quinta-feira, 24 de maio de 2007

AC Milan vence Liverpool por 2-1 e conquista a Liga dos Campeões 2006/2007

AC Milan - Campeão da Europa 2006/2007

Está assim finalizada mais uma edição da Liga dos Campeões , com o AC Milan a sagrar-se campeão europeu ao bater o Liverpool por 2-1 e consumar a vingança de há dois na final na Turquia com a célebre reviravolta (3-3 e vitória dos reds nos penáltis ) .

O jogo de Atenas não teve praticamente semelhanças algumas a nível da emoção , com o de 2005 , embora muitos dos principais jogadores de ambas as equipas , estivessem novamente no frente-a-frente . O rigor táctico e a contenção foram ingredientes que prejudicaram aqueles que esperavam ver um jogo aberto e atractivo . Somente alguns contra-ataques e lances de bola parada levaram as bolas a chegarem às balizas e nesse capítulo , o AC Milan foi mais feliz e leva para casa a sua sétima Taça dos Campeões Europeus .

O início da partida também não revelou qualquer surpresa, com a luta do meio-campo a imperar e os lances de perigo a escassearem. Assim, foi preciso esperar por um erro de um dos intervenientes aos dez minutos de jogo para que os cerca de 60 mil adeptos presentes no estádio assistissem a um verdadeiro momento de emoção. Jankulovski perdeu a bola em zona proibida e possibilitou o remate cruzado de Pennant, valendo ao Milan uma defesa atento de Dida.

O AC Milan respondeu sete minutos volvidos, quando Kaká apareceu em boa posição à entrada da área inglesa, tendo o remate colocado do médio brasileiro sido parado com mestria por Reina. Apesar de o equilíbrio ser a nota dominante, a verdade é que os jogadores do Liverpool começaram a ganhar ligeiramente a preponderante luta do meio-campo, ao mesmo tempo que não hesitavam em tentarem a sua sorte de longe. E foi precisamente na sequência de um desses lances que os "reds" ficaram mais perto do golo na primeira parte, com Xabi Alonso a aproveitar um corte incompleto de Paolo Maldini para disparar forte e rasteiro de pé direito, passando o esférico a rasar o poste.

Inzaghi abria o marcador em Atenas

O embate parecia destinado a ir para o intervalo com um nulo, mas uma falta de Xabi Alonso sobre Kaká à entrada da área do Liverpool deu origem a uma rara oportunidade para o Milan alvejar a baliza contrária. Chamado a converter o livre directo, o especialista Andrea Pirlo bateu forte de pé direito, com a bola a encontrar inadvertidamente no caminho Inzaghi, cujo desvio com o tronco traiu Reina e deu vantagem ao conjunto "rossoneri". O golo italiano deixou o adversário sem reacção, até porque o árbitro apitou logo de seguida para o descanso, mas a equipa de Rafael Benítez regressou dos balneários com a forte disposição de empurrar o Milan "às cordas".

Apesar da enorme vontade de dar a volta ao resultado, o Liverpool encontrou pela frente uma determinada equipa do Milan, apostada em evitar o mesmo cenário de há dois anos, quando deixou escapar uma vantagem de três golos. Apenas aos 63 minutos a formação de Anfield conseguiu criar um lance de perigo, nascido novamente de um erro contrário. Gattuso efectuou um mau passe e entregou a bola a Steven Gerrard, com o capitão do Liverpool a passar por Nesta com alguma sorte à mistura, antes de rematar rasteiro com o pé direito, vendo Dida adivinhar as suas intenções com uma boa estirada.

Perante um Milan cerebral e sempre à espreita de um contra-ataque que pudesse "matar" o encontro, o Liverpool sentiu sempre muitas dificuldades para construir lances de ataque. Constando isso mesmo, Benítez decidiu-se finalmente pela entrada de Peter Crouch para a frente de ataque, numa derradeira tentativa de, pelo menos, forçar o prolongamento. Instantes antes, Gerrard, sempre o mais inconformado do lado do Liverpool, ainda assustou Dida com um remate rasteiro que passou bem perto do poste.

O Liverpool desesperava à procura do empate, mas uma desatenção defensiva acabou por custar bem caro à equipa inglesa, estavam decorridos 82 minutos. Kaká desmarcou Inzaghi com um passe fantástico, tendo o veterano avançado transalpino iludido o fora-de-jogo e atirado a contar, após contornar Reina. O triunfo milanês parecia mais do que certo, mas o fantasma de Istambul voltou a fazer-se sentir ao minuto 89, altura em que Dirk kuyt fez o 2-1, cabeceando para o fundo da baliza na sequência de um canto. No entanto, os jogadores do Milan souberam dominar os nervos e aguentaram firme a magra vantagem. Estava consumada a desforra.

Com este triunfo do Milan , os italianos alcançaram a Espanha no topo dos países com mais títulos na Liga dos Campeões , 11 , logo seguido pela Inglaterra com 10 . Quanto a Portugal soma 4 troféus , estando Holanda e Inglaterra com mais 2 do que nós , no topo de países mais premiados na principal competição europeia de clubes .

Para finalizar , queria agradecer a todos os que contribuiram com os votos (Votações Desportugal) para que seria campeão europeu 2006/2007 . Num total de 184 votos , o Milan venceu com 62 , enquanto o Liverpool ficou com 49 .

AC Milan 2-1 Liverpool (resumo)
Inzaghi 44´e 82´
Dirk kuyt 89´


Fotos: AP

Página Inicial

11 comentários:

  1. Vitória justa da melhor equipa. O liverpool ter chegado à final é uma vergonha para o futebol, hoje o jogo até foi equilibrado, mas ainda bem que o Milan venceu.

    Parabéns ao novo campeão Europeu.

    KAKÁ = Melhor jogador do mundo actualmente, e nem fez um jogo por aí além hoje

    ResponderEliminar
  2. Não foi uma exibição brilhante, mas fica o título. Esta equipa do Milan, mesmo sem Shevchenko e sem Rui Costa, é fenomenal e já merece um maior reconhecimento por parte da imprensa que só vê Barça, Real Madrid, Chelsea e Man Utd. Esta é que é a equipa com maior sucesso desta década.

    Nesta, Maldini, Gattuso, Pirlo, Kaká - isto é praticamente um dream team. E depois ainda tem o Inzaghi a decidir como hoje, o Seedorf que fez uma época excelente, o Oddo que é cada vez mais um grande defesa, o Ambrosini que fez um bom jogo hoje, o Dida que é um grande guarda-redes...

    ResponderEliminar
  3. ganhou a melhor equipa, mas nao a que jogou melhor

    o benitez foi um bocado burro, ele aos 60m devia ter arriscado, se calhar ate perdia 3-0 mas ao menos perdia sabendo que tinha arriscado, deixou andar...

    ResponderEliminar
  4. Futebol Italiano no seu esplendor.

    Sem jogar a ponta de um corno e com muito poucas jogadas de perigo se faz um campeão europeu

    MILAN!!!!

    ResponderEliminar
  5. Final fraca em termos futebolisticos e em emoção.

    Ganhou a Brigada do reumatico contra os coxos do Liverpool.

    Agora a serio 2 equipas que apostaram tudo nesta competição esta epoca mas muito aquem do que se espera de um campeao Europeu.

    Visto bem as coisas é o 3º em Italia contra o 4º em Inglaterra........

    ResponderEliminar
  6. O jogo acabou por ser um autêntico asco . É que nem em termos tácticos foi interessante, o Milan estoirou muito cedo e o Liverpool nunca deu ideia de saber o que estava lá dentro a fazer, especialmente na segunda parte. Mas o resultado de 2-1 foi justo.

    Na segunda parte, com o Liverpool a precisar de marcar dois golos praticamente não criou oportunidades de perigo porque não conseguia entrar na área do Milan. O Benitez mostrou muita incapacidade táctica. Foi medroso a começar logo com o 4-5-1 e o Gerrard praticamente a ponta de lança numa zona em que fica perdido.

    O segundo ponta de lança só entrar nos últimos 13 minutos é de rir. O Kewell entra numa troca por troca com o Zenden quando podia ter arriscado tirar um lateral. Lateral esse que só sai no último minuto para dar lugar a outro lateral...

    O Milan foi mais inteligente na fase decisiva. Controlou melhor o jogo e aproveitou para marcar mais um. Mas os velhos já se estavam a arrastar em campo, se fosse a prolongamento ficava muito complicado.

    ResponderEliminar
  7. Jogo não muito bem jogado, onde depois de uma 1ª parte de domínio do liverpool o Milan chega ao golo quase por acaso.
    Segunda parte geriu e chegou "normalmente" ao segundo golo.
    O golo do liverpool ainda trouxe alguma emoção mas chegou muito tarde...

    Melhor em campo:
    Inzaghi

    ResponderEliminar
  8. Milan...um cinismo arrepiante na forma como ganha esta final.

    E a idade, essa...esta so no B.I, porque dentro do campo...Inzaghi, Maldini,Seedorf..mostraram que não é só os Ronaldos e os Kaka's que teem direito a paginas de jornais cheias durante semanas a fio.

    Parabens A.C.Milan...7 Taça conquistada

    ResponderEliminar
  9. Este é daqueles jogos muito facéis de comentar.
    Uma equipa jogou, a outra marcou...
    Bem ao estilo italiano.
    Confesso que não gosto de uma equipa jogar e vencer deste modo, mas o futebol é feito de injustiças e este jogo provou isso mesmo.
    Ganhou aquela equipa calculista, aquela que jogou e que joga para o resultado.
    Enfim...uma equipa italiana!!

    Inzaghi terá de ser o homem do jogo pelos 1/5 golos.
    Já a desilusão do jogo, apesar da assistência para golo, vai para Káká.
    Do Liverpool fica a boa exibição do colectivo que mesmo assim não chegou para contrariar a matreirice italiana.
    Fica para a próxima...

    ResponderEliminar
  10. Esperava mais desta final. Emoção sobretudo.

    À melhor organização do Liverpool a equipa italiana respondeu com a frieza própria destas ocasiões. Foi assim que Inzaghi marcou os dois golos necessários para vencer e acabar a época de 2007 com mais uma vitória para o A.C.Milão.

    Fiquei, claro, mais uma vez contrariado, porque simpatizo muito mais com a equipa inglesa.

    Não havia, mais uma vez, jogadores portugueses nesta final.

    De resto foi a final mais vulgar dos últimos tempos desta prova...

    ResponderEliminar
  11. Penso que a melhor equipa ganhou o jogo e a competição! Nem sempre foram vistosos (muito menos hoje) mas foram sempre uma grande equipa no verdadeiro sentido da palavra.

    O Milan foi sempre tacticamente superior, uma equipa mais madura e controladora.

    Na minha opinião se o Liverpool erguesse hoje novamente o troféu seria o descrédito total deste modelo competitivo da Liga dos Campeões.

    Penso que uma equipa que, sistematicamente, se classifica longe dos lugares cimeiros, ocupando terceiros, quartos, sextos lugares não merece ter o título de campeão europeu...

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas