quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Portugal voltou a perder com a Itália (1-3)

Luca Toni marcou a Portugal

Ainda não foi desta que Portugal conseguiu inverter a estatística da vergonha, como lhe chamou Scolari para justificar o historial de derrotas frente à Itália (já são 18 desaires em 24 jogos). A equipa campeã do Mundo venceu a Selecção Nacional, por 3-1, numa vitória que começou num contra-ataque falhado. Portugal dispunha de 3 atacantes para 1 transalpino e não marcou e logo na resposta veio o golo da equipa "Azurra".

O particular de Zurique mostrou que Portugal ainda tem muito trabalho pela frente (sobretudo a questão do avançado e dos muitos erros defensivos cometidos) para chegar ao Euro 2008 em condições de brilhar.

A Selecção demorou 20 minutos a entrar no jogo, muito por culpa da organização defensiva dos italianos, que não deram espaços a Cristiano Ronaldo (jogou muito perto de Makukula e tirando dois livres praticamente não se viu), Deco e Quaresma. Antes, aos 5’, Pirlo viu um golo ser-lhe anulado por ter dominado a bola com mão.

A primeira oportunidade de Portugal surgiu aos 21’, com Bruno Alves a cabecear por cima da baliza de Amelia na sequência de um canto. Com Deco em bom plano e Quaresma a aparecer mais no jogo, a Selecção passou a controlar os acontecimentos.Mesmo assim, a Itália, que abusou dos ataques pelo lado direito, assustou num remate de Di Natale que Ricardo defendeu.

Com muito mais tempo de posse de bola, a equipa das quinas começou a cheirar a baliza dos italianos. Makukula tentou a sorte com um remate de longe (37’) e Ronaldo quase marcou de livre (42’). Já nos descontos da primeira parte, e depois de um contra-ataque perigoso de Quaresma e Ronaldo, a Itália marcou, num lance em que Ricardo e C & ficaram muito mal na fotografia, permitindo a Luca Toni abrir o marcador.

Cannavaro levou a melhor sobre C.Ronaldo

Na segunda parte, Scolari fez logo três alterações, lançando Paulo Ferreira, Meira e Nani para os lugares de Caneira, Petit e Deco. Mas mal deu tempo para aquecer, pois aos 50’, a Itália facturou o segundo. Se no primeiro valeu o frango de Ricardo, neste veio ao de cima a sorte dos transalpinos, com o remate de Luca Toni a embater em Cannavaro e a trair Ricardo.

Festa italiana em Zurique

A entrada de Fernando Meira para o meio-campo não trouxe nada de novo. A defesa portuguesa continuou nervosa, a acumular erros sucessivos nas marcações, e Ricardo evitou o golo de Di Natale, que mais uma vez ganhou um lance a Ricardo Carvalho. Minutos depois, o guarda-redes português voltou a aplicar-se para defender um tiro de Palladino. A Itália dominava perante um Portugal vergado ao poderio do adversário.

As entradas de Jorge Ribeiro e Nani trouxeram mais velocidade e criatividade a Portugal. E foi na sequência de um lance do jogador do Manchester que Quaresma reduziu. Só que logo no minuto seguinte, e novamente perante a passividade dos defesas portugueses, Quagliarella fechou a contagem.

Vídeo

Portugal 1-3 Itália
Luca Toni 47'
Pirlo 50'
Quaresma 77'
Quagliarella 78'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Add to Technorati Favorites

Fotos: Reuters

Página Inicial

3 comentários:

  1. Sem querer entrar em muita controvérsia até porque este foi apenas um amigável com os campeões do mundo. O que me assusta nisto tudo e acima de tudo é que já não vejo um jogo bom desta selecção desde a muito tempo. Lembram-se do último jogo que vos deixou a dizer "ah assim sim!".

    ResponderEliminar
  2. Não me venham com a famosa lenga-lenga que o futebol Italiano é "cínico", aquilo de cinismo não tem NADA ! Aquilo é futebol eficaz, aquilo foi cultura táctica, aquilo foi saber qual o objectivo principal do futebol que é marcar golos e não chutar a bola para a frente e fazer uns truques bonitos para Inglês ver.

    ResponderEliminar
  3. O que me interessa é o que vão fazer no europeu.
    Lembram-se da miséria que foram os particulares antes do Euro 2004?

    Portugal vai chegar lá e vai desatar à jogar à bola.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas