segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Liga Inglesa : 5 ª jornada - Liverpool implacável. Manchester United e Arsenal vitoriosos . Chelsea derrotado

Liverpool esmagou Derby com 0-6

O grande destaque da 5º jornada da Liga Inglesa foi a estrondosa vitória do Liverpool frente ao frágil Derby County por 6-0, que lhes permite repartir a liderança com o Chelsea, Everton e Arsenal.

Num encontro sem história, o adversário do FC Porto na Champions League chegou ao intervalo a vencer por 2-0, devido aos golos de Alonso e Ryan Babbel. Na segunda metade, o domínio e acerto dos “reds” foram ainda mais evidentes e, mesmo sem o capitão Steven Gerrard e Jamie Carragher, lesionados, a formação de Rafael Benítez aumentou a vantagem diante do último classificado - única equipa que ainda não ganhou - com dois tentos do ponta-de-lança espanhol, transferido no defeso de Verão do Atlético de Madrid, mais um do seu compatriota do meio-campo e outro de Voronin. O Liverpool, que defronta os portistas no Estádio do Dragão na jornada inaugural do Grupo A, no próximo dia 18, igualou o Chelsea no comando.

A outra equipa de Liverpool, o Everton, também chegou aos dez pontos depois de ter arrancado um triunfo precioso no terreno do Bolton por 1-2. O tento da vitória surgiu nos descontos, apontado por Lescott, depois de o ponta-de-lança nigeriano Yakubu se ter estreado a marcar pela formação do lateral-esquerdo português Nuno Valente (não jogou), aos 12 minutos, e Nicolas Anelka ter estabelecido a igualdade. Ricardo Vaz Té não actuou no Bolton devido a lesão.

Quanto ao Manchester United somou o segundo triunfo na Premiership ao derrotar dificilmente o Sunderland por 1-0. No regresso emotivo de Roy Keane - antigo capitão do United e actual treinador da formação recém-promovida ao escalão principal - a Old Trafford, os "red devils", que no próximo dia 19 defrontam o Sporting no Estádio José Alvalade, em partida da primeira jornada do Grupo F da Liga dos Campeões, dominaram o adversário durante praticamente toda a partida mas tardaram a conseguir bater o guarda-redes Craig Gordon.

Sem Cristiano Ronaldo (castigado) e Wayne Rooney (lesionado), o prodígio brasileiro Anderson estreou-se oficialmente com a camisola do Manchester United ao lado de Nani, enquanto o ataque ficou entregue a Carlos Tévez. Aos 71 minutos, o jovem extremo lusitano, substituído nos instantes finais do desafio, marcou um pontapé de canto do lado esquerdo e Louis Saha, entrado ao intervalo para o lugar do ex-portista, antecipou-se a Gordon, o melhor elemento do Sunderland, desviando de cabeça para o fundo das redes.

O Arsenal juntou-se também ao quarteto que comanda a Premiership após vencer o Portsmouth, por 3-1, enquanto o Chelsea desperdiçou a oportunidade de se isolar no topo ao sair derrotado do terreno do Aston Villa , por 2-1.

Adebayour deu vantagem aos “gunners” logo aos oito minutos, transformando uma grande penalidade a castigar falta do guarda-redes David James sobre Robin van Persie, e ainda antes do intervalo o espanhol Cesc Fabregas elevou a contagem, aproveitando a confusão após canto de Tomáš Rosicky. O médio checo acabou com as esperanças que ainda restavam na cabeça dos pupilos de Harry Redknapp, nomeadamente depois após o central Senderos ter sido expulso aos 49 minutos, marcando o terceiro pouco depois. Kanu apontou o tento de honra da equipa do português Pedro Mendes, entrado em campo depois do intervalo.

Um ponto bastava para o conjunto de Mourinho ficar isolado na frente da tabela, mas nem isso o Chelsea, que não utilizou qualquer jogador português - Ricardo Carvalho está lesionado, ao passo que Paulo Ferreira e Hilário não foram opção - conseguiu trazer do Villa Park (o que já é normal). Os “blues”, estrearam os defesas brasileiros Belleti e Alex, mas viram outro debutante, Zat Knight, dar a melhor sequência de cabeça ao canto apontado por Gareth Barry, logo após o reatamento. O Chelsea dominou o encontro, mas revelou-se incapaz de furar o último reduto contrário e viu mesmo o adversário confirmar o primeiro desaire da temporada perto do fim, altura em que Agbonlahor voltou a bater Petr Čech.

Noutros jogos, o Blackburn Rovers subiu à primeira metade da tabela fruto do triunfo sobre o Manchester City. O ex-portista Benni McCarthy apontou aos 12 minutos o tento que derrotou a formação treinada por Sven-Göran Eriksson.

Um golo do internacional inglês Michael Owen, o primeiro pelo Newcastle desde 2005/06, apontado a três minutos do final, revelou-se suficiente para os "magpies" derrotarem o Wigan, até então terceiro classificado. O Newcastle tem agora oito pontos e ultrapassou o seu adversário na classificação.

Resultados da 5.ª jornada da Liga Inglesa - Premiership 2007/2008

Manchester United - Sunderland, 1-0 (Saha 72')
Bolton - Everton, 1-2 (Anelka 55', Yakubu 11' e Lescott 90')
Fulham - Tottenham, 3-3 (Dempsey 42', Smertin 77', Kamara 90', Kaboul 10', Berbatov 28' e Bale 61')
Liverpool - Derby, 6-0 (Alonso 27' e 69', Babel 46', Torres 56' e 78', Voronin 76')
Newcastle - Wigan, 1-0 (Owen 87')
Reading - West Ham, 0-2 (Bellamy 6', Etherington 49' e 90')
Middlesbrough - Birmingham, 2-0 (Wheater 12', Downing 37')
Arsenal - Portsmouth, 3-1 (Adebayor 8' [gp], Fàbregas 35', Rosicky 59'; Kanu 60')
Blackburn - Manchester City, 1-0 (McCarthy 7')
Aston Villa - Chelsea, 2-0 (Zat Knight 47', Agbonlahor 88')

Classificação da Premierleague

1º Chelsea 10 Pontos
2º Liverpool 10 Pontos
3º Everton 10 Pontos
4º Arsenal 10 Pontos
5º Man. City 9 Pontos
6º Blackburn 8 Pontos
7º Newcastle 8 Pontos
8º Manchester United 8 Pontos
18º Reading 4 Pontos
19º Bolton 3 Pontos
20º Derby County 1 Pontos

Vídeo de todos os golos da 5º jornada da Liga Inglesa



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: AP

Página Inicial

1 comentário:

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas