sexta-feira, 14 de março de 2008

Taça Uefa : Sorteio dos Quartos-de-final e Meias-finais 2007/2008. Sporting jogará com o Glasgow Rangers

Sporting e Rangers em duelo pelas meias-finai da UEFA

Num sorteio realizado sem qualquer espécie de condicionante, calhou em sorte à equipa portuguesa o Glasgow Rangers da Escócia. Os confrontos terão lugar a 3 de Abril e a 10 do mesmo mês.

A equipa das ilhas britânicas atinge pela primeira vez na sua história esta fase da competição, tendo eliminado na última eliminatória o Werder Bremen de Hugo Almeida e de Diego. Caso consiga o apuramento para a meia final, o Sporting jogará frente ao vencedor do jogo entre o PSV e a Fiorentina.

O histórico de confrontos entre ambas as equipa é reduzido, com apenas 2 partidas, na 2ª Ronda da edição da Taça das Taças de 1971/72. Na altura uma vitória para cada equipa, com os leões a perderem por 3-2 na primeira mão na Escócia, tendo depois derrotado o Galsgow por 4-3 em Alvalade, um resultado que permitiu aos escoceses prosseguirem em prova, acabando mesmo por vencer a competição, derrotando o Dynamo de Moscovo na Final.

Estadio do Glasgow Rangers - Ibrox Park

Analisando o histórico internacional do Sporting frente a equipa escoceses, o equilíbrio mantém-se, com 5 vitórias para os leões e 5 derrotas nos jogos oficias disputados.

A equipa escocesa, que joga no Ibrox Park, segue em 1º lugar na sua Liga, com mais 3 pontos que o seu rival o Celtic, mas com menos um jogo disputado. Numa boa fase da temporada, os protestantes seguem com 11 vitórias consecutivas no seu campeonato. No ano de 2008 contabilizaram apenas 1 derrota, a da noite passada frente ao Werder Bremen, mas que mesmo assim permitiu o acesso aos Quartos de Final da Taça UEFA. Antes dessa derrota o clube vinha de 20 jogos sem perder, contando com os jogos da Liga, Taça UEFA, Taça da Escócia e Taça da Liga.

Um ambiente espectacular espera os «leões» em Glasggow, numa equipa onde se tem destacado o avançado Kris Boyd, melhor marcador da equipa na Liga com 12 golos, e onde alinham jogadores como Nacho Novo e Darcheville.

Proveniente da Liga dos Campeões, onde apenas conseguiu 2 vitórias nos 6 jogos disputados, o Sporting partia para esta edição da UEFA com algumas responsabilidades, nomeadamente pela sua presença na Final na recente época de 2005/06.

Os leões têm feito um percurso quase imaculado, não contabilizando derrotas nas duas eliminatórias efectuadas até chegar a estes Quartos de Final, e tem agora sobre os seus ombros a responsabilidade de ser o único representante luso «ainda na Europa».

Numa altura em que Portugal já perdeu matematicamente a hipótese de ter 3 equipas na Liga dos Campeões para a época 2009/10, todos os pontos continuam a ser importantíssimos, já que a sua conquista influencia o ranking para as próximas 5 épocas, ou seja até à época 2013/2014.

Composição do sorteio da Taca UEFA 2007/2008

Nos restantes jogos ditados pelo sorteio, destaque talvez para o embate entre a Fiorentina e o PSV, de onde sairá o possível adversário do Sporting nas meias finais da prova caso a equipa lusa consiga tal apuramento. Italianos a holandeses, a fazer boas épocas nos seus campeonatos (4º lugar e 1º respectivamente), tentam também conseguir algo na prova da UEFA.

O Getafe, que eliminou o Benfica da prova, defronta o principal favorito à conquista do troféu, os alemães do Bayern de Munique. No último jogo da ronda, a outra equipa germânica ainda em prova, terá de se confrontar com os russos do Zenit.

O sorteio já «definiu» também as meias finais da competição, colocando frente a frente o vencedor do jogo entre a equipa Bayern e a equipa do Getafe, contra o vencedor da partida que opõe o Leverkusen ao Zenit. A outra meia final colocará frente a frente os vencedores dos jogos, Rangers-Sporting e Fiorentina-PSV. As partidas que decidirão os dois finalistas realizam-se nos dias 24 de Abril e 1 de Maio.

Sorteio dos Quartos-de-final da Taça UEFA 2007/2008

Bayer Leverkusen - Zenit St. Petersburgo
Glasgow Rangers - Sporting
Bayern Munique - Getafe
Fiorentina - PSV Eindhoven

Sorteio das Meias-finais da Taça UEFA 2007/2008

Bayern Munique - Getafe vs Bayer Leverkusen - Zenit St. Petersburgo
Glasgow Rangers - Sporting vs Fiorentina - PSV Eindhoven

Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

6 comentários:

  1. A seguir ao Getafe, os escoceses eram os mais acessíveis. Nada mau. O Bayern está praticamente na final, a menos que algo de muito estranho aconteça. Espero encontrá-los lá. Rumo a Manchester!

    ResponderEliminar
  2. Bom sorteio da Champions. bons jogos.

    Quanto à UEFA, o Sporting dificilmente poderia ter tido mais sorte. Com um jeitinho vencem a UEFA.

    ResponderEliminar
  3. o Sporting mais uma vez sorte no sorteio. Têm caminho aberto para as meias-finais. Aí é que vai ser mais complicado.

    ResponderEliminar
  4. A tarefa do Sporting não se afigura nada fácil, já que nesta altura, todas as equipas presentes têm qualidade, caso contrário, não estariam no sorteio de hoje. Neste caso particular, o Sporting poderá seguir em frente, mas para isso terá que jogar nos limites em ambos os jogos. Só assim será possível eliminar o Glasgow Rangers, equipa que pelo seu gene, joga em grandes níveis de intensidade, principalmente no Ibrox Stadium.

    ResponderEliminar
  5. Se o Sporting trouxer um empate da Escócia garante qto a mim a passagem. Isto porque eles são fortes é em casa. Fora são banais.

    ResponderEliminar
  6. A minha opinião é que Fiorentina e Bayern serão os finalistas da UEFA.

    O Sporting, que gostava que chegasse à final, não tem plantel para nenhum dos adversários presentes. Se fosse aquela equipa de 2005 onde chegaram à final, dava-lhe algum crédito. São muito míudos e além disso estão demasiado dependentes de 2 ou 3 jogadores.Mesmo assim força Sporting e que pelos menos cheguem às meias-finais.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas