sábado, 3 de novembro de 2007

FC Porto empata 1-1 com Belenenses e quebra série de 8 vitórias consecutivas

Jogo vivo no Dragão deu em empate (1-1)

Cá estou de volta, depois de praticamente uma semana em Londres. Já agora agradeço aqui publicamente ao Matheus Rocha e ao Oscar Vieira, terem mantido o Desportugal em dia.(Uma onda para vocês !)

Bom, quanto ao nosso campeonato, o FC Porto quebrou finalmente uma longa série de oito vitórias consecutivas e contra todas as espectativas empatou no Dragão 1-1 com o Belenenses, num dos melhores jogos até ao momento da Bwin Liga. Este resultado poderá permitir ao Benfica e Sporting reduzir distâncias, caso vencam Paços de Ferreira e Naval respectivamente.

O FC Porto foi sempre mais perigoso, especialmente nos últimos minutos do jogo, quando corria atrás do prejuízo e numa altura em que o ataque portista voltava a contar com um trio que tem dado frutos: Quaresma, Lisandro e Tarik, a que se juntara também o regressado Adriano.

Tarik fora, de resto, a surpresa no onze de Jesualdo Ferreira, que deixou o extremo no banco, para entrada de Hélder Postiga. No Belenenses, Jorge Jesus respondia com um 4x4x2 muito maleável, que em acção defensiva se transformava em 4x2x3x1 quase sempre pelo recuo de Ruben Amorim da direita para perto de Gavilán e de Weldon do ataque para a direita do meio-campo. Mas os maiores méritos do Belenenses eram a forma como era capaz de juntar linhas, dificultando a circulação de bola ao FC Porto, e o modo como saía a jogar sempre a um ou dois toques.

O técnico do FC Porto seria obrigado a mexer logo aos 11 minutos, com Lucho Gonzalez a sair lesionado e a entrar Leandro Lima para o seu lugar, o que acabaria por retirar alguma consistência à transição defesa-ataque. A equipa do Restelo não entrou no jogo com super-preocupações defensivas, mas claramente interessada em tentar fechar as linhas de passe aos «dragões», através de marcações concentradas. E estava a consegui-lo: se os «azuis e brancos» controlavam o jogo, conseguindo cedo maior tempo de posse de bola, o Belenenses cumpria bem a tarefa de perturbar as acções ofensivas. De maneira que o primeiro quarto de hora ficou marcado por algum equilíbrio, pois o ascendente portista não resultava em grande perigo.

Decorria o minuto 21, quando Hélder Postiga carimba o regresso ao onze dos dragões com o único golo do FC Porto. Paulo Assunção recupera a bola à saída da área do Belenenses, desmarca Postiga, que marca o primeiro da noite, numa jogada em que o avançado do FC Porto estava em posição irregular e Costinha poderia ter feito muito melhor.

Passado apenas um minuto, o avançado até podeira ter ampliado, mas rematou por cima. Nos últimos dez minutos do primeiro tempo, o Belenenses arriscava mais, tentando subir, aos poucos, até à grande área portista – provocando alguns calafrios à defensiva portista -, uma vez que os contra-ataques resultavam de acções individuais, raramente apoiadas.

Zé Pedro festeja o empate no Dragão

Em cima do apito para o decanso, Postiga ainda obriga Costinha a defesa apertada para canto, mas seria o Belenenses a facturar, já no segundo tempo, numa jogada criada por um dos seus jogadores mais voluntariosos: Roncatto entra na grande área, dá para Zé Pedro, que com muita calma atira para o fundo das redes (50). Jesualdo Ferreira não perdeu muito tempo para baralhar e voltar a dar: entra Tarik, sai Leandro Lima (60) – Lisandro voltou a ter a liberdade que tanto gosta e o ataque tornou-se mais perigoso -; sai Postiga, regressa Adriano (69).

Lisandro tentou no fim o seu 9º golo, mas não teve pontaria suficiente

A partir daqui, o FC Porto assumiu o jogo com maior determinação, correndo atrás do prejuízo, e instalou-se no reduto adversário, fazendo tudo para chegar ao golo, o que dava maior espaço de manobra ao Belenenses para sair em contra-ataque, agora bem mais perigoso, mas o maior trabalho da equipa do Restelo no segundo tempo foi mesmo travar o «repentino» ímpeto portista. As oportunidades portistas avolumavam-se e aos 81 a melhor de todas: Quaresma cruza, Adriando cabeceia ao poste direito, Tarik não consegue a emenda e o esférico sai ligeiramente ao lado. A partida estava muito mais aberta e interessante e os «dragões» não conseguiram, mesmo assim, evitar o empate.

Com este resultado o FC Porto perde os primeiros pontos da época, somando agora 25 pontos em nove jogos. O Belenenses é 7º classificado com 12 pontos.

Vídeos

FC Porto 1-1 Belenenses

Hélder Postiga 21´


Zé Pedro 50´


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: Reuters

Página Inicial

3 comentários:

  1. Então o Porto goza com o Benfica por entrar no guiness book por ter o maior numero de sócios e agora mandam avioezinhos de papel para quebrar o record?

    ResponderEliminar
  2. Temos tido sorte nos ultimos jogos. Hoje nao foi o caso. Estamos sempre a pensar que depois de estarmos a ganhar vamos conseguir trazer a vitoria. Temos de continuar a ter uma mentalidade ofensiva, de fazer o segundo e o terceiro golo. Finalmente acabou a pressao de ganhar os 30 jogos

    PS. Espero que o Lucho esteja bem e realmente essa ideia do~maior nº de aviões de papel! IOL!

    ResponderEliminar
  3. "o FC Porto quebrou finalmente uma longa série de oito vitórias consecutivas"....

    O que é isto?
    E já agora, se o golo do Porto foi (mesmo) irregular, a vitória do Benfica foi o quê? Generosidade do árbitro????

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas