sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Taça UEFA : Resultados da 3ª jornada - Braga empata 1-1 frente ao Bayern de Munique

kahn e Linz pegaram-se no Braga vs Bayern

O Braga apesar de não estar a fazer um campeonato ao nível das últimas épocas, demostra na Europa níveis de maturação bastante aceitáveis como ficou provado esta noite no Estádio AXA empatando 1-1 com o todo poderoso alemão Bayern de Munique.

Os minhotos não se amedrontaram, perante o favorito nas casas de apostas à conquista da Taça UEFA e deram uma excelente imagem do futebol português e da sua evolução nas competições europeias. Frente a um conjunto que nunca perdeu em Portugal (soma agora três vitórias e sete empates) e, em 20 jogos com equipas lusas, só caiu perante o FC Porto na final da Taça dos Campeões de 1986/87 (1-2), o Braga criou ocasiões suficientes para vencer o colosso alemão.

O encontro começou vivo, com os minhotos a ameaçarem logo aos três minutos, num cabeceamento falhado de Vandinho, isolado por João Pereira, e os germânicos a responderem num remate frontal de Van Bommel, aos seis, e num desvio de Klose, aos 10minutos. As emoções passaram, então, a ser espaçadas, com Linz a bater Kahn, mas após falta, inexistente, de Wender sobre Lúcio, aos 22 minutos, e o Bayern a estar perto do golo aos 32, num cabeceamento de Toni e num remate de Lúcio, após o respectivo canto.

Os alemães ainda voltaram a assustar, numa tabela entre Ribéry e Klose, mas os últimos minutos foram completamente dominados pelo Braga, que aos 36, quase viu Lúcio marcar na própria baliza, depois de mais uma grande jogada de João Pereira na direita.

A equipa "arsenalista" continuou em grande e Wender só não marcou aos 40 minutos, após passe de Brum e assistência de cabeça de Linz, porque Kahn efectuou uma defesa extraordinária, voltando a brilhar aos 45, após mais um remate perigoso do brasileiro.

Depois foi ver o "velho" Kahn a tentar agredir Linz. O árbitro não considerou a "peitaça" do bávaro ao austríaco como tentativa de agressão, advertindo os dois. Caso, apenas, registasse o comportamento antidesportivo de Kahn, seria penálti.

Klose comemorava o golo em Braga

Depois de acabar a primeira parte e prometer marcar, o Braga entrou da pior maneira na segunda. Logo aos 47 minutos, Luca Toni surgiu sem marcação na esquerda, após passe de Demichelis, e centrou para o segundo poste, onde Klose, sozinho, só teve de encostar.

O Braga não acusou o "golpe" e respondeu quase de imediato, mas Paulo Jorge cabeceou sem perigo (49 minutos), Linz e Vandinho atrapalharam-se na hora de rematar (51) e Demichelis imitou Lúcio, ao falhar por pouco o golo... na própria baliza (54).
Antes, aos 52 minutos, Manuel Machado já tinha trocado Vandinho por João Pinto e, aos 58, continuou, firme, a apostar no ataque, colocando Jaílson no lugar de Stélvio.

Em contra-ataque, o Bayern podia ter sentenciado, aos 66 minutos, por Ribéry, mas, na jogada imediata, foi o Braga a empatar: Wender serviu Linz, que, na área, dominou bem e rematou colocado, com a bola a bater no poste direito e a entrar.

Com o empate, Manuel Machado "retrocedeu", trocando Wender por Madrid, enquanto o Bayern voltou a tornar-se perigoso, mas, aos 80 minutos, foram os locais que quase marcaram de novo, num cabeceamento de Paulo Jorge, após canto de João Pinto, salvo por Lahm.

Na parte final, os "arsenalistas" quiserem sempre mais chegar ao golo, perante uns alemães conformados com o resultado, que lhes permite continuar a liderar o agrupamento, mas Jaílson, após jogada individual, viu o seu remate esbarrar na muralha contrária.

Os alemães lideram o grupo, com cinco pontos, mais um que os gregos do Aris Salonica, próximos adversários dos minhotos, que, em Bolton, viram o apuramento para os 16 avos-de-final fugir-lhes no último minuto dos descontos (93), altura em que um compatriota (Giannakopoulos) fez o golo do empate (1-1).

Outros jogos

As primeiras equipas a garantir o apuramento para a próxima fase da competição foram o Panathinaikos (Grupo B) e o Helsinborg (H) de Henrik Larsson. Os gregos, que são treinados pelo português José Peseiro, asseguraram um dos três primeiros lugares do grupo mesmo sem jogar, enquanto a formação sueca, que bateu o Áustria de Viena (3-0) e soma sete pontos, já não poderá ser ultrapassada por duas equipas a austríaca e os turcos do Galatasaray.

Esta jornada determinou já a eliminação de três equipas Larissa (Grupo A), Rennes (D) e Toulouse (E), sendo que, em três jogos, só o segundo conseguir somar um pontito. Hapoel Telavive (G) e Galatasaray (H), que tinham duas derrotas, conseguiram evitar o afastamento ao vencerem fora os espanhóis do Getafe (1-2) e os gregos do Panionios (0-3).

À porta da qualificação ficaram as equipas do Hamburgo (D) e do Zurique (E), que somaram a segunda vitória, em dois jogos, ao baterem em casa o Rennes (3-0) e o Toulouse (2-0), consumando a eliminação do duo francês.

Destaque ainda para a vitória do Atlético de Madrid (2-0 ao Aberdeen), sendo que Simão e Maniche saltaram do banco, com o extremo a estar na origem do segundo golo - rematou ao poste, num livre directo, com a bola a tabelar depois no guarda-redes Langfield e a entrar para a baliza. Registo também para a recuperação do Tottenham, que anulou dois golos de desvantagem para vencer os dinamarqueses do Aalborg (3-2), em Londres

Resultados da 3ª jornada da Taça UEFA 2007/2008

Grupo A

Zenit - Nuremberga, 2-2 (Pogrebnyak 76' e Ionov 79'; Charisteas 26' e Benko 83')
AZ Alkmaar - Larissa, 1-0 (Dembele 77')

Grupo B

Lokomotiv Moscovo - Copenhaga, 0-1 (Nordstrand [gp] 62')
Atlético Madrid - Aberdeen, 2-0 (Forlan 45' [gp] e Langfield 61' [pb])

Grupo C

Elfsborg - Mlada Boleslav, 1-3 (Svensson 32'; Taborsky 67', Mendy 80' e Vorisek 90')
AEK Atenas - Fiorentina, 1-1 (Osvaldo 28'; Balzaretti 34')

Grupo D

Hamburgo - Rennes, 3-0 (Van der Vaart 30', Choupo-Moting 83' e
Zidan 90' [gp])
Brann - Dínamo Zagreb, 2-1 (Bjarnason 45' [gp] e Bakke 72'; Vukojevic 48')

Grupo E

Sparta Praga - Spartak Moscovo, 0-0
Zurique - Toulouse, 2-0 (Tihinen 41' e De Araújo aos 68')

Grupo F

Bolton - Aris Salónica, 1-1 (Stelios 93'; Calvo 44')
Sp. Braga - Bayern Munique, 1-1 (Linz 66'; Klose 47')

Grupo G

Getafe - Hapoel Tel Aviv, 1-2 (Badir 5' e Dego 31')
Tottenham - Aalborg, 3-2 (Berbatov 46', Malbranque 51' e Bent 66' ; Enevoldsen 2' e Risgard 37')

Grupo H

Panionios - Galatasaray, 0-3 (Calik 50', Song 63' [gp] e Sukur 83')
Helsingborg - Áustria Viena, 3-0 (Skúlason 47' e Omotoyossi 66' e 70')

Classificação da fase de Grupos da Taça UEFA 2007/2008

Classificação da fase de Grupos da Taça UEFA 2007/2008 à 3ª jornada

Vídeos

Sp. Braga 1-1 Bayern Munique
Klose 47'
Linz 66'



Bolton 1-1 Aris Salónica
Stelios 93'


Atlético Madrid 2-0 Aberdeen
Forlan 45'
Langfield 61'











Tottenham 3-2 Aalborg
Enevoldsen 2'
Risgard 37'
Berbatov 46'
Malbranque 51'
Bent 66'


Hamburgo 3-0 Rennes
Van der Vaart 30'
Choupo-Moting 83'
Zidan 90'


AZ Alkmaar 1-0 Larissa
Dembele 77'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: Reuters

Página Inicial

3 comentários:

  1. Bom jogo e bom resultado.

    E assim se comprova que, havendo vontade e ambição, o futebol português não tem de ficar restringido aos 3 estarolas.

    Segundo as minhas contas uma vitória em casa sobre o Estrela Vermelha deve chegar para assegurar a passagem à fase seguinte. E tudo o que se conseguir em Salónica é ganho... Força Braga!!!

    ResponderEliminar
  2. Bom jogo do Braga, que mereceu somar este ponto!

    Perante um grande europeu, jogou de igual para igual e sem medos, e acabou por merecer chegar ao empate. Tiveram algumas ocasiões de golo, por isso a vitória não seria descabida, porém o resultado é aceitável.

    Assim sendo, está tudo em aberto para conseguírem os seus objectivos que é passar à próxima fase, e este Braga tem futebol para ir conquistar pontos à Grécia e para vencer no último jogo o Estrela Vermelha.

    ResponderEliminar
  3. SCBRAGA jogou muito bem, a haver um vencedor só poderia ser o Braga. Fico contente pela boa exibição da equipa mas, por outro lado, pareceu-me que o Braga poderia ter ganho o jogo!
    O árbitro é que, enfim...Muito mal.
    Faltam 2 jogos e é perfeitamente possível o Braga passar à fase de grupos!
    Força ENORME SCBRAGA!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas