domingo, 29 de abril de 2007

Liga Holandesa : PSV sagrou-se campeão à frente de Ajax e AZ

PSV ganhou o campeonato pelo terceiro ano consecutivo

A Liga Holandesa terminou esta tarde , com uma das disputas mais acentudas de sempre no país das túlipas . Três equipas (PSV , AZ , Ajax) deixaram tudo para a última jornada e repartiam os mesmos pontos , mas o PSV acabou por levar a melhor , graças à derrota do AZ , que até tinha vantagem de gol-avarage sobre os seus outros dois rivais .

O PSV Eindhoven conquistou a liga holandesa pela terceira época consecutiva, após um triunfo, por 5-1, sobre o BV Vitesse e Manuel da Costa e Koeman festejaram.

A equipa de Ronald Koeman começou o dia empatada em pontos (72) com o AZ Alkmaar e o Ajax, mas com uma diferença de golos inferior relativamente a ambos os adversários. Contudo, o AZ foi surpreendido no terreno do Excelsior, perdendo por 3-2, frente a uma equipa que realizará um play-off para evitar a despromoção. Já o Ajax apenas conseguiu vencer por 2-0.

Enquanto esse triunfo deixou o Ajax com uma diferença de golos positiva de 49, o resultado do PSV elevou a equipa de Eindhoven para uma diferença de 50, tendo o crucial quinto tento sido alcançado por Philip Cocu nos instantes finais. Ambas as equipas terminaram com mais dois pontos que o AZ, que, pelo menos, terá o consolo de jogar um play-off com outras três equipas pela segunda vaga na Liga dos Campeões .

Antes do empate do fim-de-semana passado, frente ao Utrecht, ter feito com que a equipa descesse ao terceiro lugar, o PSV, campeão em título, estivera 151 dias na liderança, tendo chegado a desfrutar de uma liderança de 11 pontos. A semana passou com várias dúvidas relativamente à posição do próprio Koeman, mas respondeu a todos os cépticos com o sucesso e carimbando o regresso à fase de grupos da Liga dos Campeões. O desaire da última jornada para o AZ de Louis van Gaal - apenas a única equipa excepto os “três grandes” Ajax, PSV e Feyenoord desde 1965 - foi o que de mais próximo se aproximou do sucesso desde 1981, ano em que conquistou o único título da sua história.

Classificação
1 PSV 75 pontos
2 Ajax 75 pontos
3 AZ 72 pontos
4 Twente 66 pontos
5 Heerenveen 55 pontos
6 Roda 54 pontos
7 Feyenoord 53 pontos
8 Groningen 51 pontos
16 Excelsior 30 pontos
17 Waalwijk 27 pontos
18 Den Haag 17 pontos

Toda a jornada minuto a minuto (3 jogos)


Vídeo da festa de campeão do PSV


Foto: PSV

Página Inicial

5 comentários:

  1. Fantástico.

    Parabéns ao Koeman... outro ex-treinador do SLB a sagrar-se campeão...

    ResponderEliminar
  2. Koeman acabou por se safar. De qualquer maneira, há que dizer que o PSV era a equipa que mais merecia a vitória no campeonato.

    ResponderEliminar
  3. "AZ: do céu ao inferno em 90 minutos"

    ResponderEliminar
  4. O PSV merecia o título. Apenas como informação, o Ajax enfrentou a "equipa" do Willem II.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas