sábado, 18 de agosto de 2007

Sporting arranca nova temporada com goleada de 4-1 sobre a Académica

Derlei - primeiro marcador da Liga Portuguesa 2007/2008

O Sporting venceu a Académica por 4-1, na partida que abriu a Liga portuguesa 2007/08. Depois de uma primeira parte aos solavancos, por mérito academista, os rapazes de Paulo Bento empolgaram os adeptos e chegaram à goleada.

Os leões entraram nas palminhas do público e de juba levantada pela vitória na Supertaça. O relvado fora previamente regado para facilitar a fluidez do futebol, que se pretendia torrencial, mas os de Coimbra traziam o bloqueio estudado. Lito e Ivanildo tanto faziam companhia a Joeano no ataque como recuavam para o meio-campo, oferecendo aos visitatantes vantagem de cinco para quatro no meio-campo.

O Sporting atacava quase em exclusividade pela direita, mas o perigo no fim dos cruzamentos de Abel era nulo, tal a vantagem de Kaká e Litos pelos ares. Enquanto Ivanildo encravava as botas de Veloso, o ganês Tiero era o dínamo academista. Tanto Moutinho como Romagnoli ou Vuckcevic não encontravam soluções para servir os atacantes. Aos 12’, Joeano desmarcou Lito em posição frontal, mas o remate envergonhava até um principiante. Quatro minutos depois, Liedson, também em posição privilegiada, atirou ao lado.

Quando o leão parecia definitivamente enjaulado, eis que, depois de uma jogada muito bonita, surgiu o golo, aos 26’. O incansável João Moutinho recuperou mais uma bola que parecia destinada a morrer na selva de pernas do meio-campo e Vukcevic foi genial na simulação, dendo o passe de Liedson, correr para Derlei. À entrada da área, o Ninja marcou o primeiro golo do Sporting, da Liga 2007/08, e de leão ao peito.

Miguel Veloso e Liedson festejam o segundo golo do Sporting

O golo despertou o leão para um futebol bem mais inspirado e perigoso. Miguel Veloso começou a distribuir com muito mais qualidade e a defesa academista passou a ser verdadeiramente posta à prova. Derlei esteve quase a bisar de cabeça, mas foi a testa de Liedson que aumentou o resultado à beirinha do intervalo.

Na segunda parte o público foi finalmente brindado com futebol de qualidade em dose leonina. João Moutinho, Liedson e Derlei estiveram sempre de prego a fundo e nas barbas do golo.O central Tonel e o capitão Moutinho festejaram, tal como Gyano, que marcou o golo de honra da Académica.

Vídeo

Sporting 4-1 Académica de Coimbra

Derlei 26'
Liedson 44'
Tonel 68'
Gyanó 82´
João Moutinho 88'



Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: AP

Página Inicial

9 comentários:

  1. Vi pouco do jogo mas gostei muito dos primeiros 15 minutos da Académica. Boas trocas de bola, algumas situações de perigo e aquele lance em que o Lito tinha tempo para tudo e mandou aquela bola para a Segunda Circular. Quanto ao Sporting, uma excelente vitória por números expressivos. E o Ninja a mostrar que ainda pode ser importante numa equipa como o Sporting.

    ResponderEliminar
  2. Bom jogo, entramos fracos mas depressa melhorámos.

    Notas Positivas :

    - Abel : Que jogão... parecia os que fazia quando cá chegou, para continuar!
    - Polga : É preciso dizer alguma coisa ?
    - Moutinho : Hoje sim, gostei de o ver, combativo e com bons pormenores
    - Vukcevic : Sempre que teve a bola mostrou que é jogador e aquela jogada em que passa por 3/4 jogadores é fantástica, falta-lhe entrosamento.
    - Derlei : Gostei de o ver, muito solto e entende-se bem com o Liedshow.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom resultado, exibição boa. Começámos bem o campeonato e isso é que interessa. Liedson falhou muitos golos mas enfim, picou o ponto.
    Derlei impecável.
    O Simon foi à manivela, na primeira parte andou desaparecido e o melhor que fez foi não tocar na bola no golo do Ninja. Depois partiu para uma boa exibição.
    Veloso irritou-me hoje, muitas perdas de bolas e passes errados (em comparação com o normal nele)
    Bem Moutinho, Romagnoli, tocou na bola?
    A defesa esteve bem, tal como o Estojo. O golo foi algo consentido, mas numa fase em que já só se pensava no fim do jogo, desde que não se repeita

    Se continuarmos assim, tendo noção que ainda há coisas por olear, estamos no bom caminho

    ResponderEliminar
  4. Bom jogo do Sporting, que apesar de não ter deslumbrado, poderia ter feito um resultado mais volumoso. Quanto ao lance polémico do jogo, o Polga derruba o Lito sim, mas este dominou a bola com o braço, por isso deveria ter sido assinalado livre favorável ao Sporting.

    ResponderEliminar
  5. O Sporting foi mais que justo vencedor. Fez um bom jogo, a dupla Liedson-Derlei funcionou. O Abel e o Simon estiveram em grande.

    Espero que a Académica melhore mas não muito que a época vai ser difícil para o meu clube.

    O golo do Tonel foi fantástico. Primeiro ele cabeceia para o chão ( lol ), roda muito bem e chuta ( aqui esteve muito bem ) e depois o gajo da Académica encostado ao poste dá aquela barraca ( lol outra vez ). Foi um golo incrível.

    No golo da Académica foi mais mérito para o avançado que demérito para o guarda-redes. É lixado o gajo tentar defender uma bujarda daquelas num lance muito rápido. Ficou foi mal na fotografia porque passou pelas pernas.

    ResponderEliminar
  6. Um bom jogo do sporting, que podia ter arrasado... uma académica muito fraquinha... macia, macia. os jogadores do sporting pareciam facas a cortar manteiga... E agora, os sportinguistas ganham muita confiança para o embate com o Porto. O árbitro esteve muito mal

    ResponderEliminar
  7. Este Manuel Machado ainda não provou o palavreado que apregoa . Esta Académica passa todos os anos com a corda na garganta e este ano não ser+a execpção. Tenho pena , porque tem uma cidade, estádio e adeptos de qualidade e nunca + têm uma equipa a sério.

    Qt ao Sporting para a semana já vai baixar a bola e descer ao seu nível ou seja 2º lugar ou 3º .

    ResponderEliminar
  8. O Sporting começou em grande a Liga Portuguesa 2007-2008, vencendo por 4-1 a Académica de Coimbra, perante um Estádio de Alvalade acima dos 30 mil espectadores. Um resultado farto nos dias que correm, de que muitos sportinguistas, mesmo os mais optimistas, certamente não estariam à espera. Lá está, o futebol é aleatório. Tão aleatório que coube ao brasileiro Derlei a honra de marcar o primeiro golo do campeonato. E logo Derlei, o “velho” que o Benfica deitou fora e que surpreendeu o universo leonino, ao ser contratado pelo Sporting.

    ResponderEliminar
  9. O DERLEI ESTÁ MELHOR PORQUE ESTÁ NA SUA POSIÇÃO E A JOGAR NUM SISTEMA DIFERENTE DO QUE FAZ FS.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas