quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Taça UEFA : Resultados da 5ª jornada - Braga vence Estrela Vermelha por 2-0 e está nos 16 avos-de-final

Festa do Braga após apuramento para próxima fase da UEFA

O Sp.Braga ultrapassou pelo segundo ano consecutivo, a fase de grupos da Taça UEFA e conseguiu ainda o facto inédito de ajudar o futebol português a somar 4 equipas nas provas europeias no mês de Fevereiro. Ao ganhar ao Estrela Vermelha, por 2-0, os bracarenses juntaram-se ao Benfica e ao Sporting nos 16 avos-de-final. Com o segundo lugar no Grupo F, o Braga irá jogar com uma das equipas vindas da Liga dos Campeões. Como não pode encontrar-se com benfiquistas e sportinguistas, o adversário dos minhotos sairá do seguinte lote de clubes: Marselha, Rosenborg, Werder Bremen, Glasgow Rangers, PSV e Slavia Praga.
O sorteio é sexta-feira.

Já eliminado e sem nada a perder, o Estrela Vermelha surgiu atrevido em Braga, tendo mesmo mais tempo de posse de bola durante os primeiros dez minutos. No entanto, a equipa da casa, que até esse momento parecia estar a acusar a pressão de ter de ganhar, marcou na primeira vez em que chegou com perigo à área adversária. Wender passou bem por Basta no lado esquerdo, antes de cruzar com precisão para a conclusão de Linz ao segundo poste (vídeo). O tento, obtido logo aos 11 minutos, abria ainda mais as portas do apuramento, totalmente escancaradas na eventualidade de novo golo bracarense.

Os visitantes não desanimaram e poderiam mesmo ter empatado apenas três minutos volvidos, mas Segundo Castillo cabeceou à figura de Paulo Santos. Novo aviso foi dado aos 20 minutos, quando Koroman rematou forte de pé esquerdo, correspondendo o guardião português com mais uma defesa atenta. O Braga, que após marcar tinha voltado a revelar problemas na condução do seu jogo, desperdiçou uma soberana ocasião para ir para o intervalo a vencer por 2-0. Linz quis retribuir a assistência de Wender e isolou o brasileiro aos 42 minutos, mas Banovic efectuou uma defesa providencial e impediu o extremo de festejar.

Wender marcava o segundo golo do Braga frente ao E.Vermelha

Os minhotos regressaram dos balneários bem mais tranquilos. Quem pagou a factura foram os sérvios, que passaram a sentir mais dificuldades, ao mesmo tempo que revelavam desconcentração no seu sector mais recuado. Vandinho foi o primeiro a aproveitar essas veleidades, mas o seu remate em jeito não logrou iludir Banovic. Linz, com a baliza totalmente à sua mercê, atirou por cima da barra três minutos volvidos, isto numa altura em que era evidente a superioridade da equipa de Manuel Machado.

E o 2-0 acabou mesmo por surgir aos 66 minutos, na sequência de um rápido contra-ataque. Wender apareceu em progressão na esquerda, bailando perante Djordjevic e rematando forte de pé esquerdo, sem hipóteses de defesa para o guardião contrário(vídeo).

Luca Toni destroçou Aris de Salónica com 4 golos seus

A vitória por dois golos garantia automaticamente o apuramento dos minhotos, mas ganhar seria suficiente, já que o Bayern Munique vs Áris não terminou empatado. Os alemães puxaram dos galões de favoritos e golearam os gregos por 6-0 com o italiano Luca Toni a fazer os primeiros quatro golos! (Ainda Kahn critíca o colega!) Os ingleses do Bolton agradeceram, pois assim também seguem em frente, no terceiro lugar.

Getafe e Anderlecht (Grupo G) e Galatasary (H) foram as outras equipas que se apuraram para os 16 avos-de-final - hoje são conhecidas as últimas seis -, já que a última jornada do Grupo E servia apenas para distribuir os três lugares por Bayer Leverkusen, Spartak Moscovo e Zurique.
A liderança do Grupo E mudou para a equipa alemã, que goleou fora o Zurique (0-5) e beneficiou da derrota do Spartak Moscovo no campo do Toulouse (2-1). Os russos cairam para o segundo lugar, mantendo-se os suíços na terceira posição.

Milagroso foi o apuramento do Anderlecht e, sobretudo, do Galatasaray. Os belgas perderam (2-1) no campo do Getafe - os espanhóis garantiram a vitória no Grupo H -, mas conseguiram segurar o terceiro lugar já que o Hapoel Telavive foi derrotado em casa pelos dinamarqueses do Aalborg, por 1-3. Se os israelitas tivessem ganho, o Anderlecht ficaria de fora.

O Galatasaray garantiu o último lugar disponível no Grupo H apesar de não ter ido além de um empate sem golos, em casa, com o Áustria Viena. Os turcos partiam com um ponto de atraso em relação ao Panionios, que recebia o Bordéus, e estiveram eliminados até aos 87 minutos do jogo na Grécia. Foi nesta altura que Moimbe fez o 3-2 final a favor do Bordéus, que esteve a perder por 0-2. O ponto com o Áustria Viena apurou os turcos, em vantagem sobre os gregos no desempate pela diferença de golos marcados.

Resultados da 5ª jornada da Taça UEFA 2007/2008

Grupo E

Zurique - Bayer Leverkusen, 0-5 (Gresko 19', Bulykin 23', 57', Barnetta 50', Kiessling 80')
Toulouse - Spartak Moscovo, 2-1 (Santos 41', 53'; Dzyuba 61')

Grupo F

Sp. Braga - Estrela Vermelha, 2-0 (Linz 11', Wender 66')
Bayern Munique - Aris Salónica, 6-0 (Luca Toni 25', 38', 64', 66', Lell 78', Lahm 81')

Grupo G

Getafe - Anderlecht, 2-1 (Pablo Hernández 6', Celestini 50', Théréau 91')
Hapoel Telavive - Aalborg, 1-3 (Fábio Júnior 46'; Risgard 27', Jakobsen 50' gp, Enevoldsen 65')

Grupo H

Panionios - Bordéus, 2-3 (Djebbour 5' gp, Makos 20'; Cavenaghi 39', 75', Moimbe 86')
Galatasaray - Áustria Viena, 0-0

Classificação final dos Grupos E, F, G e H da Taça UEFA 2007/2008



Vídeos

Bayern Munique 6-0 Aris Salónica
Luca Toni 25', 38', 64', 66'
Lell 78'
Lahm 81'


Getafe 2-1 Anderlecht
Pablo Hernández 6'
Celestini 50'
Théréau 91'












Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: Reuters

Página Inicial

3 comentários:

  1. Parabens ao Braga pela passagem para a proxima fase.

    Agora é esperar que tanto o Braga, como o Benfica e Sporting, façam boa figura nesta competiçao, que cheguem o mais longe possivel, e assim dignifiquem Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que o Braga tem condições de discutir o apuramento com todos os mencionados. Sendo certo que o PSV e o Werder Bremen seriam os mais difíceis e Slavia o mais acesivel.

    Cump e Boas Festas para todos

    ResponderEliminar
  3. Um jogo equilibrado e inteligente por parte do Braga, com uma vitória que acaba por ser natural!

    Defesa concentrada, meio campo consistente e ataque eficaz! Não se pode pedir muito mais!

    Excelente a passagem aos 16 avos de final, mais um factor de crescimento para o Braga

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas