terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

História do Futsal em Portugal



6º Capítulo - ESTATÉGIA DA FIFA PARA O FUTSAL

Na última semana terminei com o meu 1º encontro com João Havelange Presidente da FIFA ainda no aeroporto de Lisboa combinando comigo uma reunião no Hotel Altis, lá me dirigi para o Hotel, aguardando a chegada de João Havelange.
Passado cerca de uma hora, lá aparece a comitiva de João Havelange que é recebido com todas as honras do Hotel e de muitas outras personalidades e eu lá num cantinho do Hotel à espera, como nunca mais acabavam os cumprimentos e porque já estamos perto das 12,30h, dirigi-me a João Havelange com a intenção de lhe perguntar se me recebia naquele momento ou depois de almoço, mas não tive tempo de falar, João Havelange ao ver-me chegar junto a ele, virou-se para Fernando Martins, ex-Presidente do Benfica e João Rodrigues, presidente na altura da FPF e agarrando-me pelo braço, afirmou: Meus senhores vão-me desculpar mas tenho uma reunião importante a realizar com este meu amigo.
Lá subimos para uma suite presidencial, sentámo-nos e João Havelange começou-me a explicar os seus planos para tornar o Futsal uma modalidade de grande projecção dentro da FIFA, passado cerca de uma hora de intervenção, apresentei então a João Havelange um dossier sobre o estado da modalidade do Futebol de salão na Península Ibérica, bem como as minhas ideias sobre a organização e desenvolvimento do Futebol de Salão.
João Havelange após uma leitura muito atenta ao meu dossier, exclamou: excelente, menino, vamos para a frente mas agora vamos chamar à modalidade Futsal, para que todos os pontos negativos existentes na modalidade sejam enterrados com o nome do futebol de salão, orientando-me no sentido dos procedimentos a tomar para de imediato deixar de jogar futebol de salão em Portugal, passando a jogar com as novas regras e novo nome, o FUTSAL, ficando acordado desde logo uma reunião entre mim e responsáveis da Real Federação Espanhola de Futebol e Liga Nacional de Futbol Sala de Espanha, bem como a sua promessa de poder assistir no mais curto espaço de tempo a uma iniciativa da nossa nova estrutura a Federação Portuguesa de Futsal.
Em síntese o plano acordado com João Havelange, aqui revelado publicamente pela primeira vez, consistia no seguinte:
1.º- Abandono imediato da prática do Futebol de Salão, implicando naturalmente o nosso abandono da Federação Portuguesa de Futebol de Salão (da qual eu era o Presidente-Adjunto).
2.º- Divulgação imediata num Open de Futsal das novas regras da modalidade.
3.º- Criação de uma estrutura Federativa, a Federação Portuguesa de Futsal, cujo objectivo seria concentrar toda a actividade do Futsal e Futebol de Salão, acabando com a Federação Portuguesa de Futebol de Salão.
4.º- Criação de um movimento ibérico tendo em vista a integração na real federação espanhola de Futebol de todas as estruturas do Futebol de Salão em Espanha.
5.º- E por último a integração da Federação Portuguesa de Futsal dentro do seio da Federação Portuguesa de Futebol, com o estatuto de órgão autónomo.
Estamos em Março do ano de 1991, perante este cenário fantástico, não tive qualquer dúvida, messe mesmo dia registamos em Lisboa a Federação Portuguesa de Futsal e mal chego ao Porto, marco uma reunião com toda a Direcção da Associação de Futebol de Salão do Porto, da qual ocupava o cargo de Presidente da Direcção, nessa reunião que demorou cerca de 6 horas, fica determinado por unanimidade a seguinte estratégica:
1.º- A Direcção da AFSP vai defender a prática do Futsal junto dos seus filiados;
2.º- Solicitar à Federação Portuguesa de Futebol de Salão a autorização (que não veio a ser concedida) para que todos os Clubes da AFSP participantes nas provas nacionais sejam dispensados do fim-de-semana seguinte, em virtude da realização nesse dia de uma Reunião Geral de Clubes da AFSP.
3.º- Apesar da firme disposição dos dirigentes da AFSP na implantação imediata do Futsal, os Clubes é que tinham de decidir qual o caminho a seguir, pelo que iríamos juntar todos os elementos disponíveis sobre a nova modalidade o Futsal para serem apresentados aos filiados não numa Assembleia-geral, mas sim numa reunião, realizada nesse fim-de-semana, no Hotel Tuela no Porto, para que posteriormente todos os filiados já na posse de todos os elementos disponíveis, pudessem em consciência decidir o caminho a seguir.
Por hoje é tudo, na próxima o clima irá aquecer com a famosa reunião do Hotel Tuela e da Assembleia Histórica que ditou o nascimento do Futsal em Portugal.
Eduardo Pinto, Ex-Presidente da Federação Portuguesa de Futsal e ex-Vice presidente do Coimbrões.
Pedro Costa - Treinador de Futsal
Página Inicial

1 comentário:

  1. Pedro, continuas a dar cartas e ensinar a nós leigos o desenvolvimento desta modalidade tão na moda.

    O Desportugal já parece a Torre do Tombo - é só história - aqui aprende-se pessoal!

    Já agora como anda o teu Santa Cruz? Já chegaram ao 1º lugar?

    Olha este fim-se de semana participei num torneio de empresas de FUTSAL e se queres saber os resultados não foram nada positivos. Só para te rires, levámos da melhor equipa do grupo 12-0 (BMW). Quando me derem as fotos envio-te. Pelo menos a nível dos equipamentos desportivos, fomos campeões - o nosso patrocionador - Uma empresa da Castrol deu-nos os novos equipamentos da selecção de Portugal.

    Fica nem e aquele abraço

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas