terça-feira, 14 de agosto de 2007

Liga Inglesa : 1 ª jornada - Vitórias suadas de Chelsea, Arsenal e Liverpool . Campeão arranca com empate

Essien deu vitória a Mourinho

Está de regresso o mais excitante campeonato da europa de momento, a Liga Inglesa, que ano-após-ano fideliza cada vez mais portugueses junto da telinha ou aqui no Desportugal (pois é !), muito por culpa do fluxo dos melhores jogadores do nosso campeonato para a Premiership.

Logo nesta primeira jornada, uma surpresa, com o Manchester United a ceder um empate a zero em casa, frente ao modesto Reading e a deixar os seus grandes rivais. Chelsea, Arsenal e Liverpool fugir na tabela, fruto das suas vitórias sofridas.

Com Cristiano Ronaldo e Nani no banco de suplentes, o United dispôs das melhores oportunidades da etapa inicial. Aos 24 minutos, Ronaldo ultrapassou Stephen Hunt e cruzou para a área, onde apareceu Ryan Giggs a rematar ao poste, perdendo-se o lance pela linha final. Pouco depois, Wayne Rooney errou por pouco o alvo e seria obrigado a sair ao intervalo, em virtude de ter fracturado o pé esquerdo no final da primeira metade.

Alex Ferguson proporcionou então a estreia no campeonato ao jovem lusitano, o único homem com características marcadamente atacantes de que dispunha, mas não obstante o intenso domínio os “red devils” continuaram a não conseguir marcar. Com Louis Saha lesionado e ainda sem Carlos Tévez, o treinador do campeão substituiu Mikaël Silvestre, igualmente devido a lesão, por John O’Shea e deu ordens para o defesa irlandês jogar na área contrária.

Nani, que actuou na esquerda, tentou a sorte de longe, aos 68 minutos, mas o seu remate saiu ligeiramente ao lado, após mais uma boa combinação com o compatriota Ronaldo. Dave Kitson entrou aos 72 minutos na formação de Steve Coppell e 37 segundos depois fez falta dura sobre Patrice Evra e recebeu ordem de expulsão. O Reading pouco mais fez do que defender e apenas na parte final do encontro obrigou Edwin van der Sar a fazer a primeira intervenção da tarde, na sequência de um lance de bola parada. A um minuto do final, Nani foi derrubado perto da área, mas o guardião Marcus Hahnemann, a principal figura do jogo, defendeu o livre directo de Ronaldo, a jogar a ponta-de-lança após a saída de Rooney, e Paul Scholes não conseguiu a emenda.

O Chelsea com apenas um português na equipa, Ricardo Carvalho, derrotou a formação recém-promovida do Birmingham por 3-2, conseguindo um novo recorde de 64 jogos consecutivos sem perder em casa. A formação de Mourinho teve que dar a volta ao resultado de modo a bater a anterior marca de invencibilidade, pertencente ao Liverpool, conseguida entre Fevereiro de 1978 e Dezembro de 1980.

O Birmingham surpreendeu a Stamford Bridge ao marcar o primeiro tento da tarde, aos 14 minutos, quando Mikael Forssell, antigo ponta-de-lança do Chelsea, deu a melhor sequência ao cruzamento de Gary McSheffrey. Claudio Pizarro (17) e Florent Malouda (30) marcaram ambos na estreia no campeonato e viraram a contenda. No entanto, os forasteiros levaram a partida empata para o intervalo através de um espectacular golo de Olivier Kapo, aos 35 minutos. Mas a palavra final pertenceria aos “blues, pois cinco minutos após o reatamento Michael Essien fixou o resultado.

Já o Arsenal teve também que suar para vencer no Emirates Stadium, precisando de dois golos nos derradeiros seis minutos para impedir o Fulham de causar surpresa na primeira jornada. A formação da parte ocidental de Londres adiantou-se logo no minuto inicial, depois de um pontapé falhado por parte de Jens Lehmann ter colocado o esférico à mercê de David Healy que, perto da de baliza, não perdoou. No entanto, uma grande penalidade de Robin van Persie aos 84 minutos e um golo de Aleksandar Hleb nos últimos instantes proporcionaram uma vitória preciosa aos “gunners”, dando-lhes moral para o encontro de quarta-feira com o Sparta Praga, a contar para a Champions League .

O eterno candidato ao título, Liverpool, saiu de Villa Park com os três pontos da vitória, por 1-2, graças a um espectacular golo de Steven Gerrard, na marcação de um fantástico livre directo perto do fim.

Na jogado do prmeiro golo, o ponta-de-lança espanhol Fernando Torres, a mais cara contratação do clube neste defeso, disparou forte, mas o guarda-redes Stuart Taylor negou os intentos de "El Niño", desviando a bola. Kuyt não desistiu do lance e cruzou tenso da linha de fundo para o coração da área, onde o dinamarquês Martin Laursen se atrapalhou e atirou para a sua própria baliza.

O Liverpool dispôs de várias oportunidades e parecia ter o encontro controlado quando aos 84 minutos o árbitro considerou mão na bola de Jamie Carragher dentro da área, numa altura em que Torres, incansável a desgastar a defesa adversária na estreia oficial pela equipa, já não estava em campo. Chamado a converter o penalty, o capitão Gareth Barry não perdoou e empatou a partida. Mas duraram pouco os festejos dos homens da casa, pois imediatamente a seguir, a quatro minutos do fim, Gerrard desferiu um pontapé indefensável a 25 metros da baliza, em zona frontal, e deu à sua equipa três pontos preciosos.

Nos outros desafios destaque para a vitória do Manchester City em Londres frente ao West Ham por 0-2, no dia em que Sven-Göran Eriksson voltou a sentar-se num banco de um clube. O segundo golo do City foi apontado pelo nosso bem conhecido "Soneca" ou melhor Geovanni que passou pelo Benfica .

Pela negativa esteve o Tottenham que perdeu sensacionalmente frente ao Sunderland por 1-0, com o golo a surgir 3 minutos depois dos 90.
Susto foi o que aconteceu com Benni McCarthy (ex-FC Porto) que teve que ser levado para o Hospital depois de ter perdido os sentidos em pleno relvado. O drama do sul-africano serviu de catalisador para a reviravolta do Blackburn Rovers no reduto do Middlesbrough por 1-2, já que Roque Santa Cruz(reforço) marcou logo depois de ter entrado em campo, tendo Derbyshire apontado o tento do triunfo.

Resultados da 1ª jornada da Liga Inglesa - Premiership 2007/2008

Manchester United - Reading, 0-0
Sunderland - Tottenham, 1-0 (Chopra 90')
Bolton - Newcastle, 1-3 (Anelka 50'; N'Zogbia 11', Obafemi Martins 21', 27')
Derby County - Portsmouth, 2-2 (Oakley 5', Todd 84'; Benjani 27', Utaka 83')
Everton - Wigan, 2-1 (Osman 26', Anichebe 75'; Sibierski 80')
Middlesbrough - Blackburn, 1-2 (Downing 31'; Santa Cruz 62', Derbyshire 79')
West Ham - Manchester City, 0-2 (Bianchi 18', Geovanni 87')
Aston Villa - Liverpool, 1-2 (Barry 85' g.p.; Laursen 31' p.b., Gerrard 87')
Arsenal - Fulham, 2-1 (Van Persie 83' g.p., Hleb 90'; Healy 1')
Chelsea - Birmingham, 3-2 (Pizarro 18', Malouda 31', Essien 50'; Forssell 15', Kapo 36')

Classificação da Premiership

1 Chelsea 3 pontos
2 Manchester City 3 pontos
3 Newcastle 3 pontos
4 Liverpool 3 pontos
5 Everton 3 pontos
6 Sunderland 3 pontos
7 Blackburn 3 pontos
8 Arsenal 3 pontos
18 Tottenham 0 pontos
19 Aston Villa 0 pontos
20 Bolton 0 pontos

Vídeos (cada vez mais dificil em virtude das restrições)

Chelsea 3-2 Birmingham
Forssell 15'
Pizarro 18'
Malouda 31'
Kapo 36'
Essien 50'


Arsenal 2-1 Fulham
Healy 1'
Van Persie 83'
Hleb 90'


Aston Villa 1-2 Liverpool
Laursen 31'
Barry 85'
Gerrard 87'



West Ham 0-2 Manchester City
Bianchi 18'
Geovanni 87'



Sunderland 1-0 Tottenham
Chopra 90'


Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Foto: AP

Página Inicial

8 comentários:

  1. Pedimos desculpa antes de mais por invadir este espaço com uma informação que não tem a ver directamente com o tema do post.

    Como neste blog os seus leitores são verdadeiros amantes do futebol, lembrámo-nos de comunicar que no Futebol de Ataque vamos ter a 2ª edição de Palpites para a Liga Bwin, com algo aliciante e que vos pode interessar:

    A inscrição custa 25 euros e logo de entrada dá direito a 2 bilhetes para um jogo das primeiras 6 jornadas, à excepção do Porto-Sporting e do Benfica-Sporting. Há certamente alguns jogos fora de casa interessantes para vcs irem ver se quiserem e no fundo a inscrição fica desde logo mais do que paga.

    Todas as semanas ainda se pode ganhar bilhetes para a semana seguinte, e no final uma camisola da vossa equipa favorita.

    ResponderEliminar
  2. Pena o resultado do United .Gostei bastante da estreia do Nani, visto que é o 1º jogo dele na Premier League e o Ronaldo dispensa comentários, talvez o melhor em campo não fosse o guarda redes

    ResponderEliminar
  3. O Manchester foi uma equipa que dominou a partida com um total de 66% de posse de bola apenas teve o azar de ter o seu único avançado disponível, Rooney, lesionado e também encontrar um guarda-redes com uma segurança e um nível exibicional muito bom.

    De frisar também a boa e segura exibição de Nani que se demonstrou com mais confiança.

    ResponderEliminar
  4. e caiu o record do Liverpool
    64 jogos sem perder em casa

    Mourinho The BesT

    ResponderEliminar
  5. Que saudades que eu tinha da Premier League... Futebol a grande velocidade, com espectáculo, jogadas de perigo constantes, golos e com poucas paragens. Assim sim, dá gosto ver futebol.

    Quanto ao jogo, só vi a 2ª parte e gostei do Chelsea. O golo do Essien é muito bom mas o guarda-redes tem culpas. Gostei do Malouda, do Pizarro. Penso que podem trazer muito a esta equipa do Chelsea. Mas a grande surpresa, é o SWP. Confesso que não gosto muito dele mas fez um excelente jogo hoje e pelos vistos, já na semana passada tinha jogado bem.

    GO BLUES

    ResponderEliminar
  6. Boa vitória por parte do Arsenal, sempre dá jeito entrar com uma vitória e logo tão cagada!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Mourinho . Basta 1 vitória em casa ou empate para ficares na história por muitos e bons anos.

    Go Special One

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas