domingo, 24 de fevereiro de 2008

História do Futsal em Portugal



7º Capítulo - REUNIÃO DO TUELA – MARÇO DE 1991

Na última semana expliquei pormenorizadamente o meu primeiro encontro com João Havelange Presidente da FIFA, que mudou completamente os meus horizontes sobre o desenvolvimento do Futebol de Salão.
Apesar da Federação Portuguesa de Futebol de Salão, não ter autorizado os Clubes filiados na Associação de Futebol de Salão do Porto a adiarem os seus jogos, a Direcção da AFSP, adiou todos os jogos e convocou todos os seus filiados para uma reunião a realizar na tarde de Sábado no Hotel Tuela, que naturalmente ficou à pinha, sobretudo pelo facto de o Jornal o Jogo nesse dia, trazer uma notícia de que os Clubes do Porto iriam nesse fim-de-semana fazer greve aos seus jogos oficiais.
Recordo que durante toda a semana, nenhum dirigente da AFSP deu alguma entrevista a qualquer órgão de comunicação social e que a única mensagem passada aos Clubes era de que a Direcção da Associação estava indisponível, pelo que deveriam todos marcar presença no Hotel Tuela, único sítio em que seriam dadas as explicações para tudo o que se estava a passar.
Assim na tarde de Sábado a Direcção da AFSP lá compareceu no Hotel, perante uma super enchente de dirigentes, treinadores e até atletas, que tinham ficado surpresos pela suspensão de todas as provas, algumas das quais estavam na contagem final.
Eduardo Pinto, Presidente da AFSP, agradeceu a presença de todos e pediu alguma compreensão para a longa explicação, que pretendia fazer, finda a qual responderia a todas as questões de todos os presentes.
No início da intervenção, lembrei que estamos numa reunião e não numa Assembleia-geral, motivo pelo qual não se iria decidir rigorosamente nada, servindo a reunião exclusivamente para que os filiados tivessem conhecimento de algumas situações graves existentes na modalidade, solicitando a todos que finda essa reunião reunissem nos seus Clubes, para que no Sábado seguinte, já em Assembleia-geral extraordinária se pudessem tomar as medias correctas para ultrapassar a crise existente.
Após esta introdução, Eduardo Pinto, alegou os seguintes problemas, na sua óptica classificados de muito graves:
1.º- Ao contrário das informações prestadas pela União Europeia de Futebol de Salão (UEFS) o Futebol de Salão na Europa e no mundo tinha sofrido um rude golpe pelo facto de os dois principais dirigentes mundiais da Federação Internacional de Futebol de salão (FIFUSA), Januário D’Alésio e Álvaro Melo e Filho, tinham abandonado a instituição, passando a figurar na Comissão Executiva da FIFA para o Futsal, situação que culminava o afastamento das duas principais ligas do mundo, a brasileira e a espanhola, que tinham optado pelo Futsal da FIFA em substituição do Futebol de salão da FIFUSA.
2.º- Eduardo Pinto apresenta nessa reunião um livro, o 1º livro de Futsal existente no nosso País, aproveitando a oportunidade para referir as principais alterações do Futebol de Salão para o Futsal, a saber:
a)- A Bola aumenta ligeiramente;
b)- Passa a ser permitido jogar dentro da área de baliza
c)- Introdução das Faltas individuais e faltas cumulativas
d)- Introdução do Duplo Penalti (livre de 12 m, agora livre de 10 m)
e)- Substituições volantes em vez de se parar o jogo.
f)- Possibilidade do Guarda-Redes poder sair da área (e jogar a bola durante 4 s)
3.º- Eduardo Pinto, explicou ao pormenor o teor da reunião mantida em Lisboa com João Havelange, presidente da FIFA;
4.º- Por último Eduardo Pinto explicou em pormenor a organização do I Campeonato da Europa de Futebol de Salão organizado pela sua Associação, que trouxe à tona da área os objectivos pouco sérios dos dirigentes da Associação de Futebol de salão de Lisboa explicando os motivos porque considerava que a postura desses dirigentes era exclusivamente comercial.
A intervenção de Eduardo Pinto durou cerca de 2 horas, sendo seguido com muito interesse por todos os presentes que ouviam pela primeira vez falar de algumas questões que naturalmente os surpreendiam.
Aberto o período de discussão, seguiram-se um período de intervenção nos quais participaram 25 agentes da modalidade, sendo de realçar que a maioria deles, tinha ficado demasiado surpreendido por tudo aquilo que tinha ouvido, mas logo ali, muito dos intervenientes, endossaram ao Eduardo Pinto, desde sempre o seu timoneiro para ver bem qual seria o melhor caminho, pois eles estariam determinados a seguir as suas orientações.
Após 5 horas, foi dada a reunião por encerrada, sem se ter registado qualquer incidente.
Por esta semana é tudo, na próxima vou falar exclusivamente sobre a preparação e realização da Assembleia-geral Extraordinária que ditou o Nascimento do Futsal.
Eduardo Pinto
Pedro Costa - Treinador de Futsal

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas