segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Comunicado

Comomunicado do blog Desportugal

Vêm por este meio os contribuidores do Desportugal esclarecer os seus assíduos visitantes de vários pontos que importam clarificar para que este blog possa continuar a pautar-se pelos mesmos princípios que o têm transformado no que é actualmente, isto é, um relevante meio de difusão de notícias desportivas portuguesas, internacionais e afins “On-Line”.

Temos vindo a ser informados que existe um Blog (cujo link é : http://kumbayah01.blogspot.com/) que constantemente e sem qualquer apreço pelos autores do Desportugal tem vindo a copiar deste , integralmente e sem citar a fonte, os mais vários artigos de opinião e de informação. Ora, como podem imaginar não podemos compactuar com estes factos, desta forma este comunicado dirige-se integralmente ao autor do blog supra-citado.

Vamos começar por pontos:

1. O Desportugal é, para fins legais, uma obra multimédia (ou seja é uma combinação de um conjunto de elementos [texto, sons, imagens, fixas ou em movimento] expresso num formato único digital, processado por um programa de computador de forma interactiva) o que significa que assim sendo tem dois graus de interactividade, no Sentido amplo – possibilidade de acesso aos conteúdos disponíveis em rede desde o local e no momento livremente escolhidos pelo utilizador e no Sentido estrito – conformação pessoal da utilização do multimédia. Assim sendo, segundo a lei geral e tendo em conta que é uma criação do intelecto dos vários contribuidores, os ”posts” do Desportugal afirmam-se enquanto obras cobertas por originalidade, obras colectivas e compóstitas, pois, criadas por uma pluralidade de pessoas são afinal pertença dos que as produzem, isto é são pertença dos titulares. Assim sendo reafirma-se o facto de que são obras individuais incluindo-se portanto no regime legal aplicável aos direitos de autor.

2. O Desportugal, ao publicar faz uso dos seus Direitos patrimoniais de “colocação à disposição do público” e para além de possuir, enquanto entidade colectiva o “direito exclusivo de dispor da sua obra e de fruí-la e utilizá-la, ou autorizar a sua fruição ou utilização por terceiro, total ou parcialmente” possui ainda o exclusivo de exploração económica, o que, como se pode imaginar, acarreta consigo o principio da liberdade de Poder exclusivo de “escolher livremente os processos e as condições de utilização e exploração da obra”

3. O que é feito pelo Blog http://kumbayah01.blogspot.com/ é uma cópia integral de várias obras de criação do Desportugal.Como se pode verificar em :

http://kumbayah01.blogspot.com/2007/09/resultados-dos-jogos-de-qualificao-para.html

http://kumbayah01.blogspot.com/2007/09/brasileiro-so-paulo-oito-jogos-sem.html

http://kumbayah01.blogspot.com/2007/09/air-race-world-series-no-porto-fotos.html

http://kumbayah01.blogspot.com/2007/08/liga-dos-campees-composio-dos-grupos.html

http://kumbayah01.blogspot.com/2007/08/copenhaga-benfica-1-2-1-mo.html

Gostariamos de informar o autor deste blog que possuímos:

-Os originais de todos estes “posts” feitos pelo “Desportugal” (colectivamente falando) bem como as datas de modificação dos mesmos

-Os vários ip´s utilizados pelo “autor” daquele blog (que afinal é um usurpador) bem como as horas, os minutos e os segundos em que o mesmo acedeu ao Desportugal.

-Print-screens e backups do blog http://kumbayah01.blogspot.com/ para usar como meio de prova

4. O Desportugal é uma pessoa colectiva, podendo actuar judicialmente.

5. O Desportugal não é uma mera recreação, o Desportugal não tem fins lucrativos o que significa que os seus autores retiram tempo às suas vidas para fazerem algo de que gostam e para satisfazer tanto quanto possível os seus leitores, não obstante este facto, o Desportugal irá agir em conformidade caso:

  • Não sejam apagados todos os posts copiados
  • Não seja feito um pedido de desculpas, seja por que meio for (e-mail, publicação no blog, etc..) aos colaboradores do Desportugal.

Daremos a partir deste momento (24 de Setembro de 2007) uma semana para que sejam satisfeitos os dois requisitos acima referidos.

Caso isso não se suceda, entregaremos uma queixa tendo em conta a legislação penal da “Lei da Criminalidade Informática” e a legislação aplicável a “Direitos de Autor”.

Mais informamos que é Proibida qualquer reprodução ou copia, parcial ou não, sem a expressa autorização dos colaboradores deste blog e que em qualquer outro caso similar não teremos a passividade tida até agora.

Um Abraço a todos, continuaremos a trabalhar para vocês, aliás, como sempre.

Os colaboradores:

Página Inicial

21 comentários:

  1. À medida que ficamos “mais grandes” aumenta proporcionalmente a inveja e a cobiça daqueles que querem conquistar algo sem qualquer esforço.

    A melhor atitude a tomar é o desprezo…

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Assim seria tudo fácil, bastaria explorar informações alheias e ganhar fama á custa delas.

    Força Desportugal.

    ResponderEliminar
  3. Por mim esse blog ,bem que morriam à fome!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Pessoal!!!!! CAGEM NISSO.

    ResponderEliminar
  4. Continue com o seu excelente trabalho de informação.
    O vosso blog é para mim , um lugar de leitura diária, com artigos de óptima qualidade e sempre actual.

    Esse indivíduo que copia integralmente o que se passa aqui, devia em 1º lugar fazer uma avaliação moral e pensar qual é o objectivo de ter um blog, se não tem prazer em escrever. Ter um espaço desde género é gostar de algo e expôr as suas ideias.

    4forver Desportugal

    ResponderEliminar
  5. Nunca ouvi falar nesse blog de “meio-bit”.
    Leio o Desportugal diariamente e recomendo a todos os meus amigos.

    Ele podia mudar o título do blog dele para FAN DO DESPORTUGAL! EHEHEH

    ABRAÇOS

    ResponderEliminar
  6. parabéns ao desportugal !!!!!!!!!

    continuem este bom trabalho e ….há sempre alguem k nos inveja !!!!!

    É sinal k o trabalho é bom …senão ninguem keria saber ….

    ResponderEliminar
  7. Venho a este blog umas 5 vezes por dia em busca da melhor informação desportiva que só o desportugal tem sabido dar. Impressionante a atitude desses pseudo-blogueiros que não têm capacidade para fazer o seu trabalho ou hobbie,

    ResponderEliminar
  8. Eu penso que ir a outros blogs e a partir daí obter informação, não se pode dizer que seja plágio.

    Uma coisa é chegar ao post do blog tal e fazer copy paste…

    Outra coisa é ler o artigo e postar no nosso blog de um ponto de vista nosso e com a nossa marca….mas claro que isto é só a minha simples opinião

    ResponderEliminar
  9. Se colocou os devidos créditos(Fontes e tal) , Mas mesmo assim é uma cópia fiel do que se faz aqui.É incrível! Já tinha visto plágios, mas aquilo é um must.É título, foto,textos, vídeos e só falta o nome de um de vocês.

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente isso é uma realidade, vira e meche você vê seus textos que você escreveu com tanta dedicação ir parar em blog, que mal conhece.

    ResponderEliminar
  11. Bem, como todos sabemos o plágio, é algo que pode ter sérias consequecias, uma delas é ele chegar até ser processado. Mas acho que não precisam de chegar tão longe.

    Caguem na cena e não destaquem esse Sr.

    ResponderEliminar
  12. Encontrei isso neste link http://net-dinheiro.blogspot.com/2007/05/plgio-e-direitos-de-autor-nos-blogs.html, pode ajudar

    Algumas informações úteis sobre plágio e violação de direitos de autor, e como essas duas coisas se relacionam com os blogs. Descubra porquê plágio é crime - mesmo que seja plágio nos blogs.

    Hoje vamos ver algumas informações úteis sobre plágio e violação de direitos de autor, e como essas duas coisas se relacionam com os blogs.

    Definição de Plágio

    Segundo o dicionário Aurélio:

    Plágio - do Lat. plagiu < Gr. plágios, oblíquo, indireto, astucioso

    s.m. Assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem)

    Isso é o que nós vemos todos os dias na Internet e na blogosfera; isso é o que fizeram todos os FDP citados no meu post de ontem: Ah, Esses Plagiadores e Suas Caras de Pau Maravilhosas...

    Eu já afirmei várias vezes que plágio é crime. É crime porque viola os direitos de autor.

    Embora não haja legislação específica, os textos publicados na Internet (incluindo posts e textos publicados nos blogs) também são protegidos pela Lei nº 9.610/98 - a Lei de Direitos Autorais. Esse link é um PDF; se quiser, leia a versão HTML.

    Legislação Sobre Direitos Autorais

    Pra quem tem preguiça de ler o texto completo da lei, vou citar aqui alguns trechos pertinentes ao nosso assunto.


    Lei nº 9.610/98 - Direitos Autorais

    Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos.

    Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro , tais como:

    I - os textos de obras literárias, artísticas ou científicas;

    Comento: Qualquer post, por mixuruca que seja, é uma "criação do espírito". É o texto de uma obra literária, isto é: uma expressão escrita, fixa em um suporte tangível (a meio físico em que foi "guardado" - servidor, PC, etc) e em outro intangível (a Internet).

    Art. 11. Autor é a pessoa física criadora de obra literária, artística ou científica.

    Art. 12. Para se identificar como autor, poderá o criador da obra literária, artística ou científica usar de seu nome civil, completo ou abreviado até por suas iniciais, de pseudônimo ou qualquer outro sinal convencional.

    Comento: Neste caso, o blogueiro que criou o post/texto/artigo/tutorial. Sem importar se ele assina o texto com nome, sobrenome e filiação, ou apenas Nospheratt. :)

    Art. 18. A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro.

    Comento: O registro de qualquer obra é OPCIONAL. É feito como medida preventiva, não obrigatória. Embora seja de grande valor, no entanto, nunca é tomado como única prova definitiva, no caso de litígio.

    Por exemplo, a Biblioteca Nacional, onde se registram vários tipos de obras, além dos livros, não verifica se a obra que está sendo registrada é efetivamente original, nem tem como saber se a pessoa que faz o registro realmente detém os direitos autorais da obra. Em caso de litígio, serão necessárias outras provas, além do registro na Biblioteca.

    Art. 24. São direitos morais do autor:

    I - o de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra;

    II - o de ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado, como sendo o do autor, na utilização de sua obra;

    Comento: Aqui é onde o plágio se enquadra claramente como violação de direito autoral; quando alguém se atribui a autoria de um texto seu, está omitindo a verdadeira autoria da obra.

    Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por
    quaisquer modalidades, tais como:

    I - a reprodução parcial ou integral;

    Comento: Aqui, se enquadra como violação uma prática que muita gente acha que é aceitável: a reprodução de posts/textos na íntegra, com indicação de fonte/autoria. Isso só é legal, se for feito com o consentimento do autor, coisa que não é incomum.

    Os plagiadores são tão FDP, que roubam até mesmo os caridosos liberais que permitem a reprodução integral de seu conteúdo, e só pedem uma indicação da fonte do post, um mísero link de retorno. Já vi casos de plagiadores que reproduziram posts desse tipo, e quando foram descobertos, preferiram deletar o texto do que colocar um link para o blog do legítimo autor.

    Convém esclarecer que a citação, ou a reprodução de um trecho do texto original - o quote - é completamente aceitável, desde que inclua um link para a fonte/post original. Isso entra na categoria "fair use" - conceito criado na legislação de direitos autorais dos Estados Unidos, mas adotado amplamente em toda a Internet.

    Por exemplo: Eliane Yachouh Abrão, no excelente artigo "O que é e o que não é Direito Autoral" - cuja leitura recomendo - diz:

    "A Internet não representa nenhuma mudança nos direitos autorais : todo livro, toda melodia, todo poema, toda obra, enfim, que todo mundo sabe que foi feita por outro que não você, que tem dono, tem de ser usada com respeito ao conteúdo e à integridade, e se o dono o consentir.

    O que é respeitar? É não modificar a obra, nem fazer modificações que alterem o pensamento de seu criador, quando se utilizar da obra em nome dele. É, também, não usar ou comercializar nada que não lhe pertença, sem pedir a devida e necessária autorização da pessoa física que a criou, ou da jurídica que adquiriu por contrato a condição de autor (o que, juridicamente, se chama de titularidade).

    A regra vale para qualquer mídia, e a Internet é só mais uma (nova) mídia."


    Sanções às Violações dos Direitos Autorais

    As violações aos direitos autorais estão previstas tanto na própria Lei de Direitos Autorais, onde se estipulam as sanções civis, como no Código Penal.

    No Art. 5º da Lei de Direitos Autorais, se estabelece:

    VII - contrafação - a reprodução não autorizada;

    No Título VII - Das Sanções às Violações dos Direitos Autorais, se estabelecem diferentes sanções e multas, a serem aplicadas aos contrafatores. Nos interessam especialmente:

    Art. 101. As sanções civis de que trata este Capítulo aplicam-se sem prejuízo das penas
    cabíveis.

    Art. 108. Quem, na utilização, por qualquer modalidade, de obra intelectual, deixar de
    indicar ou de anunciar, como tal, o nome, pseudônimo ou sinal convencional do autor e
    do intérprete, além de responder por danos morais, está obrigado a divulgar-lhes a
    identidade da seguinte forma:

    II - tratando-se de publicação gráfica ou fonográfica, mediante inclusão de errata nos
    exemplares ainda não distribuídos, sem prejuízo de comunicação, com destaque, por
    mtrês vezes consecutivas em jornal de grande circulação, dos domicílios do autor, do
    intérprete e do editor ou produtor;

    III - tratando-se de outra forma de utilização, por intermédio da imprensa, na forma a que
    se refere o inciso anterior.

    No Código Penal, se prevêm de três meses a quatro anos de PRISÃO, além de multas. Você pode ler aqui a Lei Nº10.695.

    E Se o Blog ou Site do Plagiador Não Está no Brasil?

    O mais provável é que o servidor esteja nos EUA, ou pertença a uma empresa americana; por exemplo, os blogspot caem sob jurisdição americana. Embora a lei de direitos autorais deles seja substancialmente diferente da nossa, também resguarda os direitos do autor. Da mesma forma que no Brasil, o direito de autor - copyright - é inerente à criação da obra, e o registro é opcional.

    Dois sites interessantes e úteis, com muita informação sobre o assunto:

    Copyright Office Basics - Seção de conceitos básicos do Site Oficial de Copyright do Governo dos EUA; em inglês ou espanhol.

    Plagiarism Today - Site sobre plágio, roubo de conteúdo e direitos autorais online. Em inglês.

    Também existem tratados internacionais que protegem os direitos autorais. Ou seja, o fato de que o blog esteja hospedado no exterior, ou mesmo que o plagiador resida fora do Brasil ou seja extrangeiro, não valida ou permite o plágio.


    Resumindo... Plágio é Crime!

    Aqui e em qualquer lugar. Não deve ser aceito ou tolerado; existem muitas formas de se combatê-lo.

    ResponderEliminar
  13. Resta-vos ficarem contentes, porque se copiou, é porque achou os posts bons. E facilmente sabemos que o texto é vosso e não dele.Vocês fazem outros igualmente bons,“o plagiador” não é capaz.

    Gracie Despotugal

    ResponderEliminar
  14. Isto como é da Blogspot.com não sei se dá para fazer grande coisa. Mas esse tipo Copita tudo igual. O último já mencionava a fonte.

    Mesmo assim PQP!

    ResponderEliminar
  15. O nosso intuito não é como num e-mail que o autor do site "KUMBA YAH" nos enviou,"arranjar problemas" queremos somente que deixem de fazer um plágio descarado e despreocupado do nosso trabalho. Repugnamos confusões, e até já o tínhamos avisado mas sem quaisquer frutos.

    O referido blog, tem os posts da sua autoria, se os publica é porque tem gosto nisso e em escrever, tal como nós temos.. só não admitimos que nos plagiem.

    Nada do que é aqui publicado é propriedade do blogspot,leiam a sua declaração de privacidade... e em nada importa o alojamento ser, ou não gratuito. De argumentos falaciosos estamos nós fartos.

    Costuma-se dizer que há duas formas de resolver as coisas, a mal ou a menos mal...está e a forma "menos mal" de o fazer.



    Agradecemos o apoio de todos e esperamos que rapidamente tudo se resolva.

    Acreditamos que sim

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  16. KUMBA RULESSSSSSSS DOS MELHORES BLOGS K VI VOCES E K COPIARAMMMMMMMS SEUS USURPADORES SEM VERGONHA ADEUS ASSINA: EU VISCONDE ALMEIDA E CASTRO ORNELLES PEREIRA GONÇALVEZ CASTRO E DE BURNE

    ResponderEliminar
  17. pronto,esse blog chegou ao ponto mais baixo k existe, fazer comentarios anonimos. Espero que se sintam muito bem com aquilo que fazem

    ResponderEliminar
  18. NÃO DÁ PARA PERCEBER BLOGGERS QUE COPIAM NA INTEGRA TRABALHOS DE OUTRSO BLOGS.

    PARA QUEM TER UMA PÁGINA SE O TRABALHO NÃO É DELES. FAZER UMA REFÊRENCIA, TUDO BEM, AGORA PUXAR O QUE ESTÁ QUI PARA O SÍTIO DELES!!!

    ResponderEliminar
  19. Claro está que tudo isto é verdadeiramente lamentável, mas vendo pelo lado positivo, veio confirmar o desportugal como um dos melhores blogues temáticos da actualidade e com uma boa e alargada base de apoio.
    Obrigado a todos os que não hesitaram em nos apoiar.

    ResponderEliminar
  20. O que esse blog fez, é a generalidade do que se passa na blogosfera. Os melhores estão sempre sujeitos a estas coisas.

    ResponderEliminar
  21. Uma vergonha.

    Se estivesse vivo, Almada Negreiros diria:

    "Se esse blog está no blogspot eu quero ir para o wordpress!"

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas