domingo, 25 de novembro de 2007

Sorteio dos grupos da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo 2010 : Portugal com tarefa difícil

A sorte de Portugal na fase de qualificação para o Mundial 2010 na Àfrica do Sul

O sorteio da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo 2010 efectuado, em Durban, Àfrica do Sul não foi lá muito generoso com Portugal, que vai ter como adversários Suécia, Dinamarca, Hungria, Albânia e Malta todos inseridos no Grupo 1.
A Croácia, que era cabeça-de-série, tal como a selecção portuguesa, tem mais razão de queixa calhou-lhe, outra vez, a Inglaterra, no que se anuncia, desde já, como um dos duelos mais palpitantes.

O primeiro classificado de cada grupo apura-se directamente para o Mundial 2010, enquanto os oito melhores segundos classificados poderão ainda disputar uma eliminatória a duas mãos, de onde sairão mais quatro apurados da zona europeia.

A Selecção Portuguesa vai encontrar na corrida ao Mundial de 2010 cinco «velhos conhecidos», frente aos quais tem um balanço claramente positivo, embora, globalmente, más recordações de anteriores grupos de apuramento.

Quando encontrou Suécia, Dinamarca, Hungria, Albânia e Malta em qualificação para Europeus e Mundiais, Portugal só logrou chegar à fase final três vezes, «caindo» em nove, mas, em jogos oficiais, só perdeu e apenas tem desvantagem com os suecos. Em 13 embates com os nórdicos, Portugal soma três vitórias (duas em jogos oficiais), quatro empates (dois) e seis derrotas (quatro), mas já não perde desde 14 de Novembro de 1984, quando cedeu em Alvalade (1-3), em encontro de apuramento para o Mundial de 1986. Depois desse embate, a formação das «quinas» venceu três jogos e empatou dois, incluindo um triunfo (1-0) e um empate (1-1) na corrida ao Europeu de 1998 e uma vitória (2-3) em Estocolmo, num particular realizado em 2002, sob o comando de Agostinho Oliveira.
Face aos suecos, Portugal caiu na fase de qualificação para os Europeus de 1968 e 1988 e para o Mundial de 1982, mas logrou o apuramento para o Mundial de 1986, graças precisamente a excelente arranque em Estocolmo, com uma vitória (1-0).

Por seu lado, e quando teve pela frente a Dinamarca, a Selecção lusa nunca seguiu em frente para a fase final, o que aconteceu na qualificação para o Europeu de 1972 e o Mundial de 1978, mas isso não aconteceu por culpa dos «vinkings». O conjunto nórdico venceu o último «duelo» com Portugal (4-2) mas essa é a única derrota lusa, que, nos anteriores oito confrontos, somou sete vitórias e cedeu apenas um empate (1-1). Em qualificação, a formação das «quinas» venceu os quatro embates com os dinamarqueses.

Frente à Hungria, o registo luso é quase perfeito e as recordações são as melhores: no Mundial de 1966, Portugal arrancou rumo ao bronze com um triunfo (3-1) sobre o «onze» magiar, frente ao qual viria, em 1999, a assegurar um lugar no Europeu de 2000. Em 1999, na Luz, no que é ainda o último encontro entre as duas Selecções, o «onze» comandado por Humberto Coelho precisava de vencer por três golos e conseguiu (3-0). Nos outros seis embates, Portugal cedeu três empates, todos em particulares, e venceu os restantes três.

No que respeita aos confrontos com Malta, o registo só não é perfeito devido a um empate a dois golos no Funchal, em 1987, na qualificação para o Euro 88. De resto, Portugal somou sete vitórias nos outros sete encontros, todos oficias, mas só sobreviveu aos grupos com Malta na corrida ao Mundial de 1986, já que, emparelhado com esta selecção, falhou os Europeus de 1988 e 1992 e o Mundial de 1994.

Finalmente, e no que respeita à Albânia, o registo é de três vitórias em outros tantos jogos, dois na campanha falhada para o Mundial de 1998 e num particular realizado em 2003. No total, face aos cinco adversários que vai ter pela frente, Portugal conta 25 vitórias (18 em jogos oficiais), nove empates (quatro) e sete derrotas (quatro).

Composição dos Grupos da Zona Europeia para o Mundial 2010

Sorteio completo da Zona Europeia para o Mundial 2010

Aos holandeses calhou-lhes, precisamente, jogar no único grupo a cinco, com a Escócia, a Noruega, a Macedónia e a Islândia, num agrupamento em que a "Laranja Mecânica" surge como clara favorita. A Itália, campeã do Mundo, também não pode ter queixumes. No Grupo 8, Bulgária, República da Irlanda, Chipre, Geórgia e Montenegro não parecem estar à altura da "squadra azzurra".

A França (com Roménia e Sérvia), a Espanha (com Turquia e Bélgica), a Alemanha (com Rússia e Finlândia) e a Grécia (com Israel e Suíça) terão, aparentemente, tarefas bem mais complicadas.

A fava saiu, mesmo, à Croácia, que terá de voltar de jogar com os ingleses, sedentos de desforra da eliminação do Euro 2008. Esse Grupo 6 promete mesmo ser um dos mais excitantes, até porque nele também moram as imprevisíveis Ucrânia e Bielorrússia.

Composição dos Grupos da Zona Africana para o Mundial 2010

Sorteio da Zona Africana para o Mundial 2010

A selecção Angolana terá pela frente Benim, Uganda e Níger, adversários na primeira fase de grupos da ronda africana de qualificação para o Mundial'2010.

O sorteio determinou ainda que Cabo Verde tenha de defrontar os Camarões, do benfiquista Binya, do boavisteiro Essame e do leiriense N'Gal, e que Moçambique encontre pela frente a Costa do Marfim, cuja grande figura é Drogba, do Chelsea.

Mesmo assim, todos estes países de expressão portuguesa partem com boas possibilidades de seguirem em frente, uma vez que para a fase seguinte se qualificam os 12 primeiros classificados dos 12 grupos sorteados - que também se apuram para a Taça das Nações Africanas de 2010 - e ainda os oito melhores segundos - neste caso só os dois melhores vão à CAN.

Pelo caminho já ficaram Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, que nem sequer entraram neste sorteio, ao contrário do que aconteceu com a África do Sul, embora esta selecção só vá competir por uma vaga na CAN.

Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: Reuters

Página Inicial

13 comentários:

  1. Não há grupos fáceis...

    Cabe-nos a nós tornar a missão acessível, afinal de contas somos cabeças de série. Gostei de termos adversários geograficamente agradáveis...

    Lá virá o tempo que me irei preocupar com isto.

    ResponderEliminar
  2. Gostei da Hungria, Albânia e Malta, adversários acessíveis nos potes que eram. Não gostei nada de Suécia e Dinamarca, adversários muito fortes... Pior só se fosse a Inglaterra.

    Se Israel não se qualifica para este Mundial, nunca mais se qualificam para nada.

    ResponderEliminar
  3. O grupo da italia e Grécia são os mais acessiveis. Que comedia!

    o Grupo de Portugal e da Inglaterra sao capazes de ser os mais dificeis. E esses ingleses outra vez com a Croàcia, vai ser como o aço.

    ResponderEliminar
  4. Não agrada nada que estejam a Suécia e Dinamarca no nosso grupo. Toda a gente se lembra da vergonha que foi no Euro...
    Se for preciso haver resultados combinados entre as duas nós ainda nos lixamos .

    ResponderEliminar
  5. Embora seja um grupo difícil fico mais contente por saber que não vamos ter que fazer 3 deslocações à "Europa Asiática".

    A Suécia e Dinamarca dispensam apresentações. São equipas que no seu reduto ou fora têm qualidade para vencer os jogos todos (embora a Dinamarca não esteja ao nível que já nos habituou há anos) assim como a nossa selecção. É deste lote que sairá a selecção que se qualificará directamente para o Mundial e ainda a outra que se pode apurar para o Mundial.

    No entanto, Hungria e Albânia terão um papel decisivo nos primeiros lugares visto que em casa serão equipas que deverão arrancar pontos ao lote dos favoritos.

    Quanto a Malta, penso que dificlmente terá um papel preponderante neste grupo embora na fase de qualificação do Euro tenha empatado com a Turquia e complicado a vida da Grécia em casa.

    Relativamente aos outros grupos penso que o grupo 2 é o mais fraco, o grupo 3 o mais competitivo. Difícil dizer qual o grupo mais forte.

    Sobre África a única coisa que tenho a desejar é a melhor das sortes aos países lusófnos e também ao Egipto. Para quando os faraós num Mundial?

    ResponderEliminar
  6. Eu penso que neste grupo vamos precisar de uma abordagem totalmente diferente à que tivemos nesta qualificação. Para o Euro 2008, passamos porque apesar de não ganharmos aos adversários directos, não perdemos pontos com as equipas mais pequenas e isso é o que fez a diferença. Desta vez, Malta, Albânia e Hungria são tão fracas que muito dificilmente vejo-as a roubar pontos às 3 principais selecções. Pode acontecer que consigam arrancar 1 empate ou 2, mas mais que isso duvido muito. Sendo assim, os jogos com Suécia e Dinamarca são absolutamente essenciais. E não tivemos muita sorte nem com suecos nem com dinamarqueses das últimas vezes que jogamos contra eles, embora tenha sido em amigáveis.

    ResponderEliminar
  7. Muito trabalho nos avizinha...se fizermos uma camapanha semelhante a do Euro 2008 não vamos lá.

    Gostei especialmente do Grupo 6 devido à Inglaterra e Croácia se voltarem a defrontar depois do sucedido recentemente.

    ResponderEliminar
  8. No nosso grupo "temo" mais a Dinamarca, do qu'a Suécia. Ainda bem há pouco tempo perdemos com eles pesadamente, além de que é uma selecção que tem renovado bem, com jogadores como o Kahlenberg, Agger, Andreasen e mais alguns, e só não vai ao EURO devido ao castigo da UEFA num jogo contra... a Suécia!

    Compensa o facto de geográficamente, ser um bom grupo.

    Quanto ao resto do sorteio, só a Itália pode ir pensando já em reservar hóteis na África do Sul para 2010. E o Grupo 5 promete escândalo (Espanha de fora

    ResponderEliminar
  9. Grupo muito complicado, na minha opnião é mais complicado do que o grupo da qualificação pro Euro (e esse foi o que foi).

    Croacia e Inglatera again.

    Grupo 2 já começo a desconfiar desses "sorteios.

    ResponderEliminar
  10. Acho que não vai ser nada fácil, não... a Suécia e Dinamarca estão a um nivel maior que a Sérvia e a Polónia. Sempre foram seleccções muito dificéis de ultrapassar.

    ResponderEliminar
  11. Achei engraçado o Marcelo Rebelo de Sousa a dizer que ficou muito contente com o sorteio.

    "Suécia facílimo, Dinamarca facílimo, Hungria facílimo, etc"

    Era ele a dizer isto e eu a rir!

    Porqué no te callas?

    Já agora Angola pode repetir 2 presença num Mundial.

    Força Portugal e Angola

    ResponderEliminar
  12. grupo complicado, onde não me adimira que haja muitos pontos perdidos, mas é assim para os 3 candidatos á passagem.

    a hungria embora já tenha sido uma potencia e agora não seja nada de especial poderá ser importante ao fazer os favoritos perderem pontos.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas