segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Brasileirão: Santos e Flamengo na Libertadores; mortes na Bahia.

Flamengo na Libertadores

Faltando agora apenas uma rodada para o final do Campeonato Brasileiro, resta saber apenas um classificado à Taça Libertadores e dois rebaixados. A 37ª rodada definiu as classificações de Santos e Flamengo para a principal competição de clubes da América, enquanto o Juventude foi oficialmente rebaixado.

Mas, talvez, o grande fato do futebol no Brasil neste fim de semana tenha sido a morte de pelo menos oito pessoas no desabamento de parte da arquibancada do estádio Fonte Nova, na Bahia, no jogo Bahia (campeão brasileiro de 1988) vs. Vila Nova, que definiu o acesso dos baianos para a Segunda Divisão nacional. Deixemos isso para a parte final deste texto.

No Maracanã quase lotado (87 mil pessoas ao total), o Flamengo cumpriu seu papel e derrotou o Atlético Paranaense por 2-0, e, após andar pela zona de rebaixamento no início da temporada, garante-se na Libertadores pelo segundo ano consecutivo.

O placar foi justíssimo. Em menos de 10 minutos, o time de Joel Santana criara duas boas chances (uma bola ao poste). Mas apenas aos 51 minutos saiu o gol para alegria dos rubro-negros: Souza e Renato Augusto tabelaram, e o segundo saiu na cara do goleiro para abrir o placar. Dez minutos depois, Souza passou para Juan (impedido) definir o jogo em 2-0.

No estádio da Vila Capanema, o Paraná chegou a abrir 2 a 0 no marcador contra o Santos. Primeiro com Jumar em cobrança de falta (30’), e depois em nova falta, agora com Paulo Rodrigues (71’, ambas em falhas do arqueiro Fábio Costa). Porém... Começou ali o show particular de Kléber Pereira. Primeiro aproveitou cruzamento do sérvio Petkovic e fez 2-1; depois, driblou o goleiro e deixou tudo igual; e por fim, em novo cruzamento, ele garantiu a grande vitória do Peixe. O resultado praticamente rebaixou o Paraná, que não dependerá apenas de suas (poucas) forças para tentar se manter na elite.

Rebaixamento que levou o Juventude. O clube gaúcho estava desde 1995 na “Primeirona”, mas a troca de vários técnicos ao longo do ano, uma confusão com um guru (um “bruxo” contratado no meio do ano para tentar, com as forças espirituais, salvar o clube), o Juventude fez por merecer a queda - garantida após a derrota contra o Fluminense no Maracanã, palco do maior título do clube (a Copa do Brasil de 1999).

Na briga pela Libertadores, o Palmeiras é quem chega em melhores condições à rodada final. Mesmo perdendo para o Internacional no domingo (Fernandão marcou o milésimo gol deste Brasileirão nesta partida), o Verdão tem que ganhar do Atlético Mineiro no Parque Antártica para se garantir.

O Cruzeiro torce contra o Palmeiras, além de ter uma tarefa fácil na última rodada. Encara, em casa, o América de Natal, um dos piores times da história do Brasileirão. América que perdeu para o Grêmio no sábado (0-3, com gols de Marcel e Diego Souza, do Benfica) – o Grêmio, além de vencer o Corinthians em casa no próximo domingo, precisará de tropeços de Palmeiras e Cruzeiro.

No Campeonato Brasileiro da Série B, encerrado no sábado, garantiram vagas para a elite Coritiba (campeão brasileiro em 1985), Ipatinga (estreante), Portuguesa (vice-campeã de 1996) e Vitória (vice em 1993).

Tragédia em Salvador da Bahia com queda de parte da bancada - resultado 8 Mortos

Na Série C (Terceira Divisão), a classificação do Bahia para o segundo escalação do futebol nacional (ao empatar com o Vila Nova sem gols) ficou sem segundo plano. A superlotação do estádio da Fonte Nova, somada a precariedade do estádio combinaram em, no mínimo, oito mortes.

Um degrau da arquibancada cedeu e fez com que algumas pessoas caíssem de uma altura de aproximadamente 20 metros. Há registros de mais de vinte feridos, alguns com gravidade. O estádio, com capacidade para 60 mil torcedores, recebeu lotação máxima durante a partida, e ao final da mesma, quase 10 mil “adeptos” forçaram sua entrada ao local. Também houve invasão de campo e depredação de alambrados (grades que separam as bancadas do campo).

Em tempo: o Bragantino (campeão do campeonato paulista em 1990) também garantiu a ida para a Segunda Divisão. Restam duas vagas em aberto.

Resultados da 37ª jornada do Campeonato Brasileiro 2007

América de Natal – Grêmio, 0-3 (William Magrão 21’, Marcel 66’, Diego Souza 72’)
Fluminense – Juventude, 3-2 (Arouca 36’, 72’, Cícero 87’; Tiago 16’, Romano 80’)
Internacional – Palmeiras, 2-1 (Fernandão 40’, 81’; Rodrigão 90’)
São Paulo FC – Botafogo, 2-2 (Aloísio 55’, Richarlyson 83’; Lucio Flavio 10’, Juninho 18’)
Flamengo – Atlético Paranaense, 2-0 (Renato Augusto 51’, Juan 61’)
Sport – Cruzeiro, 1-0 (Gabiru 66’)
Paraná – Santos, 2-3 (Jumar 30’, Paulo Rodrigues 71’; Kléber Pereira 73’, 80’, 82’)
Corinthians – Vasco, quarta-feira
Figueirense – Náutico, quarta-feira
Atlético Mineiro – Goiás, quarta-feira

Classificação



Vídeos

Fluminense 3-2 Juventude


América de Natal 0-3 Grêmio

Flamengo 2-0 Atl. Paranaense

Paraná 2-3 Santos

Internacional 2-1 Palmeiras


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos e tabela: Globo

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

1 comentário:

  1. nao gostei odeio futebolllllllllllllll.
    A inda mais o neymar do santos

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas