domingo, 10 de fevereiro de 2008

História do Futsal em Portugal



5º Capítulo - JOÃO HAVELANGE NA ORIGEM DO FUTSAL EM PORTUGAL

João Havelange, o mesmo que recentemente foi tornado no mais recente Sócio Honorário de Vila Nova de Gaia, teve uma importância decisiva na implantação do Futsal em Portugal.

Antes de mais convém recordar que João Havelange é um perfeito conhecedor do Futebol praticado em Pavilhões, tendo mesmo nos anos 70 desempenhado as mais altas funções no Panorama do Futebol de Salão Mundial, nomeadamente como Dirigente da FIFUSA, Federação Internacional de Futebol de Salão, instituição tão importante à data, que viu o seu Presidente transitar para a Presidência da FIFA.
Chegado à FIFA João Havelange, começa a mudar as mentalidades dos dirigentes do Futebol Internacional, incutindo-lhes o gosto pelo Futebol de Salão começando desde logo a dar uma maior importância à variante liderada pela FIFA, o Futebol de 5.
Voltemos a Portugal, como se recordarão dos últimos artigos, após o Europeu de Futebol de Salão, iniciei uma pesquisa pelo Mundo tendo em vista poder analisar a verdadeira força do Futebol de Salão, numa dessas minhas aventuras, cheguei à fala com Alberto Melo e Filho, Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, tornando-me rapidamente num seu amigo privilegiado, falando diariamente com ele apesar de separados por milhares de km.
Melo e Filho, começa então a convencer-me do crescimento do movimento internacional que liderava, na criação de uma nova modalidade, o Futsal, cujo objectivo passaria por aglutinar no seio da FIFA as duas modalidades de Futebol praticadas em pavilhão o Futebol de Salão e o Futebol de 5, confesso que desde a primeira hora que fiquei fascinado com o projecto, não só pelo junção das duas modalidades, o Futebol de Salão e o Futebol de 5, mas sobretudo pelo facto de ter, desde logo a noção, que a modalidade liderada pela FIFA iria rapidamente ter uma maior projecção.
Durante uma das nossas inúmeras conversas, Melo e Filho, informa-me que já falou em mim ao Presidente da FIFA, João Havelange, que estava a dar grande força ao projecto, sendo sua intenção a exemplo do Futebol, criar de imediato uma Comissão executiva dentro da FIFA que se preocuparia exclusivamente com o Futsal, comissão essa que iria aglutinar numa primeira fase os principais Dirigentes internacionais do Futebol de 5 e do Futebol de Salão, perguntando-me se pretendo ter alguma reunião com ele, visto a sua deslocação a Portugal para participar no Sorteio do Mundial de Sub-20 a realizar no nosso país.
Obviamente não resisti e disse-lhe que estava disponível para ter uma reunião com João Havelange, no entanto perguntei-lhe, como é que um dirigente como eu iria falar com João Havelange, no meio de tanta gente que por certo o iria receber ao Aeroporto, então lá combinamos que quando João Havelange entrasse no aeroporto eu dirigia-me a ele e dizia-lhe que era o Eduardo Pinto e ele me diria o que fazer.
Então lá chegou o dia D, e o Eduardo Pinto na companhia do Eng. João Rocha, actual coordenador nacional da Federação Portuguesa de Futebol e na altura Vice-presidente na Associação de Futebol de Salão do Porto, lá nos dirigimos para as chegadas internacionais, como o avião não chegava, acordamos que o Eng. João Rocha avançaria para o registo Nacional de Pessoas Colectivas, para registar a Federação Portuguesa de Futsal.
E então lá chegou o grande momento, João Havelange entra na gare e eu começo a dirigir-me a ele, reparo que atrás de mim, João Rodrigues Presidente da Federação Portuguesa de Futebol na companhia de outros dirigentes da FPF, também se dirigem ao Presidente da FIFA, de acordo com o combinado, entrego-lhe um bilhete, que diria, sou o Eduardo Pinto, dirigente do Futebol de Salão e amigo do Melo e Filho, ainda Havelange lia o bilhete e chega João Rodrigues que lhe pergunta, o que se passa?

Respondendo Havelange: Estou a falar com o meu amigo Eduardo Pinto, sobre Futsal, informando-me que iria dar no Aeroporto uma conferência de imprensa ali mesmo no Aeroporto e que eu deveria ir ter com ele ao Hotel Altis.
Meio abananado, lá me dirigi para o Hotel Altis, sempre a pensar se era mesmo verdade o que me estava a acontecer. Bem por hoje é tudo, veja a transformação verificada nas duas horas seguintes, e o impacto que tiveram no nascimento do Futsal em Portugal.
Adriano Pinto

Pedro Costa - Treinador de Futsal


Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas