sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Brasileiros vão e vem no mercado de transferências.

adriano_sao_paulo_desportugal

Passado o dia 31 de janeiro, as equipes brasileiras buscam reformular seus elencos para mais uma longa temporada pela frente. Muitas destas equipes se desfizeram de diversos jogadores e buscam peças novas no exterior (mais precisamente, no mercado europeu e asiático).

O São Paulo FC, actual bicampeão nacional e forte candidato a mais uma conquista, contratou por empréstimo de seis meses dois jogadores. O primeiro é o atacante Adriano, do Inter de Milão, e o outro, o meia Fábio Santos, do Lyon. A expectativa é maior sobre o “avançado” da Seleção Brasileira do Mundial de 2006, que busca voltar aos bons tempos após vários e complicados problemas pessoais.

Por outro lado, o zagueiro e revelação Breno (18 anos) mudou-se para Munique, onde atuará pelo Bayern. O preço? Especula-se 14 milhões de euros. Também saíram os atacantes Aloísio (futebol árabe) e Leandro (futebol japonês).

Outro que contratou bem foi o Fluminense, mas com ressalvas. O qualificado atacante Washington, máximo goleador do Brasileirão em 2005 com 33 gols. Também vieram os atacantes Conca e Leandro Amaral, do Vasco, e Dodô, do Botafogo. Aí está o problema. São muitos jogadores para o ataque, o que pode se tornar um problema para o treinador Renato
Portaluppi (campeão mundial com o Grêmio em 1983).

Voltamos a São Paulo. Até o fechamento deste artigo, o jogador mais cobiçado do futebol brasileiro, Diego Souza, do Benfica, fechava contrato com o Palmeiras para o ano (cogita-se que o Verdão oferecera mais de 3,7 milhões de euros pelo atleta, principal destaque do Grêmio em 2007). O Palmeiras também trouxe Élder Granja, do Internacional.

Já o Corinthians, rebaixado para a Segunda Divisão, anunciou várias (e boas) contratações. Entre outros, vieram o meia Acosta (vice-artilheiro do último Brasileirão pelo Náutico), o zagueiro William (ex-Grêmio), o atacante Herrera (ex-Grêmio), o lateral Alessandro (ex-Santos) e o zagueiro Chicão (ex-Figueirense). Com uma boa base montada pelo técnico Mano Menezes, o Timão dificilmente deixará de figurar na Série A de 2009.

Por sua vez, o Flamengo foi um dos que contratou muito bem. Levou o bom zagueiro Rodrigo (Dínamo de Kiev), o volante Jônatas (Espanyol), o meia Kleberson (campeão do mundo com a Seleção em 2002) e o meia Marcinho (ex-Atlético Mineiro), entre outros.

O Santos confirmou o zagueiro Betão, do Corinthians, e praticamente fechou com os meias Hugo e Souza, do São Paulo. Os principais que deixaram o clube da Vila Belmiro foram Pedrinho (para os Emirados Árabes), além, é claro, do técnico Vanderlei Luxemburgo, ex-Real Madrid – mudou-se para o Palmeiras. Já o Cruzeiro repatriou o meia Fabrício (ex-Corinthians), o lateral Apodi (ex-Vitória) e o atacante Marcel (ex-Benfica). Saíram Alecsandro (ex-Sporting), rumando ao futebol árabe, e Carlinhos Bala, bom atacante que prorrogou o empréstimo com o Sport.

Mas há também os jogadores pouco conhecidos que se mudam para o exterior. Marcelinho saiu do Náutico e rumou para o União Leiria. Márcio Santos fez o caminho contrário: do Tianjin (China), vai para o Náutico. Enrico, do Atlético Mineiro, confirmou no Djurgarden sueco. São aquelas transferências que me fazem pensar por que eu não tentei seguir carreira...

Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Foto: atribunamt.com.br
Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas