domingo, 10 de junho de 2007

Liga Espanhola : 37 ª jornada - Real Madrid empata e Barcelona também em jornada completamente louca

golo final Van Nistelroy poderá valer título ao Real

A penúltima jornada da Liga Espanhola foi de caixão à cova tal foi a emoção vivida em vários estádios . Sim porque não foi só para definir o campeão que houve nervos à flor da pele , a luta pelas vagas nas competições europeias e saber quem acompanha o Nástic na descida foi motivo suficiente para os nossos vizinhos espanhóis ficarem em suspense .

Esta 37º jornada acaba por não definir posições e deixa mesmo tudo em aberto em relação a todas as questões pendentes . Na luta pelo título o Real Madrid termina esta ronda com vantagem sobre o Barcelona , tudo graças a 18 segundos finais de emoções fortes , onde os golos de Van Nistelroy e Tamudo ditaram tudo para a última jornada , com o favoristimo a pender para os merengues que jogam em casa frente ao Maiorca . Já o Barça vai até Nástic .

Numa jornada que, em termos teóricos, parecia favorecer mais o Barça que o Real, por os ainda campeões jogarem em casa e os madridistas fora, a verdade é que as duas equipas começaram mal os respectivos encontros. O Espanhol quis estragar a festa do arqui-rival da cidade e, aos 29 minutos, Raúl Tamudo colocou os visitantes em vantagem. Pouco depois, para dar mais emoção à Liga, o Saragoça fez o mesmo, apenas três minutos volvidos, com Diego Milito a marcar de grande penalidade.

Adivinhando-se já grande emoção até final, Leonel Messi imitou Maradona e empatou com a mão (tal como no Mundial de 1986) para a equipa de Deco - que foi titular - a poucos minutos do intervalo, sendo que em tempo de descanso o Barcelona estava na liderança da Liga. Porém, por pouco tempo, já que Ruud van Nistelrooy deu início a mais uma noite em cheio com o empate para o Real Madrid em Saragoça, aos 57 minutos. Isto ao mesmo tempo que Messi bisava no Camp Nou, colocando a sua equipa na frente do jogo e, de novo, do campeonato.

O Real Madrid passava a estar em maus lençóis, e pior ficou quando Milito voltou a marcar para o Saragoça, decorria o minuto 64, deixando os homens da capital à beira de um ataque de nervos. Os "merengues" partiram, então, para cima do seu adversário, criando diversos lances de apuro, que o guardião César foi resolvendo como podia. Até ao minuto 89, quando, depois de mais um lance de ataque, Van Nistelrooy empurrou a bola para dentro da baliza do Saragoça, numa confusão em cima da linha de golo. Um empate que dava ânimo ao Real, mas não totalmente, pois o Barcelona ainda ganhava... Ou não?

Messi imitou Maradona mas Barça empatou

Pouco depois do minuto 90, quando já se festejava no Camp Nou, este gelou por completo. Tamudo foi lançado na grande área e rematou cruzado para o 2-2 final. Foi a vez de o RealMadrid festejar. Agora, os comandados de Capello necessitam apenas de vencer na derradeira jornada, em casa, frente ao Maiorca, enquanto os de Frank Rijkaard vão aguardar por um milagre e tentar, ao mesmo tempo, levar de vencida o "lanterna vermelha" Nástic Tarragona, no terreno deste.

Ouvir o relato dos segundos finais com os golos de Real e Espanhol em simultâneo (link)

Quem desperdiçou a oportunidade de igualar pontualmente os dois da frente foi o Sevilha que, com Duda sem sair do banco, empatou a zero no terreno do Maiorca, com Nunes a titular nos da casa. O Sevilha ainda pode ser campeão, se vencer em casa o Villarreal na última jornada e o Real e Barcelona perderem.

O ponto conquistado pelo Saragoça deixou a equipa ainda no quinto lugar, com os mesmos pontos do Villarreal , que venceu em casa por 3-1 o aflito Athletic Bilbao. Se ambos ganharem na próxima ronda garantem o acesso à Taça UEFA, enquanto o Atlético de Madrid, com Maniche a titular e Costinha a não sair do banco, perdeu em casa por 2-3 contra o aflito Celta de Vigo, sem Areias. O Celta mantém-se em zona de despromoção, mas agora a apenas um ponto do Atlético de Bilbau e do Betis, goleado em casa por 0-5 pelo Osasuna. Em ambos os jogos (Madrid e Sevilha houve confusão com os adeptos da casa desiludidos com os resultados .

As hipóteses de permanência da Real Sociedad diminuíram, após o nulo frente ao Racing Santander, que deixa a equipa ainda a três pontos da salvação. Entretanto, o Levante bateu surpreendentemente o Valencia, quarto classificado, em casa, por 4-2, com Miguel de fora, lesionado, e Hugo Viana a ficar no banco da turma "che".

Resultados da 37.ª jornada (penúltima) da Liga Espanhola
Saragoça - Real Madrid, 2-2 (Diego Milito 32' g.p., 63'; Van Nistelrooy 56', 89')
Barcelona - Espanyol, 2-2 (Messi 44', 57'; Tamudo 29', 88')
Maiorca - Sevilha, 0-0
Levante - Valencia, 4-2 (Riga 3', 48', Salva 10', Courtois 75'; Joaquin 15', Baraja 86')
Atlético Madrid - Celta Vigo, 2-3 (Maxi Rodriguez 28', 70'; Baiano 30' g.p., 67', Yago Bouzon 48')
Villarreal - Athletic Bilbao, 3-1 (Forlan 36' g.p., 38', Ustaritz 51' p.b.; Iraola 22')
Betis - Osasuna, 0-5 (Javier Flano 31', Webo 60', Valdo 71', Echide Sola 74', 86')
Real Sociedad - Racing Santander, 0-0
Getafe - Nàstic, 0-1 (Irurzun 78')
Deportivo - Recreativo Huelva, 2-5 (Bodipo 71', Juan Rodriguez 78' g.p.; Cheli 13', Javi Guerrero 15', Santi Cazorla 58', 69', Sinama Pongolle 75')

Classificação
1 Real Madrid 73 pontos
2 Barcelona 73 pontos
3 Sevilha 71 pontos
4 Valencia 65 pontos
5 Saragoça 59 pontos
6 Villarreal 59 pontos
7 Atlético Madrid 57 pontos
8 Recreativo Huelva 53 pontos
9 Getafe 52 pontos
10 Racing Santander 50 pontos
11 Espanyol 49 pontos
12 Maiorca 49 pontos
13 Osasuna 46 pontos
14 Deportivo 44 pontos
15 Levante 42 pontos
16 Real Betis 37 pontos
17 Athletic Bilbao 37 pontos
18 Celta Vigo 36 pontos
19 Real Sociedad 34 pontos
20 Nàstic 28 pontos

Vídeos

Saragoça 2-2 Real Madrid
Diego Milito 32', 63'
Van Nistelrooy 56', 89'



Barcelona 2-2 Espanyol
Messi 44', 57'
Tamudo 29', 88'



Levante 4-2 Valencia
Riga 3', 48'
Salva 10'
Joaquin 15'
Courtois 75'
Baraja 86'


Atlético Madrid 2-3 Celta Vigo
Maxi Rodriguez 28', 70'
Baiano 30' , 67'
Yago Bouzon 48'


Villarreal 3-1 Athletic Bilbao
Forlan 36' , 38'
Iraola 22'
Ustaritz 51' p.b.


Betis 0-5 Osasuna
Javier Flano 31'
Webo 60'
Valdo 71'
Echide Sola 74', 86'


Foto: AP

Página Inicial

5 comentários:

  1. Excelelente jornada a todos os níveis e gostava que o Real fosse campeão .

    Quanto ao golo´do Messi... excelente, a forma como ele se conseguiu manter impávido e sereno sabendo que tinha marcado com a mão. Depois daquela jogada fantástica desde o meio-campo que se parecia muito com a de Maradona, eis que Messi volta a imitar El Pibe e marca com a mão.

    ResponderEliminar
  2. Que locura, emoção até o fim.
    Real agora tem que ganhar em casa ao Mallorca.
    Barça vai visitar o gimnastica e tem que vencer e torcer por um empate do Real Madrid.

    ResponderEliminar
  3. Esse título já é do Real. E decidido pelo Ruud.

    E é o campeão justo. O Sevilha foi muito irregular e o Barça não teve qualidade suficiente.

    ResponderEliminar
  4. Esse vídeo do Barcelona está exemplar. Lindo e ao mesmo tempo o momento trágico em camp now o golo de Tamudo e as caras dos adeptos.

    ResponderEliminar
  5. O Messi, não o camparem só a Maradona, agora até aprendeu o truque da Mão, mas o puto é grande, grandíssimo jogador, e não é maior porque os comprimidos com a hormona de crecimento, não fizeram o efeito esperado!!!
    Mais a sério o Messi, é "FABULOSO", um regalo para a vista de quem sabe apreciar este Desporto de Pontapé na Bola...

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas