domingo, 19 de agosto de 2007

Benfica desilude com empate 1-1 frente ao Leixões no Bessa

Rui Costa novamente o melhor na equipa do Benfica

O Benfica cedeu os primeiros dois pontos na Bwin Liga logo no jogo de abertura, no Bessa, frente ao Leixões, num jogo dramático, que teve dois golos nos últimos minutos e acabou empatado. Os adeptos encarnados estão preocupados e com razão, a equipa não mostra condições para já de funcionar como um verdadeiro conjunto e teme-se pelos próximos resultados desportivos que serão fulcrais para o resto da época ( Liga e Champions League) .

A equipa de Fernando Santos perdeu mais de uma hora num 4x4x2 que não lhe convém e só quando passou a jogar em 4x3x3, com Bergessio à direita e Coentrão à esquerda, dando o comando do meio-campo a Rui Costa e Nuno Assis, é que tomou conta da partida. Fez o golo em cima do minuto 90, por Petit, num pontapé de canto em que a defesa leixonense falhou em toda a linha, mas depois ainda cedeu o empate, num contra-ataque concluído por Nwoko. O Leixões, que parecia acabado, acabou assim por fazer render a sua boa primeira parte.

A equipa de Fernando Santos entrou com vários remendos: Katsouranis como defesa-central, ao lado de David Luiz, e Luís Filipe na direita do meio-campo, alargando o sector mas, ao mesmo tempo, tirando-lhe imprevisibilidade. Do outro lado estava uma equipa do Leixões organizada no 4x3x3 que é tão caro a Carlos Brito e tão fácil de assimilar por qualquer equipa que tenha extremos velozes e eficazes. O Leixões agrupava-se atrás para defender e dessa forma criava condições para lançar contra-ataques que explorassem a lentidão dos benfiquistas a recuperar.

Não espantou, por isso, que tivessem sido os pupilos de Carlos Brito a criar as primeiras ocasiões: aos 24 minutos, Roberto explorou o espaço entre Katsouranis e David Luiz para dar a um cruzamento largo de Vieirinha o caminho da baliza, exigindo a Quim uma vistosa estirada para canto; cinco minutos depois, Paulo Machado obrigou Quim a mais uma intervenção complicada e, quase de seguida, foi Vieirinha quem chutou a rasar a trave na ressaca de um canto. O Benfica não se soltava e só em cima do intervalo se mostrou, em três cantos consecutivos à procura da estatura de Cardozo e Katsouranis. Muito pouco para quem ambiciona altos vôos esta temporada.

Desespero de Quim no golo sofrido já 4 minutos depois dos 90´

Na segunda parte, com o Leixões a reduzir a intensidade, a soltar-se menos para o contra-ataque e a dar mais espaço ao meio-campo adversário, Rui Costa teve mais tempo para pensar as jogadas e a equipa do Benfica apareceu mais impositiva. Mostrava-se, no entanto, incapaz de criar situações de golo, pelo que o jogo entorpeceu até Fernando Santos fazer entrar Bergessio e Fábio Coentrão, de forma a colocar a equipa em 4x3x3. O Benfica começou por encostar o Leixões atrás mas, para ser perigoso, ainda dependia de Rui Costa.

Nos últimos 10 minutos o Benfica parte para um derradeiro assalto na procura do golo da vitória, com Rui Costa a falhar por pouco esse objectivo, vendo o guarda-redes Beto efectuar uma espantosa defesa para canto, em resposta a um seu remate em jeito. Logo de seguida foi a vez de Bergessio rematar por cima quando tinha tudo para fazer golo, já que se encontrava sozinho perante Beto. A dois minutos dos 90, Nuno Diogo ainda salvou o cabeceamento de Bergessio em cima da linha de golo, mas o Benfica acabou mesmo por marcar um minuto volvido, quando, na sequência de um canto, Petit aproveitou um desvio de Katsouranis para cabecear para o fundo das redes.

Até final, o Benfica parecia destinado a imitar os seus grandes rivais, FC Porto e Sporting, também eles vencedores nesta primeira jornada da Liga portuguesa, mas o Leixões ainda encontrou forças para forçar a divisão de pontos, com o recém-entrado Nwoko a bater Quim já nos descontos, após uma boa incursão de Hugo Morais no lado esquerdo. Estava escrito o dramático epílogo de um jogo que valeu essencialmente pela sua ponta final.

Vídeos

Leixões 1-1 Benfica
Petit 89'
Nwoko 94'




Vem fazer parte da equipa do Desportugal (saber mais neste link)


Fotos: AP

Página Inicial

12 comentários:

  1. Alguém me explica como é que isto acontece a um clube como o Benfica?

    Por amor de Deus, isto não são os distritais...

    ResponderEliminar
  2. A culpa nã é do fernando santos... é do vieira que não o despede
    O fernando santos faz o melhor que sabe...o problema é que sabe pouco

    Bem parece que o porto vai ser campeão. pelo menos parece-me pela primeira jornada o mais forte

    ResponderEliminar
  3. Incrivel

    Parabens ao LFV pela melhor equipa dos ultimos 10 anos.
    Resultado justo por aquilo que o Leixões fez na 1ª parte.

    P.S. FICA UM PENALTY CONTRA O LEIXÕES POR MARCAR E A EXPULSÃO DO EZEQUIAS POR AGRESSAO AO N.ASSIS.

    ResponderEliminar
  4. O Fernando Santos é que tem culpa de...

    ... ter que optar entre um junior ou um médio defensivo para o lugar de central...

    ... ter um Petit que com a falta do pulmão que era a sua maior qualidade, não consegue estancar tanto os ataques adversários...

    .. o Nuno Assis é a (censurado) que se vê, além de jogar a velocidade de caracol...

    .. o jogador para ser alternativa ao Nelson, consegue ser igual a ele em qualidade (são os dois ao nível de equipas como Boavista ou Braga)...

    ... não há extremos no plantel, vendem o Simão que era o único que furava... o Coentrão ainda é muito virgem para entrar no SLB de início, onde estão os substitutos do Simão?

    .. o treinador é que tem culpa que o Di María venha lesionado e o Adu ainda não esteja em condições de jogar... ele é que lhes devia tocar e dar-lhes a condição fisíca para eles jogarem... era a mão de Deus do século XXI...

    ... o treinador é que tem culpa de ir fazendo uma equipa aos pedaços e irem vendendo os jogadores que ainda valiam alguma coisa...

    se há algum culpado esse é o LFV, que está a tentar (censurado)r tudo e não dá condições de trabalho!!
    Passam-se coisas que só podem enjoar os Benfiquistas e já basta de estar sempre a deitar as culpas no mesmo PQP! Há toda uma estrutura que manda mais que ele, parece que não percebem isso.

    ResponderEliminar
  5. GRANDES BÉBES , JÁ LIXAMOS O GLORIOSO SLB E AGORA VAMOS ARRANCAR PARA UMA ÉPOCA EM GRANDE.

    FORÇA LEIXÕES
    LEIXÕES RULLEZ

    ResponderEliminar
  6. O treinador é sempre o alvo mais facil. Só que n é ele que esta em campo para correr e jogar a bola.

    No entanto o FS n deixa de estar a fazer um trabalho fraquinho no Benfica Já agora o Bébe vê-la lá se fazes o mesmo a tua equipa mãe (FCP)

    ResponderEliminar
  7. Nem a equipa que o Vieira montou é maravilha nem o treinador é bom. Isso parece-me óbvio. Por a culpa só num dos lados é um bocado idiota.

    É incrível a incapacidade do treinador em por a equipa a jogar um futebol aceitável, é incrível a equipa jogar tão mal mesmo com um incompetente ao comando e é também incrível que se tenham contratado "putos" que não dão garantias nenhumas para substituir jogadores importantes que saíram.

    Mas pelo menos o LFV tem a atenuante de ter tirado um clube dO FUNDO em termos financeiros. O FS não tem atenuante nenhuma...teve um bom momento a época passada (e até lhe dei o benefício da dúvida por isso) que nem durou muito pq de resto o Benfica esteve sempre entre o mediano e o mau.

    (Estou a basear a qualidade do futebol com os jogos do ano passado, da pré-época e com o copenhaga, pq este não vi...mas pelo que se lê dá para ter uma ideia)

    ResponderEliminar
  8. O benfica neste momento nao tem nem treinador nem equipa nem direcção!
    Volta Camacho, tu sim fazias render os jogadores és um grande treinador e até impões autoridade a direcção, nada como o santinho.
    Estes jogadores todos muito lentos a pensar e a executar, é que um gajo fica mesmo parvo a ver joar tão mal.

    E depois ainda nem temos equipe definida o que se compreende +/- mas é que nem os que la estão ainda estão ambientados.

    ResponderEliminar
  9. Os benfiquistas têm de reflectir no presidente e nas suas 14 aquisições para uma equipa que precisaria no max. de 4 ou 5 reforços certos...

    + Temos de ter em conta os lesionados
    + Temos de ter em conta a adaptação de jogadores como Adu, Bergessio, Luis Filipe ou até Cardoso (apesar de ser o que esteve melhor destes todos)
    + O Slb está a passar pela ressaca pós simao, nao é de um dia para o outro que se muda a forma de jogar dos ultimos 5 anos.
    Neste momento nao há ainda no SLB um go to guy com era o Simão...

    Pensemos nisto tudo e em que

    AINDA ESTAMOS NA PRIMEIRA JORNADA CARAGO!!!
    DEIXEMO NOS DE PARECER MENINAS A CHORAS!!![

    ResponderEliminar
  10. Que patético! Uma equipa como o Benfica devia dominar o jogo do início até ao fim frente a uma equipa como o Leixões. Não se tire o mérito e o valor ao Leixões até porque regressar a um campeonato muito tempo depois, em casa (se bem que emprestada) e logo frente a um grande é sempre motivante e mais motivante é quando se realiza a 1ª jornada.

    Agora jogar muita bem só quando os outros já nem se mexem ão basta! E sofrer um golo no último minuto frente a uma equipa mais desgastada é ridículo!

    Este Benfica se não tiver nos 5 primeiros lugares no fim de 5 jornadas (e devia ser menos mas até já dou mais uma margem) é uma desilusão por completo.

    E quanto a este treinador há que preparar o levar em ombros que ele tanto quer. E de preferência que seja para um rio onde haja muitos crocodilos.

    ResponderEliminar
  11. paulo teixeira19 agosto, 2007 06:21

    Eu não gosto do Fernando Santos mas a verdade é que perdeu duas peças fundamentais perto do início do campeonato e não tem o plantel que desejava. Conta com dois centrais e tem um meio-campo remendado. Não é fácil para voçês benfiquistas...

    ResponderEliminar
  12. As culpas do que se passam no benfica sao do LFV primeiro porque pos o FS como treinador e continua o casmurro de nao o deixar ir e de pensar que tem uma grande equipa e depois por nao cumprir a sua palavra e nao dar estabilidade nenhuma dizendo que o plantel está fechado uma semana depois vende 2 jogadores fulcrais para a equipa e compra 4 ou 5 jogadores de mercados nao europeus e que ainda nao provaram nada os benfiquistas deviam fazer um abaixo assinado contra esta direcção e este treinador... e uma desgraça junta, se o sr LFV está a fazer um bom papel na vertente economica ele que se fica pela vertente economica e nao pela vertente desportiva... como eu tenho vontade de ver o benfica jogar com o camacho, a equipa nao era nada de especial mas o camacho punha o benfica a jogar á bola, mesmo quando nao ganhavamos o benfica jogava bem.... agora é uma desgraça... vao uma vez há baliza em 90 min . espero sinceramente que o benfica continue a perder pontos e que as pessoas se revoltem pois assim nao vamos a lado nenhum...

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas