quinta-feira, 22 de novembro de 2007

CONMEBOL: Fase de Qualificação - Paraguai lidera, Argentina perde e Brasil passa sufoco.

Paraguai lidera fase de apuramento da zona sul-americana para o Mundial 2010

Seguiram-se no meio de semana as eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2010 na zona sul-americana. Pela 4ª rodada, o Paraguai arrasou o Chile em Santiago e assumiu a primeira posição; a Argentina sofreu sua primeira derrota, na Colômbia; e o Brasil teve uma nova atuação péssima, mas conseguiu superar o time uruguaio.

No relvado do estádio Santiago, o Paraguai continuou a surpreender com um futebol muito eficaz. Mas foi num contragolope que a equipa guarani inaugurou o escore. Haedo Valdez tocou de cabeça para Cabañas, na frente do arqueiro Bravo, assinalar o 0-1. O Chile mantinha mais posse de bola, mas pouco ameaçava o guarda-redes Villar. Resultado: aos 45’, Paulo da Silva ampliou, após canto.

A segunda parte foi praticamente igual à primeira. O Chile pressionando e o Paraguai contra-atacando. E foi assim que veio o terceiro golo paraguaio. Cabañas cobrou canto e Da Silva, novamente, guardou o seu: 3 a 0. E, por num erro da arbitragem, não foi mais. Riveros teve seu golo anulado por fora-de-jogo inexistente. Aos gritos de olé dos adeptos chilenos, o Paraguai terminou o ano na liderança do apuramento.

Vamos ao estádio El Campín, em Bogotá. A selecção colombiana ficou com um jogador a mais em campo após Carlos Tevez levar cartão vermelho, depois de acertar um chute sem bola em Bustos. Mesmo assim, a Argentina de Alfio Basile contou com uma jogada genial de Lionel Messi (driblando três adversários) para sair na frente, aos 36’.

Na etapa final, os donos da casa partiram para o ataque e chegaram ao empate em mais uma cobrança de falta de Bustos (atleta do Grêmio que marcara na vitória de seu país contra a Venezuela), aos 63 minutos. Os colombianos continuavam criando chances e, à passagem do minuto 82, Rentería apareceu livre e cruzou rasteiro para o golo de Tressor Moreno, 2 a 1 e fim de jogo.

E o Brasil novamente decepcionou quem esperava um futebol melhor. A equipa “treinada” por Dunga venceu o Uruguai (2 a 1), num Morumbi que recebeu a maior renda na história do futebol brasileiro: 4.321.225.00 reais, para 65.379 pagantes. Mas o que se viu em campo foi um show... Uruguaio.

Com merecimento, a Celeste marcou aos 8 minutos: Ronaldinho Gaúcho perdeu a bola, Pereira cruzou e “El Loco” Abreu fez 1 a 0. Melhor em campo, os uruguaios estiveram perto de ampliar, mas o arqueiro Júlio César fez belas defesas em pelo menos três ocasiões.

Com Ronaldinho e Robinho mal em campo, e sua linha defensiva errando muito, o Brasil ainda assim empatou. Maicon passou para Luís Fabiano, mesmo sem ângulo, empatar aos 43’. Mas o time de Dunga manteve-se dominado pelo Uruguai no segundo tempo, tanto que com um minuto Júlio César defendia boa tentativa de Luis Suarez.

Ainda assim, a Seleção achou o golo da virada. Aos 64’, Gilberto errou o passe para dentro da área, mas Luís Fabiano aproveitou bem e chutou forte para desempatar a partida. Errando muitos passes e com atuações apagadas de boa parte do time, o Brasil acabou mesmo saindo vitorioso.

Nos demais jogos da rodada, destaque-se a grande partida entre Venezuela e Bolívia, finalizada com 5-3 em favor da seleção viñotinto. Maldonado foi um dos destaques do jogo, com um passe de nuca (!) para o segundo golo venezuelano, além de mais dois tentos na metade final da partida.

Aos bolivianos, restou consolar-se ao fato de estar em vantagem no placar por três ocasiões. A lesão do guarda-redes Arias após o time de Erwin “Platini” Sanchez já ter efectuado três substituições, e a conseqüente colocação do avançado Gutierrez na baliza foi fatal para seu selecionado.

Por fim, em Quito, o Equador somou sua primeira vitória: 5 a 1 contra o Peru (com Ayovi e Mendez a bisar), na estréia do seleccionador Sixto Vizuete pelos equatorianos. E pensar que o Brasil empatou com essa mesma selecção peruana...

Resultados da 4ª jornada da Qualificação da CONMEBOL para o Mundial 2010

Venezuela – Bolívia, 5-3 (Arismendi 19’, 39’, Guerra 81’, Maldonado 88’, 90’; M. Moreno 18’, 77’, Arce 27’)
Colômbia – Argentina, 2-1 (Bustos 62’, Tressor Moreno 82’; Messi 36’)
Equador – Peru, 5-1 (M. Ayovi 9’, 47’, Kaviedes 23’, Mendez 43’, 61’; Mendoza 85’)
Brasil – Uruguai, 2-1 (Luís Fabiano 43’, 64’; Abreu 8’)
Chile – Paraguai, 0-3 (Cabañas 23’, Da Silva 45’, Morel Rodriguez 85’)

Classificação da Fase de apuramento Mundial 2010 (Zona Sul-Americana)





Vídeos

Brasil 2-1 Uruguai


Colômbia 2-1 Argentina


Equador 5-1 Peru


Venezuela 5-3 Bolívia

Chile 0-3 Paraguai

Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: UOL / Tabela: Globo

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

1 comentário:

  1. O que é que deram de beber ao Fabiano para desatar a marcar golos no Sevilha e agora pelo Brasil.

    Esse Paraguai está a jogar bem e o quinto golo foi mto bom.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas