terça-feira, 4 de setembro de 2007

A Táctica ao Milímetro- Geometria Descritiva

Rui Santos e o Losango




Rui Santos é um jornalista que trabalhou no jornal A´Bola durante 30 anos e que actualmente diz umas necedades na Sic Notícias que juntamente à inépcia que ele imprime em praticamente todas as frases,faz dele o pseudo-comentador mais anedótico de que há memória. Não gosta de Luiz Felipe Scolari, odeia o Octávio Machado e tem náuseas quando se fala de Paulo Bento e o seu losango, para os mais desatentos, Rui Santos, escreveu aqui há uns tempos um livro cujo título é Estádio de Choque.

Ora em Estádio de Choque fico eu quando oiço este senhor falar, começando pelos seus vastos conhecimentos de futebol jogado propriamente dito (que lhe valeram inclusivamente uma chamada de atenção de Humberto Coelho, quando tentou ensinar a este como se controlava uma bola e passo a citar o nosso antigo seleccionador : “Oh Rapazinho…Mas quem é que já jogou futebol aqui ?” passando pelas suas fabulosas ideias de criar uma liga ibérica, o senhor Rui Santos ou é um génio incompreendido ou então anda aqui a tentar enganar meio mundo, com um aparente sucesso. Bem, eu acredito mais na segunda opção. No meu intimo tenho um ódio de estimação por Rui Santos, pela sua personalidade, pelo autismo que ele emprega nas suas frases, aparentando sofrer de um qualquer fenómeno patológico que faz dele o comentador arrogante por excelência. Como sei que ele adora visitar blogs para os citar nos seus programas, tenho a bela esperança de que ele dê uma passada por cá para ver se cai em si e começa a deixar de dizer um monte de lugares-comuns e a criticar o que é irrepreensível e incriticável.

Podia pegar em inúmeros exemplos de autênticas barbaridades ditas por este senhor, mas, se me permitirem, creio que vou pegar no mais flagrante e naquele que mais pessoas afecta, a saber, o seu ódio de estimação por losangos e especialmente pelo de Paulo Bento, pois , segundo ele, esta é uma táctica que “não beneficia o futebol espectáculo” não tem dinâmica, tem sempre a mesma disposição de jogadores no campo e é um tumor que surgiu no futebol pelo que deveria ser do mesmo irradiado, erra Rui Santos quando diz que o losango é algo recente e sem futuro, no entanto deixemos, por agora, este senhor e concentremo-nos no losango esperando que o mesmo leia o que se segue por obra e graça do espírito santo e com a humildade que lhe falta, aprenda algo.

Surgimento do Losango

A maioria das equipas de Portugal jogam num 4-4-2 simples, com transições rápidas entre o miolo do campo e os atacantes e com passes em profundidade para as alas tentando aproveitar a velocidade dos extremos. Ora tudo muda quando estas equipas jogam contra clubes ditos “grandes”, certos e determinados treinadores tentam adoptar o losango, transformando-o até no denominado “quadrado mágico” ou “WM”, (que Herbert Chapman implementou no Arsenal por volta de 1920 num 3-2-2-3) este esquema táctico foi uma “lufada de ar fresco” no futebol pois até então as equipas atacavam desenfreadamente (com formações como um 1-1-8 !) descurando os aspectos defensivos do jogo e só passavam agora a jogar na retranca, mas não com o “autocarro em frente à baliza”. WM foi um marco pois fortaleceu a defesa com o recuo do médios centro dando assim uma maior importância ao quadrado que surgia no meio do terreno. Assim os dois médios recebiam funções mais defensivas, e os outros dois que sobravam transformavam-se em criativos que atacavam pelo meio criando passes para os 3 avançados que à sua frente abriam o jogo com rápidas desmarcações para as alas.

Funcionava Assim:

Ora ,este quadrado mágico é uma versão primitiva do losago, só que mais defensivo e mais estático. O 4-4-2 Losango não é e não pode funcionar como o WM, de forma estática, no futebol moderno um fio de jogo sem movimentações é meio passo para a derrota, um exemplo é Fernando Santos que tentou na pré-época implementa-lo de forma hirta e imóvel no meio campo do Benfica (após a perda de Simão) e não dele mais conseguiu fugir.



Paulo Bento e a Geometria

Passemos agora a factos empíricos relativos ao Sporting, creio que Paulo Bento é um visionário, quer em termos de análise de características de jogadores quer em termos de análises tácticas dos adversários, não tem é tanta apetência para descortinar que o seu losango não pode funcionar desta forma defensiva que ele batalha em impor, bastando para o contrariar à equipa adversária jogar com um ou dois alas (como compreenderam Jesualdo Ferreira e Jorge Jesus) para criar grandes dificuldades a este Sporting e transportar dois dos médios do losango de Paulo Bento para tarefas mais defensivas ( Veloso, que desce por natureza da posição onde joga e Moutinho que recua na sua constante tentativa de roubar a bola e partir para o contra-ataque) acabando por cair no supra referido quadrado mágico.

Ora como modificar isto?

Em todos os jogos há variações de estratégia em função do adversário. As chamadas nuances tácticas que todos os treinadores insistem em fazer conforme o adversário jogue em 3-4-3, 5-4-1 ou numa outra qualquer formação, não obstante este facto, Paulo Bento não se preocupa com isto, ele crê ter encontrado a estratégia perfeita, o “master piece” do futebol moderno, acreditando ainda que quando perde é sempre por culpa dos seus atletas e não da disposição táctica que ele incute e fomenta. Nada mais errado, esqueçamos o facto de o Sporting ter perdido com o Porto por um erro de Stojkovic, e esqueçamos ainda o golo de Izmailov na Super taça e foquemo-nos no Sporting – Belenenses.

Durante 79 minutos minutos o Sporting mastigou e triturou o seu jogo no meio do terreno, por algum acaso a bola não saia dali e o Belenenses com menos um conseguia fazer frente ao superpoderoso esquema de Paulo Bento, como é sabido de todos, o Sporting não tem um esquema alternativo (embora muitos digam que sim) o que o Sporting tem são dois jogadores, Vukcevic e Djaló que podem tudo mudar, como se pode ver aqui:

O Sporting em fase de aperto passa do 4-4-2 Losango para um aparente 4-3-3.


Assim o Sporting não cai no quadrado mágico mas também não joga num sistema alternativo, que não existam dúvidas neste ponto, um sistema alternativo comporta em si mesmo uma diferente dinâmica de movimentações algo que não se sucede neste caso, na realidade Moutinho passa a fazer de Veloso, Romagnoli de Izmailov e Vukcevic passa a jogar encostado à ala para fazer tabelas com Djaló ou Purovic(dependendo do facto do defesa esquerdo adversário ser mais ou menos forte fisicamente) e aproveitando o seu pé esquerdo para cruzamentos e remates de meia distância. Contudo Paulo Bento não abdica das rotinas de jogo do Losango, acaba somente por fazer uma adaptação táctica de dois jogadores. O verdadeiro teste a este esquema será contra o Manchester United para a Liga dos Campeões, pois a equipa inglesa (como praticamente todas) privilegia o ataque pelas alas, tendo ai cerca de 60% dos ataques que efectuam, muitos dirão que na época passada o Sporting também não iria em princípio fazer frente ao Internazionale de Milão e em Alvalade até ganhou, esta correcto, mas não se olvidem que o Inter joga num esquema em tudo parecido ao do Sporting, mas isso fica para outra altura.

Creio que isto é um sinal de que Paulo Bento finalmente compreendeu que apesar do futebol bonito que pratica com o Losango, o certo é que contra equipas mais fortes ele é ineficaz, pois acabam por ser 3 os jogadores que fecham no meio, tendo um de ir recuperar a bola nas duas alas e jogar várias vezes na dobra dos defesas laterais (Veloso) o que cria descompensações em campo na altura defensiva.

Com disse Luis Freitas Lobo: “o onze leonino é, por um lado, o que o menos se condiciona ao adversário, e, por outro, aquele que mais os condiciona tacticamente. Ganhar ou perder, é outra questão…”

Um Abraço a todos.



Página Inicial

13 comentários:

  1. O Rui Santos foi elevado a Deus na Sic Noticías e agora ninguém o cala. Em 1 hora de conversa só se aproveita 4 palavras: Até para a semana!

    ResponderEliminar
  2. ORA RUI DOS SANTOS ... RUI DOS SANTOS... RUI DOS CANTOS...RUI DOS PRANTOS...RUI DOS MANTOS...HUMMMM ACHO QUE É AQUELE GAJO DAS GRAVATAS GIRAS... CREDIBILIDADE...QUEM ELE???

    BOM EU ACHO QUE DEVIA USAR UMA GRAVATA COLORIDA... ... PARA CONTRASTAR COM O CEREBRO !!! MAS O QUE CONTA É A MUITA MASSA QUE O ARTISTA GANHA... E AS BOCAS QUE ELE DÁ... ... E EU NEM USO GRAVATA...

    ResponderEliminar
  3. Sou um habitual seguidor do “Tempo Extra” da SIC Notícias e muito aprecio as análises de Rui Santos sobre o futebol português e internacional. Mas, não posso concordar com certas ideias dele, que chegam a roçar o ridículo.

    ResponderEliminar
  4. O Rui Santos...só diz "bacoradas" tipico de alguém que se aproveita do tempo de antena que lhe dão para falar mal de tudo e todos.

    Agora, Luís Freitas Lobo fala de futebol de uma maneira inteligente e conhecedora da realidade.

    ResponderEliminar
  5. o rui santos parece-me mais basear-se em impressões pessoais... palpites as vezes sem ponta por onde se lhe pegue...e as vezes sem coerencia entre declarações sucessivas....

    ResponderEliminar
  6. Eu costumava ouvir os comentários do Rui Santos na Sic notícias.
    E não é por nada... já que ele foi os de que falou de que o Fernando Santos não seria o treinador ideal, pelo simples facto de não se "amado" pelos adeptos do benfica, eu digo o mesmo acerca dele!
    O Sr. Rui Santos apesar de ser um comentador de qualidade, tem que perceber que "os olhos tb comem"!!
    E as pessoas gostam de ver um comentário acompanhado de um certo "charme"...
    Eu pessoalmente não gosto de o ver na televisão, porque não tem jeito nenhum... O Sr. Rui Santos e os seus monólogos não cativam ng!
    Em 3 perguntas do pivot do programa, o Sr. Rui Santos responde a uma...
    Acho que ele demonstra ser uma pessoa insegura, por "atropelar" constantemente o pivot.
    Se ele quer mostrar alguma coisa a alguém, não vai ser com certeza ao Luís Freitas Lobo...

    ResponderEliminar
  7. Percebes bem de tácticas. Quanto a isso, não dou barra. Mas quanto ao Sr. Rui Santos, enfim, basta ver os cometários em cima e ver o que a maioria das pessoas pensa dele. Agora a verdade é que o programa dele é muito visto. Penso eu, senão não se falava tt nele.

    ResponderEliminar
  8. Melhor táctica de ataque

    3 Defesas
    1 T (especie de trinco - todo terreno)
    3 Médios
    3 Avançados

    ResponderEliminar
  9. O artigo está muito interessante, principalmente a parte da análise táctica do Sporting do Paulo Bento.

    ResponderEliminar
  10. Gostei do site e dos seus conteudos, que estão muito completos. Os meus parabens ao Oscar Vieira por este belo comentário.
    Continuem com o bom trabalho.
    Visitem, www.jogodearea.com

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo excelente artigo! Já era altura de alguém dizedr alguma coisa sobre esse doutor emestre do futebol que é o Rui Santos!

    ResponderEliminar
  12. Concordo contigo, mas não em tudo. Em relação ao Rui Santos, acho que era muito melhor jornalista quando escrevia do que agora, talvez o sucesso lhe tenha subido à cabeça...

    Quanto ao losango tenho a minha opiniao dividida. Não aprecio a táctica, mas dou valor a quem a sabe usar bem, e o Paulo Bento sabe. Quando ataca é pra atacar, mas quando quer defender também defende (como se viu no Dragão). Não gosto da táctica porque adoro o futebol jogado pelas alas. Pra mim, o espectáculo do futebol tem de ter dois alas a cruzar nas linhas e um cabeceador nato. E é mais fácil de aplicar, o losango tem mutias condicionantes, é preciso saber usá-lo e ter jogadores,as duas coisas juntas, e só uma coisa não resulta. Veja-se o caso do Fernando Santos...

    Parabéns pelo artigo, e uma citação do grande Luis Freitas Lobo dá sempre outro valor às coisas, esse sim um sr jornalista desportivo!

    ResponderEliminar
  13. Era só pra dizer k é triste uma pessoa k nunca calçou umas botas vir prá televisão com um computador explicar tacticas e vir disser k o treinador A,B ou C devia era jogar em 4-4-2, 4-3-3,ect e k devia era ter jogado com o jogador A,B ou C....mas kerem ver k esse senhor sabe mais do k os treinadores k treinam com os jogadores todos os dias!?....Sr. Rui Santos vc deve ser um iluminado!!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas