Faltando duas rodadas para o final do campeonato, o Flamengo consolida-se no grupo dos quatro que irão à Taça Libertadores da próxima temporada. Neste domingo, na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, 87 mil pessoas (81.844 pagantes) viram o time de Joel Santana, que ficou 16 rodadas no rebaixamento, vencer o Santos por 1-0 no Maracanã. O público no “Maraca” ajudou a média da rodada a subir para (magníficos) 29.477 por jogo.
Na outra ponta da tabela, o Corinthians somou um valioso ponto em Goiânia face o empate contra o Goiás, adversário direto na luta contra o descenso. Palmeiras e Fluminense completarão a rodada na quarta-feira.
Na reedição da final do Brasileirão de 1983 (vencido pelo Flamengo de Zico), o Fla enfrentou um adversário proposto a defender-se com rigidez. Mas tão somente isso. O goleiro santista Fábio Costa era um dos melhores em campo, mas não evitou o gol de cabeça de Souza aos 76 minutos. Uma vitória justa, de duas equipes com grandes chances de classificação à Taça.
O estádio Serra Dourada recebeu um bom público para um jogo de duas equipes muito fracas, Goiás e Corinthians. A partida foi muito nervosa, com erros de ambos os lados. Mas também houve acertos: o experiente Paulo Baier acertou voleio após cobrança de falta e deixou os mandantes em vantagem.
Sete minutos depois, Iran (quase certo com o Nacional, da Ilha da Madeira) cobrou escanteio, Fábio Ferreira subiu mais alto que a zaga e não deu chances de defesa para Harlei: 1 a 1. O jogo caiu de produção e o principal lance viria aos 72’. O mesmo Iran (jogador fraco esse) deu uma bicicleta no rosto do avante do Goiás, pênalti.
Paulo Baier, que nunca desperdiçara cobranças de pênalti para o Goiás... Errou. Cobrou para uma bela defesa do excelente goleiro Felipe (que fez outras belas defesas, já surgindo interesse de outros clubes em sua contratação). O 1-1 ajudou e muito o Timão, que enfrenta o Vasco no Pacaembu e depois o Grêmio no Olímpico nas rodadas finais.
O bicampeão São Paulo voltou a vencer. Fez 1 a 0 contra o Grêmio, praticamente tirando os gaúchos da luta pela Libertadores. O time de Muricy Ramalho foi sempre superior, e só não ganhou por um placar maior pela boa atuação do goleiro gremista Marcelo Grohe. Ele só não evitou o gol de pênalti do goleiro Rogério Ceni (51’), num Morumbi para 24.714 pagantes.
Mas o melhor jogo foi em Florianópolis, justamente num jogo sem maiores influências no final do campeonato. O Vasco chegou a fazer 0-3 contra o Figueirense, mas a equipe da casa buscou o empate (com direito a um belo gol do zagueiro Chicão, destaque do time no ano).
Praticamente rebaixados. Esta é a situação de Juventude e Paraná Clube, após as derrotas para Atlético Mineiro e Botafogo, respectivamente. Pelo jeito, a última vaga para a Série B ficará mesmo com Goiás ou Corinthians. Falando em Série B, o Coritiba (campeão nacional de 1985) garantiu o retorno à elite após dois anos na Segunda Divisão.
Resultados da 36ª jornada do Campeonato Brasileiro 2007
Náutico – América de Natal, 4-0 (J. César 38’, Ferreira 58’, 81’, Sidny 75’)
Internacional – Cruzeiro, 1-0 (Alex 90’)
Botafogo – Paraná, 3-2 (Dodô 48’, Juninho 57’, Lucio Flavio 67’; Josiel 65’, Juliano 77’)
Goiás – Corinthians, 1-1 (Paulo Baier 28’; F. Ferreira 35’)
Figueirense – Vasco, 3-3 (Chicão 65’, Peter 75’, Carlo 78’; Conca 51’, L. Bonfim 51’, Alan Kardec 60’)
Atlético Paranaense – Sport, 0-0
São Paulo FC – Grêmio, 1-0 (Rogério Ceni 51’)
Flamengo – Santos, 1-0 (Souza 76’)
Atlético Mineiro – Juventude, 4-1 (Almeida 20’, T. Feltri 60’, Marcinho 78’, Luís 90’; Nunes 22’)
Palmeiras – Fluminense, quarta-feira
Classificação do Brasileirão
Vídeos
Flamengo 1-0 Santos
Souza 76'
Goiás 1-1 Corinthians
Paulo Baier 28'
Fábio Ferreira 35'
São Paulo FC 1-0 Grêmio
R. Ceni 51'
Internacional 1-0 Cruzeiro
Alex 90'
Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)
Foto: Globo
Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)
Página Inicial
Grande jogada do Flamengo para o 1-0 e esse Maracana está espectacular com essa multidão toda.
ResponderEliminarOuvi na rádio que o guarda-redes do timão vai dar o nome ao estádio, pelas defesas que tem feito. brincadeira!
Abraço
O Flamengo é o maior do país, não é nenhum exemplo de torcida (e nem há como achar uma), mas vibram o jogo inteiro.
ResponderEliminarGrande ambiente!