quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Benfica venceu Dínamo de Bucareste por 1-0 com golo de Miccoli (vídeo)

Micolli deu vitória ao Benfica na UEFA

O Benfica garantiu na Luz uma preciosa e complicada vitória por 1-0 sobre os romenos do Dínamo de Bucareste no jogo relativo à primeira mão dos 16º avos-de-Final da Taça Uefa e tem tudo para passar aos 8º de final e confirmar históricamente a eficácia nos apuramentos frente às equipas da Roménia .

Os encarnados entraram na partida com o mesmo onze que defrontaram o Boavista, na última jornada da Liga Portuguesa, com Rui Costa nas costas de Nuno Gomes e Simão Sabrosa. Com Miccoli e Derlei no banco de suplentes, Fernando Santos apostava no losango do meio campo com Petit, Katsouranis, Karagounis e o referido Rui Costa.

O Dínamo de Bucareste, sempre apoiado pelos cerca de 800 ruidosos romenos nas bancadas, entrou no jogo na expectativa, defendendo com solidez e dando o controlo de jogo ao Benfica. Apesar de uma entrada mais forte do Benfica, o Dínamo foi progressivamente equilibrando a partida e a falta de rapidez dos encarnados não ajudava a criar espaços no último reduto da equipa de leste.

Mesmo assim, o Benfica teve uma excelente oportunidade por intermédio de Nuno Gomes, que rematou cruzado, mas o guarda redes Lobont, recém chegado da Fiorentina, fez uma fantástica defesa impedindo que o marcador sofresse alteração.

Sem alegria, os encarnados foram-se progressivamente «entregando» ao Dínamo, clube que vinha de uma paragem competitiva de cerca de dois meses e meio, mas que não acusou falta de ritmo competitivo. Os 13 pontos de vantagem na liga romena, alicerçados num estágio de vários dias em Portugal, pareciam motivar uma equipa que chegou a Portugal com um discurso bastante optimista.

Chegados ao intervalo, Fernando Santos procurou mudar o curso da partida, retirando o «amarelado» Petit, e apostando no goleador Miccoli, de volta à competição após paragem por lesão.

Ao minuto 68, apesar de nada ter mudado até aí, o Benfica teve uma grande oportunidade. Na sequência de um livre directo Simão Sabrosa envia a bola à barra de Lobont, e quando já o Estádio se levantava para festejar a recarga de um isolado Miccoli, surge a mão milagrosa do guarda redes romeno, seguido de um corte que quase deu golo do defesa nigeriano do Dínamo. Naquele segundo todo o país se lembrou das situações ocorridas no último Benfica - Boavista....

Aos 74 minutos Fernando Santos lançou uma nova cartada colocando Derlei em campo no lugar de Nuno Gomes.

O Dínamo muito esporadicamente procurava responder, salientando-se uma jogada de contra ataque aos 75 minutos, em que Quim teve de se aplicar para desviar um remate cruzado da esquerda que levava perigo para a baliza encarnada.

Facto curioso ocorreu aos 82 minutos, quando Zé Kalanga entrado aos 64 minutos, foi substituído. Lesão do angolano? Ninguém detectou qualquer queixa do extremo, e por isso tudo indica que terá sido opção do técnico do Dínamo... 18 minutos em campo não terão deixado Zé Kalanga nada contente.

Com duas linhas de 4 homens bem próximas uma da outra, o Dínamo continuava a dar poucos espaços ao sector mais avançado do Benfica, e o perigo causado na área de Lobont era relativo. Havia uma muito maior posse de bola dos encarnados, mas o espaço junto à área romena rareava e as oportunidades seguiam o mesmo diapasão.

Mas aos 89 minutos Miccoli resolveu contrariar a tristeza que já se abatia no Estádio da Luz e deu ao Benfica a vantagem no jogo e na eliminatória. Depois de um remate em rotação de Simão, bem contrariado novamente por Lobont, surgiu o italiano a fazer a recarga para o fundo das malhas, inaugurando o marcador.
O Estádio suspirou de alívio e Miccoli esboçava um largo sorriso...

Com este resultado o Benfica desloca-se a Bucareste com um resultado pouco confortável, mas com a vantagem de não ter sofrido qualquer golo em casa, o que nas provas europeias a eliminar é sempre muito importante. O ambiente na Roménia será com certeza ruidoso, mas o Benfica poderá aproveitar os espaços que a defesa do Dínamo terá que abrir na procura do golo.

Benfica 1-0 Dínamo Bucareste
89´Miccoli


Foto: AP

Página Inicial

14 comentários:

  1. Só uma equipa podia ganhar, pq a outra parecia uma das nossas equipas do nosso campeonato a lutar pelo pontinho.

    Mesmo assim o Benfica podia ter enchido o papo se tivesse logo apostado de inicio em Micolli pelo menos...é que Nuno Gomes esta mesmo out.Pior que ele só mesmo o Zé Kalanga lol

    Acho que o Benfica passa facilmente

    ResponderEliminar
  2. O que se passou com Zé Kalanga?
    Não estaria vacinado contra a raiva dos "cães da Luz", ou sentiu-se pouco abalado pelo terramoto Romeno( a moral do homem deve ter ido abaixo completamente.

    Força SLB

    ResponderEliminar
  3. Muito mau, horrível, nem deu pica ver, valeu o golo do Miccoli.

    Assim lampionagem vão no bom caminho ...sempre a descer .

    ResponderEliminar
  4. Parece bruxedo. As bolas vão sempre à trave ou ao poste e não querem passar a linha de golo. Parecia que o jogo com o Boavista se estava a repetir.

    Miccoli apareceu mais uma vez para quebrar o enguiço.

    ResponderEliminar
  5. Com o resultado e com a atitude do "pequeno bombardeiro" que acredita sempre até o arbitro dar o jogo por terminado.
    Não foi um grande jogo de futebol porque os romenos vieram para não sofrer golos e tiveram a 2/3 minutos de o conseguir!!!
    Parece-me uma equipa perfeitamente ao alcance do Benfica, mesmo na Roménia com ambiente adverso não me parece que seja uma equipa muito forte.
    A destacar no Benfica Simão (outra vez!) e Miccoli e nos romenos gostei do guarda-redes.

    ResponderEliminar
  6. Agora, só espero que a águia vá a Bucareste com ganas de estraçalhar os tais de 'cães vermelhos' e somar pontos para Portugal .

    Força Braga e Porto e claro Benfica .

    ResponderEliminar
  7. Que quero assinalar é que esta defesa do Dínamo apenas sofreu 10 golos em 19 jogos no seu campeonato (melhor média que o FCP que segundo o relvado tem a melhor média de golos sofridos da Europa, lol) e leva 13 pontos de avanço do segundo classificado. Não é uma equipa fácil e acredito que o jogo na Roménia será complicado, assim como espero que os jogadores do Benfica tenham noção disso.

    ResponderEliminar
  8. O Benfica da primeira parte foi uma autêntica nulidade. Já, na segunda parte, o azar ou a azelhice não nos permitiram chegar à vantagem mais cedo. O 1-0 é escasso.

    Na segunda parte soltámo-nos mais, mas o Dínamo controlou o jogo em muitas fases e no nosso meio campo. Não tiveram muitas oportunidades porque a grande maioria dos seus jogadores são fraquinhos. Aliás do meio campo para a frente é o Danciulescu, o Niculescu e mais nada.

    ResponderEliminar
  9. Este Dinamo com um Benfica a explorar os flancos em vez de afunilar jogo tinha levado 4.
    Venha o Nacional para mais um massacre tatico do Engenheiro da TRETA.

    ResponderEliminar
  10. Quanto ao jogo, antes o 1-0 que o 0-0, o que não apaga a atitude miserável da equipa, com a excepção, verdade seja dita, do Leo, que terá sido o melhor em campo. Espero bem que algo mude rapidamente. Na Roménia será complicado, mas não impossivel dado que esta equipa do Dinamo é bastante má.

    Não cumprimos a obrigação, deviamos ter vencido por dois golos no minimo.

    ResponderEliminar
  11. a figura da noite foi sem dúvidas, o GR Lobont com 3 grandes intervenções felinas. Quanto à restante equipa, uma lástima. Vieram com 2 autocarros para a Luz fazer o máximo de anti-jogo permitido. Por acaso o treinador não será da mesma escola que o Pacheco?

    E por falar em azelhas, já está na altura de mandar o Nuno Gomes para o banco. Se ele não quer marcar golos, concerteza haverá que queira!
    Gostei da defesa, num modo geral, e do Léo em particular; fossem todos como ele em termos de concentração e empenhamento.

    ResponderEliminar
  12. O Benfica mesmo sem fazer um grande jogo estava com dificuldades em chegar lá, a baliza parecia que estava embruxada e o guarda-redes a fazer um jogão, teve de ser um golo de raiva para quebrar o enguiço.

    Parabéns por cá, mas muito cuidadinho por lá, os romenos vêm de uma paragem de 2 meses e mesmo assim demonstraram que sabem trocar a bola, com mais duas semanas em cima e a jogar em casa... muito cuidadinho!

    ResponderEliminar
  13. O Benfica conseguiu uma vitória importante contra um adversário que não estava a facilitar. Na 2ª mão o Benfica vai ter que ter cuidado com o bucareste, eles lá devem ser lixados. Não sei se azar, se é azelhice, mas o Benfica não está a conseguir marcar golos. O Fernando Santos tem que mudar alguma coisa, não sei, mas o Benfica se domina o jogo, tem que marcar golos!!
    Também não percebi a substituição do Zé Kalanga... Parvoíces...

    Enfim, o Benfica ganhou e o resto são cantigas... Boa sorte ao Braga

    ResponderEliminar
  14. o dinamo nao é uma equipa extraordinaria, está bem ao alcance dos encarnados mas a jogar assim tao mal... vai ser muito dificil!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas