sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Taça UEFA: Benfica venceu Nuremberga por 1-0 com golo de Makukula.

Makukula marcou o seu primeiro golo pelo Benfica

O Benfica venceu o Nuremberga por 1-0, em jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA. Num jogo com pouca qualidade e interesse, os encarnados jogaram os mínimos e contaram com a preciosa ajuda do guarda-redes contrário, que levou Makukula a estrear-se a marcar de águia ao peito.

Camacho respondeu com cara feia à pergunta feita na véspera, mas não havia forma de recusar o pedido de Eusébio. Um pedido do Rei, é como uma ordem para o treinador, e o espanhol juntou na frente de ataque dois irmãos siameses para a recepção ao Nuremberga.O que acabou por entortar o resto da táctica: Nuno Assis manteve-se no flanco direito e Katsouranis recuou para central, deixando Petit só no meio campo.

Pouca gente no Estadio da Luz (perto de 30 mil)

No campeonato os alemães são terceiros a contar do fim, mas entraram na Luz como se vestissem as camisolas do primeiro, o famoso Bayern Munique. Aliás as camisolas pretas com que desfilaram na 1º parte, foram coincidentes com as da equipa de arbitragem, facto que levou Rui Costa a manifestar o seu desagrado e com razão perante o àrbitro romeno. (Quem estava em casa a ver o jogo pela TV, parecia ver 14 alemães em campo!).

Despedido poucas horas antes, Hans Meyer, os jogadores do Nuremberga tentaram impressionar o novo treinador, Thomas Van Heesen, e fizeram uma primeira parte em cheio.

O Benfica criou duas vezes perigo num espaço de três minutos, sempre pelos pés de Rui Costa, os preferidos pela bola. Aos 40’ marcou um canto que Luisão cabeceou ao lado, e três minutos depois deixou três adversários para trás (incluindo Kluge, a carraça pessoal), abrindo o corredor com que Makukula embaraçou Blazek à frente da sua multidão de adeptos: o último reforço das águias acertou em cheio no guarda- redes checo, que mergulhou de cabeça no galinheiro, com um frango que salvou a pobre exibição benfiquista na primeira parte.

5 mil ferverosos adeptos marcaram presença na Luz, mas nem tudo foi pacifico

Até aí, os visitantes tinham feito uma primeira parte a todo o vapor e ganharam a luta na defesa, no meio-campo e na bancada Sagres. Os 5.000 ruidosos adeptos foram postos na bancada com o nome certo e venceram o combate de gargantas com os No Name Boys, mas muitos estavam demasiado bêbados para levarem a melhor contra os bastões da Polícia de Intervenção e foram curar a ressaca para os calabouços da Luz. O Benfica praticamente não criou perigo, mas os alemães também não. A explicação está entre a cabeça de Luisão (ganhou a luta com o “escadote” Koller, um palmo mais alto que o brasileiro) e os espinhosos pés germânicos. A bola só não chiava de dor quando ia parar às botas de Nicky Adler e do veterano checo Galasek.

Milhares de alemães invadiram a baixa de Lisboa

Ao intervalo, o Benfica apresentou a sua equipa de ciclismo e esperava-se que as águias pedalassem sob a inspiração de Cândido Barbosa e José Azevedo.
Von Heesen apostou no ataque, deixando no balneário Adler e introduzindo Kristiansen. Camacho respondeu mais tarde com a inclusão de Di María para o lugar de Cardozo, que saiu com cara de poucos amigos e não evitou umas bocas em direcção ao treinador. O argentino dividiu o trabalho nas alas com Rodriguez, ficando Makukula com Assis nas costas.

No entanto, voltaram a ser os alemães a pegar no jogo. Esforçados, mas com uma bagagem técnica do tamanho de uma malinha de mão. Valeu a segurança oferecida por Quim para o Benfica ganhar por 1-0 antepenúltimo da Bundesliga. A viagem à Alemanha, na próxima quinta-feira, não será fácil. Mas esta vantagem pode ser fundamental desde que joguem com mais determinação e colectivamente do que vimos ontem.

Altintop marcou em Aberdeen

Nos restantes jogos dos 16 avos-de-final da Taça UEFA

Emocionante jogo na Escócia, mais concretamente em Aberdeen, entre os locais e os favoritos à vitória final Bayern de Munique. O campeão alemão teve de correr duas vezes atrás do resultado Miroslav Klose empatou o primeiro golo, apontado pelo internacional sub-20 inglês Josh Walker; e Altintop igualou, na transformação de um polémico penálti, o segundo golos dos escoceses, marcado por outro internacional sub-20 inglês, Sone Aluko.
Apesar do empate caseiro, os escoceses lembram-se que também em 1983 foram ganhar o jogo da segunda mão, em Munique, por 3-2. Desta vez, contudo, nem o Aberdeen tem a equipa que tinha na altura, liderada pelo craque Gordon Strachen, nem o Bayern se deve deixar surpreender. Os alemães parecem ter tudo para seguir em frente.

Nos jogos que concluíram a primeira mão da eliminatória, só o Benfica e o Bolton ganharam em casa. O Atlético de Madrid saiu derrotado do Reebok Stadium, no desafio que indicará o adversário do Sporting na próxima ronda (isto se os leões souberem conservar a vantagem de 2-0 no segundo jogo com o Basileia, na Suíça).

Num só minuto, dos 73 para os 74, o Atlético deitou tudo a perder, já depois de Simão Sabrosa ter sido substituído, momentos antes Aguero foi expuldo por cuspir num adversário e, logo a seguir, o senegalês El-Hadji Diouf deu a vitória ao Bolton.

Outra equipa inglesa ainda fez melhor o Tottenham foi ganhar a Praga, por 2-1. Em meia hora, os golos de Berbatov e de Robbie Keane logo indicaram a tendência da eliminatória. O Slávia só reduziu o atraso, com um remate de Strihavka, já no segundo tempo.

Na Noruega, Adrian Mutu marcou o golo da vitória da Fiorentina por 0-1, no terreno do Rosenborg, ao mesmo tempo que o Hamburgo ganhava em Zurique, por claro 1-3. Jarolim, Olic e Trochowski marcaram pelo HSV e a equipa suíça marcou o tento de honra por Hassli (88 m).

Nos jogos de 3ª feira, Werder Bremen e Marselha obtiveram as vitórias mais expressivas. Alemães e franceses bateram o Braga e o Spartak Moscovo, por 3-0, respectivamente, e estão com pé e meio nos oitavos-de-final.

Sporting, Everton e PSV também estão bem lançados para garantirem o apuramento para os "oitavos", após vitórias por 2-0. Com Manuel Fernandes a titular, o Everton foi a única equipa a ganhar fora - golos de Osman (59 m) e Anichebe (88 m) derrotaram o Brann. Simons (7 m, de penálti) e Lazovic (33 m) fizeram os golos com que o PSV bateu o Helsinborg, em Eindhoven.

Vitórias tangenciais somaram, em casa, o Zenit e o Anderlecht sobre o Villarreal (1-0) e o Bordéus (2-1), respectivamente. Os belgas ganharam no último minuto dos descontos (95 m), com um golo do ex-leão Mbo Mpenza.

Os outros três jogos acabaram empatados. O AEK-Getafe ficou 1-1, com Blanco a evitar a derrota dos gregos no período de compensação (94 m). Geraldo foi suplente e Manu entrou (66 m). Galatasaray-Bayer Leverkusen e Rangers-Panathinaikos terminaram sem golos - José Peseiro lançou Hélder Postiga aos 66 minutos -, o que deixa tudo em aberto para o segundo jogo, no dia 21.

Resultados da 1ª mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA 2007/2008

Benfica (Portugal) - Nuremberga (Alemanha), 1-0 (Makukula 43')
Aberdeen (Escócia) - Bayern Munique (Alemanha), 2-2 (Walker 24', Aluko 41'; Klose 29', Hamit Altintop 55')
Zurique (Suíça) - Hamburgo (Alemanha), 1-3 (Hassli 88'; Jarolím 49', Olic 67', Trochowski 77')
Rosenborg (Noruega) - Fiorentina (Itália), 0-1 (Mutu 16')
Bolton (Inglaterra) - Atlético Madrid (Espanha), 1-0 (Diouf 74')
Slavia Praga (Rep. Checa) - Tottenham (Inglaterra), 1-2 (Strihavka 69'; Berbatov 3', Robbie Keane 30')
Zenit (Rússia) - Villarreal (Espanha), 1-0 (Pogrebnyak 63')
Galatasaray (Turquia) - Leverkusen (Alemanha), 0-0
AEK Atenas (Grécia) - Getafe (Espanha), 1-1 (Blanco 94'; De la Red 86')
Brann (Noruega) - Everton (Inglaterra), 0-2 (Osman 59', Anichebe 88')
Werder Bremen (Alemanha) - Sp. Braga (Portugal), 3-0 (Naldo 4', Jansen 27', Hugo Almeida 94' g.p.)
Anderlecht (Bélgica) - Bordéus (França), 2-1 (Polak 79', Mbo Mpenza 95'; Jussiê 69' gp)
Marselha (França) - Spartak Moscovo (Rússia), 3-0 (Cheyrou 62', Taiwo 68', Niang 79')
PSV Eindhoven (Holanda) - Helsingborgs (Suécia), 2-0 (Timmy Simons 7', Lazovic 33')
Rangers (Escócia) - Panathinaikos (Grécia), 0-0
Sporting (Portugal) - Basileia (Suíça), 2-0 (Vukcevic 8', 58')

Vídeos

Benfica 1-0 Nuremberga
Makukula 43'


Aberdeen 2-2 Bayern Munique
Walker 24'
Klose 29'
Aluko 41'
Hamit Altintop 55'



Rosenborg 0-1 Fiorentina
Mutu 16'


Slávia de Praga 1-2 Tottenham
Berbatov 3'
Robbie Keane 30'
Strihavka 69'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Add to Technorati Favorites

Foto: AP + NFC

Página Inicial

3 comentários:

  1. O BENFICA JOGOU TÃO MAL, TÃO MAL.

    O QUE É QUE ESSES JOGADORES TÊM NA CABEÇA. JOGAM NO MAIOR CLUBE DE PORTUGAL, UM DOS TOP MUNDIAIS E NÃO CONSEGUEM FAZER MELHOR QUE FUGAZES LANCES INDIVIDUAIS?

    CHEGA,BASTA..FORMEM UMA EQUIPA.

    ResponderEliminar
  2. Que será do Benfica após Rui Costa em campo?
    É certo que irá continuar a ganhar mas creio que que vai passar por um período de falta de identidade.
    A verdade é que neste momento o Benfica é Rui Costa + 10.

    ResponderEliminar
  3. Que falta de profissionalismo é este? Que falta de respeito para com quem vai pagar os bilhetes é esta? Se não têm qualidade ou pezinhos para jogar à bola ao menos corram! Este meu Benfica precisa de uma limpeza a fundo! Desde jogadores até presidente!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas