domingo, 23 de março de 2008

Vitória de Setúbal conquista Taça da Liga (Carlsberg Cup) após vitória sobre o Sporting nos penáltis

Comemoração sadiana no Algarve

O Vitória de Setúbal deu o primeiro nome à lista de vencedores da Taça da Liga (Carlsberg Cup) ao vencer o Sporting por 3-1 nas grandes penalidades, depois de um nulo aos fim dos 90 minutos. O grande héroi da partida foi o guarda-redes sadino Eduardo que defendeu 3 remates da marca de grande penalidade e garantiu para os setubalenses o segundo título em 3 anos.

O Estádio Algarve vestiu-se de gala para receber a final da primeira edição da Carlsberg Cup, enchendo-se de público (30 mil) para assistir ao duelo entre sadinos e “leões”. O jogo em minha opinião desiludiu e foi quase um "déjà vu" da mediocridade que temos visto na generalidade dos nossos jogos da Liga. Ocasiões de golo, raras. Futebol em demasia aos repelões, e faltas, foram só 39! Muito pouco, para tanto generoso público.

Liedson num dos remates do Sporting

O Sporting, com o recuperado Miguel Veloso no meio-campo, tentou “pegar” no jogo desde a fase inicial, mas os vitorianos, principalmente em lances de contra-ataque, criaram apuros para as redes de Rui Patrício.

Aos 13 minutos, os jogadores do Setúbal pediram grande penalidade, por suposta falta de Abel sobre Cláudio Pitblull, após o atleta brasileiro ter ganho posição ao lateral leonino à entrada da área. Contudo, Pedro Proença mandou seguir o jogo, com Liedson a responder dois minutos volvidos, com um remate em arco, para defesa atenta de Eduardo.

Jogadores do Sporting antes do penaltis

Depois de uma primeira parte sem golos, o Vitória de Setúbal entrou melhor no segundo tempo e, aos 49 minutos, Cláudio Pitbull criou a melhor oportunidade de golo até à altura, na marcação de um livre directo, com a bola a embater com estrondo no poste da baliza leonina. Com a partida mais movimentada na etapa complementar, os setubalenses voltaram a criar perigo aos 61 minutos, após abertura de “Pitbull”, um dos melhores em campo. Bruno Gama, desmarcado pelo lado esquerdo, rematou às malhas laterais.

Vitoria de Setubal levantam Taca da Liga

Os comandados de Paulo Bento responderam ao assédio dos sadinos e, dois minutos volvidos, Simon Vukcevic rematou cruzado, com o esférico a passar diante da linha de baliza. O Sporting passou depois a pressionar mais o último reduto do Vitória, que recuou no terreno, apostando cada vez mais no contra-ataque. O jogo terminou com o nulo a manter-se e o vencedor foi decidido com recurso à marcação das grandes penalidades. Nesse capítulo, o guardião Eduardo assumiu-se como o herói dos sadinos, já que defendeu três penaltis a remates de Liedson, Polga e Izmailov. Curiosamente, tirando o russo, Paulo Bento colocou parte dos jogadores que têm falhado os penáltis esta época. Não resultou e a maldição ou a não vocação continua.

Fotos da final da Taça da Liga 2007/2008 (Carlsberg Cup)

Eduardo em festa com os 10 mil adeptos do Vitoria de Setubal

Eduardo heroi fo Vitoria levanta o trofeu da Taca da Liga

Vídeo

Vitória de Setúbal 0-0 (3-1 gp) Sporting


Festa do Vitória de Setúbal


Add to Technorati Favorites

Fotos: Reteurs

Página Inicial

20 comentários:

  1. Não sei se hei-de rir ou chorar...

    Rir do ridículo do treinador que não fez pra ganhar o jogo, se chorar da maneira que marcam os penalties.

    Parabéns Setúbal.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao Vitória de Setúbal

    Foram a equipa que mais mereceu a vitória pelo que fizeram ao longo da prova...

    Eduardo não tem lugar na equipa de Scolari?

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo. Que cagada de jogo fdx, nao jogaram um cu.

    Vão jogar mas é para Marte.

    ResponderEliminar
  4. Só um pormenor que atesta bem da disparidade de competitividade entre o futebol português e aquele que se pratica nos principais palcos europeus: o jogador que mais metros percorreu nesta partida foi o Moutinho, com 9500, por oposição aos 12000 do Meireles e do Assunção na primeira mão dos oitavos-de-final da Champions, sendo que grande parte da equipa do Porto esteve próxima ou acima do patamar dos 10Km

    ResponderEliminar
  5. Competição mais que merecida do Setubal que está a fazer uma época enorme,grande Carvalhal!

    ResponderEliminar
  6. Só pela festa do final do jogo que acabei de ver na televisão, onde se constata a enorme comunhão entre a equipa do Vitória e os seus adeptos, valeu o resultado favorável aos sadinos. Para recordar para a posteridade e para a história do clube os momentos em que o troféu da Carlsberg Cup percorreu as mãos dos adeptos, sendo mesmo elevada no ar por um deles!

    É bom também de lembrar que o Vitória já tinha eliminado o SC Braga e o Benfica, e vencido na fase de grupos este mesmo Sporting. Uma vitória justa em função do percurso até esta final, já que nos 90 minutos desta hoje o equílibrio foi a nota dominante.

    Parabéns VITÓRIA FUTEBOL CLUBE!!!

    Parabéns CARLOS CARVALHAL!!!

    Parabéns aos adeptos SADINOS!!!

    ResponderEliminar
  7. Espero que a Taça de Portugal seja mais emotiva, pois esta...

    A verdade é que só ouve um lance de grande perigo em todo o jogo e foi um livre cobrado de forma exemplar que ainda hoje Patrício deve estar a refazer-se do susto pela maneira como ficou com os pés pregados ao chão.

    ResponderEliminar
  8. O Setubal mereceu este titulo porque lutou e queria vencer.

    Agora eu como sportinguista fico muito preocupado com o estado da equipa e os discursos do treinador.
    Eu sou daqueles que nao gosta que se mude de treinador constantemente, mas este sporting esta muito facil de anular e sempre a mesma coisa nao muda tacticamente nem ha surpresas um treinador que sabe o que faz depois de ver esta equipa a jogar 20min encosta este sporting no seu meio campo!?

    Bem Paulo Bento para mim ja chega nao consegues por este plantel a jogar futebol, e nao me venham com orcamentos pk orcamentos nao fazem uma equipa jogar futebol ou treinar transporte de bola tao simples como isso.

    Estou farto de charutos pra frente e esta a ser ridiculo nao sabem fazer outra coisa e o mister ja esta la muito tempo para isso acontecer.

    Perder faz parte neste desporto mas jogar 4!!! vezes contra uma equipa e nao ter a minima hipotese de ganhar confortavelmente com um plantel destes so ha uma coisa que se lhe diga.
    Obrigado Paulo Bento pela taca conquistada mas ja nao da mais pede a demissao por favor.

    ResponderEliminar
  9. A final foi fraca, à imagem da prova que só cabe na cabeça dos dirigentes da Liga.

    Eduardo merece ir à selecção, mais que o Rui Patrício.

    Quanto ao Sporting, Paulo Bento falou verdade quando disse que iam jogar como se fosse a final da Liga dos Campeões. O Setúbal encarnou a figura de um Real, Manchester ou Milan de tal modo que o principal objectivo do SCP foi não sofrer golos. Com uma mentalidade dessas finais da UEFA só mesmo na playstation ou então...fingindo como tal na Taça da Liga.

    VIVA O VITÓRIA, ESTÃO DE PARABÉNS OS ADEPTOS VITORIANOS!

    ResponderEliminar
  10. Julgo que ao longo dos 90 minutos desta final foi o Vit.Setúbal que fez mais por chegar a vitória pelo que assenta bem a vitória nos penalties.

    Eduardo merece todo o destaque, não apenas por este jogo mas sim pela época que tem realizado valendo muitos pontos à equipa de Carvalhal. Ele deveria fazer parte dos escolhidos para o Euro 08.

    Parabéns a todos os jogadores do Vitória pela grande entrega a este jogo e em particular a Carvalhal

    ResponderEliminar
  11. Um justo vencedor pois dominou toda a prova e foi a unica equipa que criou perigo no jogo de hoje, que foi uma final pobrezinha duma competição pobrezinha.Esperemos que mudem o formato desta prova para muito melhor...

    ResponderEliminar
  12. Um jogo fraquinho por parte das duas equipas e quanto a isto não tenho mais nada a dizer.
    O Setúbal mereceu pelo que fez ao longo de toda a competição.

    ResponderEliminar
  13. As minhas expectativas foram goradas. O jogo foi uma seca e deu até para dormir. Por sorte, acordei nos penaltis e ainda vibreiu um pouco, mas mesmo pouco.

    Já agora o PB foi inteligente ter mandado os do costume para a linha de 9 metros. Até pensava que ele tinha alguma inteligencia.

    ResponderEliminar
  14. O jogo de facto não foi assim grande coisa... No entanto, para quem diz que a taça não é grande coisa, deixem que vos diga que com o Vitória já fui ao Jamor e agora ao Algarve. No aspecto monetário esta taça é melhor de longe ! Em termos de organização então deixa a taça de portugal a anos-luz! Antes do jogo nesta taça há entertenimento para as pessoas. Na taça de portugal vamos para o monte de cabras em monsanto.
    No relvado há animação para os adeptos, o speaker, até as hinos oficiais dos clubes passam nos altifalantes. Na taça de portugal é o que muitos de vós sabem...Para já gosto mais da carlsberg cup, apesar de ser ainda recente. A taça de portugal deve ser melhor por causa da idade. Já tem estatuto ...
    Quando os vossos clubes forem a uma final destas logo vão perceber melhor... Portanto quem desvaloriza uma competição oficial destas é porque deveria querer ganhá-la também

    ResponderEliminar
  15. Atomiko, em 1 lugar parabéns pela viória. Foram sem dúvida os melhores.

    2- o jogo da final foi péssimo e a competição tem boas condições para se impor, caso os clubes façam por isso. A Carlsberg deu uma grande ajuda com todo o marketing envolvido e foi uma festa digna de se ver.

    Agora é tratar de melhorar a fórmula da Taça da Liga e os clubes fazeram alguma coisa em nome do espectáculo.

    Cumpr.

    ResponderEliminar
  16. Setúbal, 0 – Sporting, 0 (3-2 nas GP)

    A 1ª final da história da Taça da Liga foi um jogo muito fraco de futebol, cujo resultado não poderia ser outro que não o 0-0 final.
    A melhor oportunidade de golo apareceu já na 2ª parte numa bola parada esporádica, que bateu no ferro, e logo no 1º remate da partida da equipa que passou os 90’ a defender, o Setúbal. A outra equipa, se é que assim lhe podemos chamar, foi um conjunto de 11 jogadores que não mostraram vontade de vencer. Como é possível em 90’ não terem 1 único rasgo que tentasse decidir as coisas.
    Desta vez nem do árbitro nos podemos queixar, pois se é verdade que ficou um 2º amarelo (vermelho) por mostrar a um jogador do Setúbal, logo aos 14' Abel devia ser expulso e ter sido marcado um livre bem perigoso contra o Sporting. Mas este cobarde teve medo de marcar, por carregar nas costas e na consciência tudo o que de mau já fez ao Sporting.
    Quanto à partida em geral, Proença praticou a chamada arbitragem defensiva, nunca se querendo comprometer. (O meu amigo Apitador sabe do que eu estou a falar).
    Evidentemente que o Sporting dominou estatisticamente o jogo, atacou mais, rematou mais, teve mais oportunidades, mas todas muito fraquinhas; como lhe competia.
    O Setúbal fez o seu jogo, jogando para os penalties, onde sabia que quase de certeza ganharia, e por isso os meus parabéns.
    Na decisão por penalties, era certo e sabido que o Sporting perderia, pois é a única equipa do mundo, que se saiba, que falha mais do que converte. Nem nos regionais!
    E assim foi, apesar de Patrício defender 1 e um jogador Sadino falhar outro, o Sporting marcou 2 e falhou 3!!!
    O problema não é perder nos penalties, pois isso pode acontecer, o problema é como o Sporting deixou o jogo chegar aos penalties! O problema é o Sporting em 4 jogos contra o Setúbal ainda não ter conseguido ganhar!
    Taça merecida portanto para o Setúbal, não pela final, mas pelo percurso ao longo de toda a prova, onde mostrou ser a única equipa empenhada a 100% nesta competição, tendo eliminado pelo caminho equipas que lhe são superiores.
    ...
    Paulo Bento
    Como aqui já disse, este pseudo-treinador não tem mais condições de continuar à frente do Sporting.
    Já não tinha, mas dei-lhe um desconto, exigindo que não falha-se em alguns objectivos, e este era um deles. Reprovou e portanto para mim Chumbou! RUA!
    Já aqui tinha perguntado ao Camacho se não queria dar boleia a ninguém? Paulo Bento não a quis! Mas vai ter que dar o braço a torcer, pois não queremos no Sporting um idiota mais interessado em ganhar conflitos, muitas vezes pessoais, do que garantir vitórias para o Sporting. É do mais teimoso que existe, é mais teimoso do que um BURRO! Parece ter necessidade de provar coisas que só a ele interessam, quer ter sempre razão, mesmo quando não a tem.
    Se Polga não consegue marcar penalties, porque quer ele a todo o custo que ele se torne num expert na matéria? Porque insiste em queimar o GR Stojkovic? E ao mesmo tempo arruinar a carreira do miúdo Rui Patrício? Porque não fez ele a 3ª substituição? Como escolheu ele a lista dos 5 jogadores que marcaram os penalties? Vuk não marcou porquê? Grimi não marcou porquê? Porque marcaram jogadores que andam traumatizados com essa questão? Como é possível o Sporting ainda não ter marcado uma única vez de livre directo? Como é possível o Bento dizer que não treinam penalties, quando é evidente que temos ali um problema essencialmente psicológico? Que medidas tomou o Sporting a nível da preparação psicológica dos jogadores?
    Porque treinou o Setúbal no relvado do jogo da final e o Sporting prescindiu desse treino?
    Estas são algumas das questões que provam que Bento não tem condições para liderar os Leões, e nem eventuais importantes conquistas, atenuarão a minha opinião.
    Pelo que se viu, não me espanta que o Sporting saia da Escócia com uma goleada das antigas, pois a preparação psicológica da equipa é ridícula; e se calhar de entrar o 1º golo, temo que aconteça um descalabro.
    E a vossa sorte é eu e o meu amigo Leão "Fenómeno" não estarmos em Lisboa... Por nós ainda estavam na baliza do Algarve a bater penalties! E por cada falhado levavam um biqueiro na peida! DIGNIFIQUEM O GRANDE SPORTING, BANDO DE CAGÕES!

    http://bola-na-trave.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Afinal Unhais da Serra não fica na Covilhã!

    Este conhecido jornalista, ou será jornaleiro? da RTP, relatou a final da Taça da Liga.
    Paulo Catarro é natural de Unhais da Serra.
    Desde que estudei na UBI na Covilhã em 1992/93, que fiquei a conhecer a simpática vila termal de Unhais da Serra, que pertence ao concelho da Covilhã.
    Esta vila até tinha um interessante grupo folclórico, que dominava bem o instrumento adufe, e chegou a actuar “ao lado” da Tuna Já B’Ubi & Tokuskopos.
    Mas descobri no último Sábado, que afinal estava profundamente enganado, pois afinal Unhais da Serra fica mesmo, mesmo no centro, na baixa da cidade de Setúbal;
    Pois de outro modo não se explica o orgasmo de felicidade do Catarro!
    Assim sendo só me resta dar também os parabéns pela Taça ao Catarro.
    Até quando temos que levar com estes cromos nos nossos ecrãs?

    http://bola-na-trave.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Parabéns Vitória Futebol Clube vitória mais que merecida parabéns a todo o staff do vitória.
    Grande Exibição do Eduardo.

    Saudações Desportivas.
    Onde Todos Desportos Pontuam!!!
    www.jornalsodesporto.pt.vu ou www.jornalsodesporto.com/forum
    http://blog-jornalsodesporto.blogspot.com/
    www.jornalsodesporto.com/site

    ResponderEliminar
  19. Só gosto de o Paulo Catarro a relatar o jogos da Selecção. Q ñ se lembra daquele jogo de POrtugal com a Inglaterra 3-2 em 2000. O homem qs perdeu a voz.

    ResponderEliminar
  20. o Vitória nao é grande é ENORME

    Parabens Vitória Futebol Clube de Setúbal, obrigado por terem vencido este 1º Trofeu da Taça da Liga.

    Foi a equipa que mais fez para a mereçer.
    Tantas lagrimas deitei eu neste estadio, mas valeu a pena. OBRIGADO VITÓRIA DE SETÚBAL

    Vitória Futebol Clube de Setúbal a Força de uma regiao, 19.000 Sócios e cerca de 200 Mil Adetpos( so na regiao de Setúbal e boa parte do alentejo).

    Provavelmnte o Melhor Clube do Mundo

    VFC 1910 Até Morrer

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas