfica iria responder animicamente ao afastamento da final da Taça Challenge e ao anúncio do afastamento do seu técnico no fim da temporada, eram grandes, e foram dissipadas com o decorrer da partida.

Quanto ao jogo em si, o Benfica jogou mais uma vez sem o seu bombardeiro (Zaikin) que ainda se encontra em recuperação da sua lesão ocular contraída no jogo da madeira nos quartos, e desde cedo assumiu o jogo, controlando o adversário e controlando assim também o resultado do encontro.

O Benfica venceu, com um diferencial de 4 golos , com um resultado ao intervalo cuja diferença era de 6 golos ( 15-9 ), o que permite antever um o jogo da segunda mão de vida difícil, para os encarnados. De salientar nos encarnados a extraordinária exibição de João Ferreirinho, que deu grande tranquilidade à sua equipa, João Ferreirinho, conseguiu uma eficácia de 51 por cento, contribuindo para a vitória do Benfica.

De nada serviu aos aveirenses a “mão quente” do jovem lateral Nuno Grilo, que acabou como o melhor marcador da partida com 10 golos apontados, mais um que o benfiquista Cláudio Pedroso, ambos a confirmar a boa época que têm realizado, jogadores jovens de quem a selecção das quinas tanto espera, e que seguramente serão referências do nosso andebol nos próximos anos.

O São Bernardo acabou por não se desinibir, acusando um pouco a importância do jogo, denotando-se isto essencialmente no capítulo da finalização, onde naturalmente, se falha mais porque também é nestes que está mais em jogo, e onde se vê quem está mais à-vontade nestas andanças. O Benfica foi um justo vencedor, à imagem do ABC com o Belém, foi mais maduro que o São Bernardo, e vai com alguma "folga" a São Bernardo (Aveiro) sabendo que mesmo perdendo não está nada perdido, e que jogarão sempre em casa um 3º encontro.

Com este resultado, o Benfica adianta-se na eliminatória e a equipa de Ricardo Tavares fica obrigada a um triunfo caseiro, no próximo domingo, pelas 16.05 horas - com transmissão televisiva na Sport TV -, se quiser ver adiada a resolução desta meia-final para o terceiro encontro que, a acontecer, tem lugar no pavilhão EDP, na Luz.

Os Treinadores

Ricardo Tavares - "Não fizemos um bom jogo"

"Não fizemos um bom jogo. Falhámos inúmeros remates isolados e cometemos faltas técnicas na transição da defesa para o ataque. O Benfica teve, no Ferreirinho e no Rui Silva, dois jogadores que fizeram a diferença. As nossas hipóteses são de 50 por cento. É com tristeza que vejo Donner, um campeão, sair do Benfica."

Aleksander Donner - "Ainda temos muito a fazer"

"Ainda temos muito a fazer para passar à final. Espero que, depois de tantas dificuldades, fique mais fácil o jogo da segunda mão. Não tivemos tempo para treinar e recuperar os jogadores, após a partida na Roménia, e ficámos sem os contributos de Zaikin e Gomes. Espero fechar a eliminatória em Aveiro e ganhar mais títulos."


Em destaque esta semana:

Claudio Pedroso (Benfica): Este lateral direito das escolas do Passos Manuel, está a confirmar o seu potencial, deixando cada vez mais o estatuto de promessa assumindo-se em definitivo como bom jogador. Aos 22 anos, aproveitando a prolongada lesão do veterano Luis Gomes, e com a confiança do sempre exigente Donner, tem justificado progressivamente a confiança que nele depositam os benfiquistas e os adeptos da nossa selecção, assumindo-se como jogador.



Aleksander Donner (Benfica): O ucrâniano que tanto já deu ao andebol nacional e que já tudo conquistou em Portugal, fez questão de demostrar que quando se é uma equipa, as ausências são sempre apenas contrariedades a minimizar com outro tipo de argumentos. No dia em que foi confirmado publicamente o seu afastamento do andebol dos encarnados para a proxima época em virtude da não renovação do contrato, Donner está de parabens pela forma como tactica e mentalmente a sua equipa se apresentou, e por certo que quem o substituir, terá um bom trabalho de base, coisa que o ucrâniano já não poderá dizer de igual forma.


Donner abandona o comando técnico encarnado no fim da temporada

O ucraniano Aleksander Donner disse hoje que os responsáveis pela secção de andebol do Benfica lhe comunicaram que vão prescindir dos seus serviços do treinador no final da época. Revelando mágoa “pela forma” como o director do andebol do Benfica, Filipe Gomes, lhe transmitiu a decisão, Aleksander Donner, que admitiu que “esta época poderá ser a última em Portugal”, referiu que não ficou surpreendido.

“Não houve argumentos nem conversa nenhuma. Sou profissional e tinha um contrato de três anos que agora chega ao fim. Penso que a forma como foi feito o anúncio podia ter sido diferente”, afirmou o técnico, que encontra justificação para a dispensa num provável desinvestimento na modalidade. “O Benfica, que tem muitas modalidades, tem problemas e tem de salvar a situação. É necessário escolher”, afirmou o técnico, que expressou satisfação “por ter cumprido a promessa de deixar uma equipa” e, em particular, por ser o responsável pela evolução do lateral direito Cláudio Pedroso, a quem reconheceu “grande potencial”.
Donner criticou ainda a altura em que o anúncio foi feito e revelou estranheza por em Novembro o vice-presidente da Direcção Fernando Tavaves, responsável pelas modalidades amadoras do Benfica, ter garantido a continuidade do ucraniano por mais dois anos. Filipe Gomes confirmou ter comunicado a Aleksander Donner que o técnico não vai continuar e limitou-se a dizer que “há sempre um princípio, meio e fim”. “O ciclo de Donner acabou”, afirmou, sem dar qualquer justificação para a dispensa do técnico do Benfica, que, esta temporada, conquistou a Taça Presidente da República, está nas meias-finais do “play-off” da Liga, ainda compete na Taça de Portugal e foi afastado domingo de uma competição europeia, a Taça Challenge. (LUSA).

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas