quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Os três M´s de Derrota

Não fiz nenhum post de “Táctica ao Milímetro” nem de “Prospecção”, pois já se afigurava que estes dois jogos da Selecção não iriam decorrer de forma muito favorável à nossa equipa, pelo que, poderia ter assim de escrever algo sobre estes dois jogos.

Encontro três factores para estes dois empates,mas principalmente para o segundo, que afinal de contas se configuram como uma grande derrota para Scolari:

-Má Forma Física dos jogadores

-Má disposição táctica de alguns jogadores no terreno

-Markus Merk


- Portugal anda de hà uns tempos para cá Ronaldo-dependente, ora dói-me ver isto, Cristiano Ronaldo tem uma incrível e indiscutível qualidade, mas não pode carregar uma nação inteira às suas costas, não pode fazer o que fez na Sérvia em todos os jogos (inventar um golo de uma bola perdida) não pode fazer os passes e desmarcar-se para os receber, não pode jogar constantemente em posições que não são a dele, enfim não pode ser um pau para toda a obra, ainda para mais quando está em má forma. O mesmo se passa com Deco e com Simão ou Quaresma, a Selecção tem de ser um grupo de trabalho, não um aglomerado de jogadores que segue e joga cegamente para os mais iluminados da equipa. Ora isto leva-nos a uma conclusão óbvia, se na realidade a equipa se rege por uma linha de jogo baseada nos jogadores atrás referidos, quando estes estão em má forma a equipa não joga entre si e para si e por consequente os jogadores não fazem jogar os seus colegas, ficando apáticos tanto no momento atacante como no defensivo, sendo este segundo momento,a bem da verdade, aquele em que mais atenção se deve ter, algo que não se tem passado. Para além das críticas normais a todos os jogadores, diga-se de passagem, que Deco foi crucificado no pós-jogo pela opinião pública, talvez pela atitude de Scolari no final do jogo e pelo facto de este ser um brasileiro e da mesma forma Deco não ter nascido em Belém, talvez pela recente onda de naturalizações de jogadores, talvez porque o jogador do Barcelona tem mais para dar, tem-se feito, mesmo em jornais, muitas críticas a Deco, devo não obstante estes factos relembrar que o luso-brasileiro foi o jogador que fez mais passes de rotura no jogo com a Polónia(mais de dez) e pese embora contra a Sérvia ter feito um jogo medíocre não jogando sequer o suficiente para estar no banco da selecção( na realidade Rijkaard tinha razão, este não é o Deco de anos anteriores) não se lhe pode apontar falta de empenho,têm de se relembrar os mais esquecidos que Anderson Luiz de Souza jogou a defesa direito no europeu, contra a Inglaterra, correndo quilómetros numa altura de necessidade, numa posição que nem era a dele, tendo sido um dos melhores em campo.

- Caberá na cabeça de alguém (aparte do Sr.Scolari) fazer a convocatória com três defesas direitos e com um que pode jogar na defensiva esquerda (não sendo ainda assim defesa esquerdo puro) ? Compreendo que ele queira manter a unidade do grupo, aquele “clube de jogadores” entende-se muito bem, não seria aconselhável fazer uma introdução de jogadores numa altura tão importante, tendo, caso isso se sucedesse, estes de passar pelo “normal” processo de integração e não era esta a altura nem o momento apropriado para fazer renovações na selecção de todos nós. Pior do que os erros na convocatória, Scolari comete vezes e vezes sem conta o mesmo erro de palmatória, quando se introduz no campo, Quaresma, Simão e Ronaldo, se se jogar com este último a ponta de lança tem claramente de se ter um intuito de apostar nos remates de longe e nas incursões de Maniche (sem ele este esquema é puramente ridículo, pois é ele aparece a finalizar à entrada da área) bem como na entrada do extremo oposto ao lado de onde os cruzamentos são feitos para tentar finalizar, isto porque Ronaldo neste esquema não joga como um ponta de lança puro, joga antes a 10 e surge de quando em vez na área tentando aproveitar o seu cabeceamento para finalizar, assim, um esquema com Ronaldo, Quaresma e Simão, só funciona com este a jogar a médio ofensivo (como fez no Benfica na época transacta) e com alguém a jogar a Ponta de Lança. Acredito que Scolari tenha lançado Quaresma para satisfazer “o povão”, acredito ainda que em cinco minutos se arrependeu, pois com a saída de Nuno Gomes deixou de haver alguém que mantivesse os centrais e os defesas laterais da Sérvia na sua área defensiva.

Só gostava que contemplassem as substituições nos últimos jogos de Portugal.

Portugal a perder na Polónia eis as substituições...
45' - Tiago (entra) - Costinha (sai) (Portugal)

68' - Nani (entra) - Petit (sai) (Portugal)
83' - Maniche (entra) - Deco (sai) (Portugal)

Portugal empatado na Sérvia eis as substituições...
72 Caneira (entra) - Miguel (sai) (Portugal)
77 Raul Meireles (entra) - João Moutinho (sai) (Portugal
)
82 Quaresma (entra) - Nuno Gomes (sai) (Portugal)

Portugal empatado na Arménia eis as substituições...
61 Nuno Gomes (entra) -
Hélder Postiga (sai) (Portugal)
63 Quaresma (entra) - Simão (sai) (Portugal)
76 Bruno Alves (entra) - Jorge Andrade (sai) (Portugal)

Portugal empatado 1-1 com a Polónia
69 Quaresma (entra) - Nuno Gomes (sai) (Portugal)

Depois do 2-1
81 João Moutinho (entra) - Simão (sai) (Portugal)
resultado empatou 2-2

Portugal a ganhar 1-0 à Sérvia

65 Quaresma (entra) - Nuno Gomes (sai) (Portugal)
77 João Moutinho (entra) - Deco (sai) (Portugal)
83 Raul Meireles (entra) - Ma
niche (sai) (Portugal)
Resultado empatou 1-1


Analisem, vejam se há alguma linha de pensamento e tirem as vossas
próprias conclusões.

-Markus Merk, apita finais da liga dos campeões, meias finais do campeonato do mundo e jogos muito importantes como os de qualificação, Markus Merk é facilmente influenciável, é dos poucos que dá cartões a pedido, é aquele tipo de arbitro com quem os jogadores podem arriscar o cartão amarelo com protestos, pois muitas vezes, eles dão resultado. Infelizmente Markus Merk é ainda muito influenciável fora do campo, desenganem-se os que pensam que estou a fazer dele o bode expiatório para estes resultados menos bons de Portugal, a verdade é que Merk prejudica constantemente e de forma sucessiva a equipa portuguesa, mas não só a Selecção(quem não se lembra do Rússia – Portugal na apuramento para o mundial de 2006 ?) como as próprias equipas originárias de Portugal (como no FC.Porto – Deportivo de la Coruña para a Champions League no tempo de Mourinho, quando o senhor Markus Merk quis ser o protagonista do jogo e expulsou Jorge Andrade de forma incrível e ainda prejudicou o F.C Porto durante todo o resto do jogo ?) Dunga não gosta dele, Mourinho odeia-o, Scolari abomina-o e não são os únicos, Porque será? Será do Guaraná ?


Não acredito na crítica como a melhor forma de mudar alguma coisa, principalmente quando já não há nada a mudar,em princípio,creio que todas as pessoas têm direito a dias maus, a acordar virado para o lado errado da cama, mas isso não deve ser confundido com desculpabilizações fáceis.


O suposto murro de Scolari em Dragutinovic não é fácil de entender.

Trata-se de um treinador experiente, que não pode cair em armadilhas montadas por jogadores, ao dar um murro no lateral esquerdo do Sevilha, Scolari não se soube comportar, foi agressivo e envergonhou a camisola que representa.

Scolari não pediu desculpa ao nosso povo, não interessa se ele tocou no jogador ou não, Scolari preferiu tentar enganar-nos, adornando uma história com pormenores que as imagens desmentem de forma claríssima.

Face a esta fuga para a frente de Scolari, a bola passa para as mãos da Federação Portuguesa de Futebol e para a UEFA.

Gilberto Madail, o Presidente do Comité das Competições de Selecções da UEFA já tem experiência neste tipo de coisas. Era presidente quando vários jogadores foram punidos por mau comportamento no Euro 2000. Era presidente no Mundial 2002. E era presidente quando um balneário francês foi partido após temos carimbado o apuramento para o europeu de sub-21. E, finalmente, era presidente quando o jogador português Zequinha tirou um cartão da mão do árbitro, no recente Mundial sub 20, no Canadá. Poucos dirigentes estarão tão preparados para ajuizar o murro de Scolari. Vamos ver o que dirá Michel Platini,o Presidenta da UEFA que Madaíl apoiou... Só por isto, crê-se a sanção será leve, é o famoso jogo de influências.

Tenho a crença de que iremos ao Euro 2008, acredito que Scolari ficará, e tenho a bela-esperança de que começaremos a jogar bom futebol assim que a forma dos jogadores melhorar. Bom vamos remoer estas ideias até Outubro, também so falta um mês, mas para Scolari vai parecer muito, muito tempo.
Deixo-vos com umas palavras "engraçadas" do nosso Seleccionador:

"Quem perdeu a cabeça foi o arbitro, dois metros de impedimento (leia-se fora de jogo)"

"Markus Merk é muito sábio."

"O Árbitro ? Não, não a culpa é minha."

"Ele estava dois metros fora-de-jogo e provavelmente vocês têm as imagens. Mais uma vez Markus Merk vem aqui e aproveita a oportunidade para dar o nó"

“Confusão normal, futebol normal “





12 comentários:

  1. Isto é muito mau para o futebol português, visto que, somos famosos por reações destas quando não ganhamos jogos importantes. Sempre que há decisões polémicas do arbrito isto acaba assim.

    A UEFA é capaz de ter mão pesada.

    E a verdade é que qualquer jogador daquela selecção agora sabe que pode ter um comportamento deste genero que vai ter sempre o apoio de Scolari.

    E sabe-se que ter o apoio de Scolari pode querer dizer ser convocado e jogar independentemente do momento de forma que o referido jogador atravessa.

    ResponderEliminar
  2. Mencionas bem o facto do rendimento minímo do Deco.Ele não está a jogar em barcelona e reflecte-se na selecção. O Talento está lá todo, mas falta muito para aquele Deco dos últimos anos.

    Quanto à falta de laterais esquerdos.Não temos nenhum e essa é a verdade. Antunes não tem pedalada para este nível.

    Scolari estou contigo e não me esqueço de quem levantou esta nação nos últimos anos.

    ResponderEliminar
  3. Se jogadores como Sá Pinto, João Pinto, Zequinha,Sérgio Conceição são punidos exemplarmente, pela nossa federação, e além disso Madail foi célere em queimá-los na praça pública, exige-se primeiro da Federação e depois da UEFA uma punião exemplar, superior á dos jogadores, pois um treinador tem responsabilidades acrescidas, exigindo-se ainda do Sr.Madail uma repreensão pública ao Sr.Scolari.

    ResponderEliminar
  4. PORQUE É QUE O SCOLARI FEZ O MESMO ERRO AQUANDO DO JOGO COM A POLÓNIA. FEZ AS MESMAS SUBSTITUIÇÕES E TIROU O ÚNICO AVANÇADO. SEM REFERÊNCIAS NO ATAQUE, QUEM É QUE PODE GANHAR ALGUMA COISA. PARECE AS TÁCTICAS SOS ANOS QUE QUE NÃO IAMOS A LADO NENHUM.

    ResponderEliminar
  5. Da tareia de Sá Pinto em Artur Jorge ao soco de João Vieira Pinto, das agressões no Euro 2000 ao desabafo intempestivo de Carlos Queiroz na ressaca da eliminação do Mundial 94, da "panelinha" de balneário em Saltillo às desventuras com a menina Paula, da "brincadeira" de Zequinha ao tapa de Scolari ontem à noite,... é este o nosso vasto "palmarés" internacional em mau perder e em cenas tristes. Portugal a bater no fundo mais uma vez perante o mundo.

    ResponderEliminar
  6. Por mim, chega de scolari. Pior do que esta Selecção tem vindo a fazer, é impossível. Há que encarar os factos. Independentemente de ainda estarmos a lutar por uma qualificação, é quase imoral mantê-lo a comandar a nossa Selecção. Temos de ter a nossa dignidade e não admitir que comportamentos destes manchem a (já débil) reputação de Portugal.

    ResponderEliminar
  7. Espero que Portugal se qualifique e depois do Europeu venha um Seleccionador capaz, o meu preferido seria Mourinho mas sejamos realista a menos que seja despedido no Chelsea é um sonho impossivel (e mesmo que seja despedido é dificil pois nao faltarao convites, Barcelona?) logo a hipotese mais provavel será Manuel Jose...se fosse um estrangeiro gostaria de ver Lippi ou Capello...

    ResponderEliminar
  8. Esta selecção é demasiado previsivel para o adversário. Este 4-2-3-1 só tem grande sucesso em equipas de topo quando os médios criativos (neste caso Simão, Deco e Cristiano Ronaldo) assumem o jogo e transportam-o até à grande área, apoiando o trabalho de Nuno Gomes.

    Até nas substituições que foram operadas acabam por ser uma cópia dos últimos jogos. Assim torna-se fácil demais para os adversários!

    Três notas:
    1- A importância de um ponta-de-lança que saiba jogar de costas para a baliza e temporizar o movimento colectivo é muito importante;
    2- Cristiano Ronaldo como capitão da selecção portuguesa?! Só se for por mediatismo e não pela inteligência em campo. Ao CR falta-lhe inteligência para realmente ser o melhor do mundo. Hoje tive a certeza disso;
    3- Porque estão sempre a dizer que temos uma equipa de topo mundial quando nunca assumimos o jogo, nem mesmo em casa?

    Um só reparo à reacção do Scolari: sem desculpas! Já é bastante grandinho para aquilo que anda a fazer.

    Cumprimentos Futebolísticos!

    ResponderEliminar
  9. Não bastava empatar o jogo com tão deplorável exibição e claros erros tácticos, de análise, leitura, de motivação, atitude... E ainda o sr. Scolari decide agredir um jogador sérvio!!!

    ResponderEliminar
  10. Ao olharmos para as convocatórias de Scolari e para as substituições facilmente vemos que esta é uma selecção de padrinhos e afilhados. Ricardo não teve culpa no golo, como teve nos dois contra a Polónia, mas nos cruzamentos é péssimo. Quim não será melhor que Ricardo? O que é que o Paulo Ferreira anda lá a fazer? O rapaz já a defesa-direito joga mal, quanto mais a defesa-esquerdo! E Bruno Alves ? Será assim tão bom que ponha o Jorge Andrade no banco? Raúl Meireles oferecerá mais garantias que Tiago? E Deco ? Porque ainda não perdeu o lugar para João Moutinho? Ronaldo não estará em pior forma que Quaresma ou Nani? E Nuno Gomes ? Tud bem que nestes últimos dois jogos só tinha Hugo Almeida para o seu lugar, que quanto a mim, ainda consegue ser pior que Nuno Gomes, mas é constantemente titular.

    E o acobardar de Scolari em tirar Nuno Gomes para por Quaresma? Ele ainda não percebeu que não resulta? Ronaldo a jogar tem que jogar nas alas e não no centro, já para não falar na falta de referência ofensiva nestes últimos dois jogos após a saída de Nuno Gomes, o que deu maior liberdade para a subida dos centrais contrários e que nos custaram 4 pontos.

    Relativamente à agressão, eu só tenho a dizer uma coisa: INCOMPREENSÍVEL!
    Eu sou um defensor de Scolari e defendia que ele trouxe organização e rigor à selecção, mas essa minha teoria caíu hoje por terra com essa escandalosa agressão! Treinadores bons em certos e determinados aspectos há muitos! Scolari é bom em termos psicológicos, mas fraquíssimo em termos tácticos. Difícil é arranjar treinadores que conciliem a maior parte dos aspectos necessários para o sucesso, que e psicologia, sabedoria táctica, saber ganhar, saber como ganhar, e também SABER PERDER! E treinador como este só há um! Sven Goran Eriksson! Podíamos tê-lo contratado, mas preferimos renovar com Scolari! Agora temos que continuar com o sargentão, porque o Madaíl não tem tomates para o despedir, nem sequer para o castigar! Só é braço de ferro quando se trata de putos que ainda nada mostraram e por isso não têm qualquer influência no futebol nacional ou internacional! PALHAÇOS!

    ResponderEliminar
  11. Scolari pediu Desculpas públicas.
    ver Vídeo da conferencia de imprensa:

    http://videos.sapo.pt/F1tZsOrYQcqmfOWPpzoJ

    ResponderEliminar
  12. Olá !
    Primeiro tenho a dizer que acho ridículo estarmos todos de repente contra o Sr. Scolari... Há tempos que não nos classificávamos também como desde que Scolari veio para a Selecção e não acho nada bem que agora estejamos todos contra ele num momento de fraqueza!
    Scolari para mim não agiu mal... Reagiu mal... Tem 60 anos, dos quais cerca de 20 foram dedicados ao futebol sem um único erro deste carácter! Pelo amor de Deus! Ele é humano e como tal erra! Foi uma atitude tomada de cabeça quente... É certo que não foi um bom momento mas não sabemos toda a história nem ao certo o que o originou e o jogador Servo não é nenhum santo!

    Muito obrigada Scolari!
    Bem hajam...

    P.S.: Eu gostaria de saber algum contacto do Sr. Scolari... E-mail, morada... Qualquer coisa. E agradecia imenso que se alguém soubesse me enviasse para o seguinte e-amil:
    Rita-Oliveira_A@hotmail.com

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas