quinta-feira, 28 de junho de 2007

Copa América : Brasil derrotado pelo México e Chile bate Equador

México vergou Brasil com 2-0

O favorito Brasil entrou péssimamente na jornada inaugural da Copa América ao sair derrotado por 0-2 frente ao México e tem agora que vencer os dois próximos jogos caso queira continuar em prova .

Desculpem os amigos brasileiros e sei que muitos costumam visitar este blogue , mas o actual escrete está a anos luz daquelas selecções que aprendi a gostar e admirar pelo seu futebol espectáculo e vencedor . Agora parecem uma equipa banal , onde os seus jogadores devem ainda pensar que as camisolas vencem jogos , mas a verdade é que os adversários da canarinha já perceberam as suas fragilidades e jogo após jogo (já vem de alguns anos) vão perdendo o respeito ao grande Brasil .

Ok , o Brasil pode dizer que está desfacaldo das suas melhores estrelas (Ronaldinho , Káká , Ronaldo , Adriano etc...) mas Dunga não pode ficar imune ao que se está a passar , porque foi ele que criou um braço-de-ferro com grande parte das suas mais mediáticas estrelas , e as desculpas de maior parte deles para não estarem presentes na Copa América não devem ter sido por acaso .

Aproveitando as fragilidades e os muitos jogadores sem estarem habituados a serem titulares pelo Brasil , os mexicanos inauguraram o marcador aos 22 minutos, com Castillo, num bom lance individual, a superar toda a defesa do escrete.

Mal refeitos do "choque" (os brasileiros podiam ter-se colocado na dianteira, caso o árbitro não tivesse invalidado, por fora-de-jogo inexistente, um golo ao ex-portista Diego logo aos 6'), os jogadores sul-americanos sofreriam novo golpe quando, aos 29', Morales, na cobrança perfeita de um livre directo, ampliou a diferença.

Na segunda parte, com a entrada de Anderson, recente aquisição do Manchester United, o Brasil melhorou ligeiramente de produção. E com Robinho sempre em grande destaque, o escrete construiu algumas ocasiões para reduzir. Porém, a desinspiração colectiva na hora do remate, aliada a alguma infelicidade, impediu a obtenção de um golo que fosse.

Nos derradeiros instantes seriam mesmo os pupilos de Hugo Sanchez a desperdiçar boas oportunidades para dilatar o marcador, com destaque para o último lance da partida, onde Castillo (prestação muito conseguida, pese algum individualismo) a rematar escandalosamente ao lado, já depois de ter driblado Doni e quando ninguém estava entre ele e a baliza.

Chile vence Equador à tangente por 3-2

Na outra partida do Grupo B , o Chile teve que suar bastante para vencer o Equador por 3-2 , numa partida em que Suazo (não o do Inter , mas do Colo Colo) marcou por duas vezes .

A selecção equatoriana inaugurou o marcador aos 16 minutos, por intermédio, de Valencia, que isolado na direita entra na área e bate o guarda-redes Bravo. Quatro minutos depois, Suazo empata a partida para o Chile. Ainda antes do intervalo, o Equador coloca-se em vantagem (22'). O cabeceamento de Valencia vai à trave e na recarga Benítez, de cabeça, não perdoa e faz o segundo o golo.

Na segunda parte, os golos só aconteceram nos últimos 15 minutos. Ao 79 minutos , De La Cruz falha a marcação a Suazo, que, por sua vez, domina a bola e remata para golo. A bola ainda bate na trave, mas acaba por entrar para felicidade dos chilenos.
E quando já todos pensavam que o encontro ia terminar empatado, eis que a quatro minutos do final da partida, Villanueva na cobrança de um livre oferece os três pontos ao Chile.

A classificação neste grupo B é liderada pelo México com 3 pontos , os mesmos do Chile , seguindo -se o Equador e o Brasil com zero pontos .

Vídeos

Brasil 0-2 México

Nery Castillo 24´ (0-1)


Ramon Morales 29´ (0-2)


Chile 3-2 Equador
Antonio Valencia 16´
Humberto Suazo 21´
Cristian Benitez 23´
Humberto Suazo 80´
Carlos Villanueva 87´



Fotos: AP

Página Inicial

9 comentários:

  1. O Brasil está ainda pior do que eu pensava...
    Mesmo vivendo uma fase má em que em termos de grande talento se destaca apenas Kaka e Ronaldinho achava que o Brasil vencería facilmente uma selecção mexicana desfalcada duns 4 ou 5 atletas titulares e que ainda para mais vem de uma competição a golde cup aonde perdeu para os EUA...
    Essa geração do futebol brasileiro é mais fraca que as últimas...bem mais fraca.

    Nunca que uma seleção brasileira como a de 2002,ou até mesmo 98 tería como titular Doni,Mineiro,Elano,Vagner Love e Gilberto,jogadores sem expressao no mundo do futebol e que nao teríam lugar em nenhuma seleção de top no mundo.
    Nunca uma seleção brasileira "normal" tería Robinho como titular,quanto mais anunciado como grande craque.

    Acho que a fase é mesmo má,uma geração mais fraca e que podería melhorar com os jogadores da sub-20 que sao uma boa geração mas que ainda precisam de tempo para crescer e ainda nao podem estar a jogar a um nível tao alto e com tanta exigencia

    ResponderEliminar
  2. O Brasil melhorou com entrada de Anderson,com isso ganhou qualidade técnica,qualidade de passe e um jogador ofensivo em vez de 3 defensivos que nao sabem atacar...
    Mas mesmo assim nao esperava milagres,a selecção tem uma equipa mediana mesmo tendo o Anderson.

    ResponderEliminar
  3. Foi uma das piores actuações da selecção brasileira em todos os tempos.
    Apesar de estar bastante desfalcada, nada justifica esta péssima actuação.
    A selecção foi mal convocada e mal escalada nesta partida, apesar dos desfalques

    ResponderEliminar
  4. O Brasil passa por uma transição que é normal em todas as seleções do mundo.Só que nós temos capacidade de renovação,ao contrário de outras seleções,que aparecem de 30 em 30 anos , tipo Portugal .

    ResponderEliminar
  5. Eu desde que acompanho futebol aprendi que os nomes não ganham jogos, mas também não é preciso levar isto á letra. Dunga, o actual selecionador do Brasil (não acredito que seja por muito tempo), decidiu fazer uma renovação da Canarinha, mas não se pode mudar tudo da noite para o dia, é preciso fazer a renovação de forma cuidada, e com calma.

    Não se compreende como é que o Brasil leva jogadores de segunda linha (peço desculpas mas é a verdade doe a quem doer), e dispensa outros como Lúcio, Káká, Ronaldinho, Emerson, etc... para uma competição tão importante como a Copa América - está para o continente Sul Americano como está o Euro para a Europa. Uma das coisas que está errada (foi referido pelo jornalista da SportTV que estava a comentar o jogo), é a forma como a Copa América é realizada - para quem não sabe acontece de dois em dois anos, ao contrário do Euro que é de 4 em 4. Penso que enquanto a Europa tinha o Euro a América tinha a Copa América, penso que era a melhor solução.

    ResponderEliminar
  6. nota-se que falta maturidade na equipa, falta alguém que coloque ordem na equipa. Penso que a ausência no meio campo de um jogador como o Emerson ou Gilberto Silva só prejudica o Brasil, para não falar das ausências de Lúcio, entre outros que já referi e todos sabem quem são.

    Falando do jogo, o Brasil aos 29 minutos já estava a perder por 2-0, e era notória uma enorme passividade e falta de comando na defesa brasileira. Saltando para a 2ª parte, uma nota de destaque a entrada de Anderson que até entrou bem jogando bem melhor que alguns que já lá estavam, e o antigo jogador do porto (dói tanto dizer isto :( ) até poderia ter tido uma estreia memorável, não fosse um ombro de um defesa Mexicano a salvar um golo certo. Por voltas dos minutos 70 e 80, o jogo até se tinha tornado rídiculo pela maneira como as bolas não queriam entrar na baliza Mexicana. Depois o Brasil deixou de acreditar, e os Mexicanos a jogar em contra ataque poderiam ter chegado ao 3-0 em duas ocasiões. A 1ª +/- aos 84 minutos quando havia uma superioridade Mexicana, dois atacantes para um defesa, mas a sorte do Brasil foi que o Mexicano que começou a jogada foi invejoso e não libertou a bola para o seu outro colega. A 2ª ocasião é um dos falhanços da história do futebol, um "frango" cometido pelo avançado (para mim falhar um golo daqueles é tão grave como um GR sofrer um frango). O avançado Mexicano isola-se desde o meio campo, percorre todos aqueles metros em direcção á baliza, passa pelo Guarda Redes e atira para fora, lol. Vejam que vale a pena.

    Falando de jogadores, no Brasil destacam-se pela positiva Anderson, e principalmente Robinho, o melhor brasileiro em campo. Todos os outros foram autenticas nulidades principalmente Vagner Love.

    ResponderEliminar
  7. Olhando para esta selecção do Brasil e não esquecendo os que não foram chamados, tenho que dizer (por muito ridiculo que me considerem):
    -Hélton é claramente melhor que o Guarda Redes que hoje jogou a titular do Brasil, assim como a melhor opção para essa posição (de caras);
    -Anderson Polga e Pepe, assim como Luisão tinham lugar na defesa deste Brasil. É verdade que o 2º não soube esperar por uma oportunidade que tardava, acabando depois com as suas hipóteses quando afirmou que queria jogar por Portugal, mas também não é menos verdade que Deco esperou infinitivamente para nada;
    -Alguns dos avançados canarinhos que estão nesta prova, o que têm a mais do que o Liedson?!
    -Dá muita pena ver Anderson a jogar e relembrar que já não mora no Dragão.

    ResponderEliminar
  8. Pois é... Nossa (aqui no Brasil) seleção "canarinho" não bota mais medo em ninguém, uma pena. Só uma coisa: Suazo, que marcou dois "golos" para o Chile, não é aquele "internacional" que irá para a Inter de Milão. Aquele é de Honduras, e este Suazo chileno joga no Colo-Colo de Santiago. Abraços

    ResponderEliminar
  9. Valeu Matheus Rocha , pensava que era o outro Suazo .

    ps - O Brasil nunca será fraco o problema está na escolha dos jogadores e na falta de um conjunto unido e não um grupo de vedetas . Certamente rápido o escrete dará a volta por cima .

    Abraço

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas