domingo, 16 de dezembro de 2007

Mundial de Clubes 2007 - Milan festeja quarto título mundial.

Paolo Maldini levanta a Taça de Campeão do Mundo de Clubes 2007

O AC Milan derrotou o Boca Juniors por 4-2, neste domingo, para sagrar-se o primeiro clube europeu campeão do mundo desde o Porto (2004), além de ser o maior vencedor de torneios mundiais (agora, são quatro conquistas). O jogo, em Yokohama, teve como destaques o brasileiro Kaká - um golo e duas assistências, e Felippo Inzaghi, que bisou.

A equipa rossonera contou com suaequipa óbvia, com Seedorf e Kaká abastecendo Inzaghi no comando de ataque. Pelo Boca Juniors (sem Riquelme, que não foi inscrito a tempo), Palermo e Palacio tinham a condição de levar perigo à baliza de Dida.

O jogo começou equilibrado, mas aos 21 minutos Kaká encontrou Inzaghi sem marcação na entrada da área. Ficou fácil: Milan 1 a 0. Porém, um minuto depois, o sistema defensivo milanista apenas olhou Cardozo subir livre para igualar o marcador. O jogo estava aberto e ainda teve polémica aos 42’: Ambrosini foi derrubado na área, grande penalidade não marcada pelo árbitro mexicano Marco Rodriguez (conhecido pelo Conde Drácula).

A segunda parte teria ainda mais emoção. Logo aos 51’, Pirlo cruzou, Ambrosini não dominou e a bola sobrou com Nesta, que finalizou sem chances para Caranta, Milan 2-1. O jogo ficou fácil para os italianos, com Kaká tendo mais liberdades para atacar, sobretudo pela esquerda.

E assim foi. Aos 60’, o brasileiro (que deve ser nomeado como melhor do mundo pela FIFA nesta semana) passou por Maidana e chutou entre as pernas do guarda-redes Caranta, 3 a 1. Tudo simples e aos 65’, Seedorf passou para Kaká, que assistiu Inzaghi facturar o quarto golo da equipa de Carlo Ancelotti.

Káká e Inzaghi foram fundamentais na viória sobre o Boca Juniors

Caranta ainda seria chamado a intervir em outras ocasiões, assim como Dida, que viu uma bola no poste em chute de Ibarra. Aos 85’, os argentinos descontaram com Ledesma, que viu sua conclusão ser desviada por Ambrosini para as redes (4-2). Ainda tivemos duas expulsões nos minutos finais: Kaladze e Ledesma.

Ao final da partida, o Milan festejou seu 18º título internacional, um verdadeiro recorde. Ao Boca, restou a consolação para sua "hinchada" (adeptos), que cantaram o jogo todo no Japão. Na disputa pelo terceiro lugar, os japoneses do Urawa Red Diamonds ganharam dos tunisianos do Etoile du Sahel (2-2 nos 90 minutos, 4-2 nos pênaltis).

Vídeo

AC Milan 4-2 Boca Juniors (final do Mundial de Clubes 2007)

Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)

Fotos: Gazetta dello Sport

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

4 comentários:

  1. Grande Milão. Esres são os verdadeiros campeões da Europa e uma geração magnifica que talvez tenha terminado hoje com a saida de Maldini.

    ResponderEliminar
  2. Expliquem-me como é que o Milan ganhou o quarto Campeonato do Mundo, se esta é a quarta edição e as outras três foram ganhas por clubes brasileiros?

    Devem estar a considerar a European/South American Cup, organizada pela CSF e a UEFA, como Campeonato do Mundo! Neste caso no ano 2000 houve dois clubes campeões do mundo. E consideram que algumas confederações têm o direito (para além da FIFA) de organizar campeonatos do mundo excluindo as outras. Sendo assim, então, a Taça Afro-Asiática também poderia ter sido um Campeonato do Mundo, ou até a Taça Inter-Americana.

    ResponderEliminar
  3. "It proved fourth time lucky for Europe at the FIFA Club World Cup in Japan. After seeing their representatives lose out to South American opposition in the first three editions, Europe finally got its hands on the coveted prize.", no sítio da FIFA.

    http://www.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/index.html

    ResponderEliminar
  4. Sim, considerando as demais competições, realizadas entre os clubes da América do Sul e Europa.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas