segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Caso Mateus : Que futuro para o futebol português e Gil Vicente?



















A Federação portuguesa de Futebol e o Gil Vicente não se entendem e o "Caso Mateus" promete vir a ser a maior bomba do futebol português e onde uma das partes poderá se queimar e muito .

A Fifa está a par do que se está a passar no futebol português e faz passar a mensagem de que os clubes lusos e selecção nacional estão em risco de participar em provas internacionais e caso não resolvam o problema até 14 de Setembro dará ínicio às sanções .

O Gil Vicente é que não se conforma e diz mesmo que pelos dirigentes e advogados do clube , seguem em frente com o processo, mas deixarão a decisão da continuação da acção , para os seus sócios , numa assembeia geral no dia 7 de Setembro .

A verdade é que o Gil Vicente , corre sozinho numa batalha em que se adivinha massiva para o clube e bastante dispendiosa . Além das suas equipas não competirem e não haver receitas de jogos , deverá ser difícil pagar ordenados .
Mas seguros da sua decisão e auxiliados por advogados e juristas de élite portugueses , estes acreditam que o clube conseguirá provar junto das mais altas instâncias que o "Caso Mateus" é um caso admnistrativo e poderá sempre recorrer as tribunais comuns , nestes casos particulares .
Resta saber se os "heróis ou coveiros de Barcelos" caso sigam com o processo farão história ou acabam com o clube . Um caminho penoso , mas os sócios do Gil Vicente terão de decidir por essa opcção ou jogar na Liga de Honra .

Há parte disto , a Federação Portuguesa de Futebol não pode ficar parada , à luz da entidade que gere o futebol mundial , a Fifa e partiu para processos atràs de processos ao Gil Vicente , tendo mesmo hoje accionado o interesse público para a regularização dos campeonatos , com a decisão do tribunal desportivo a imperar , Gil Vicente na Liga de Honra e Belenenses na Liga Bwin .

Agora o que está na mesa poderá ser mais grave . A suspensão de Benfica , FC Porto e Sporting da Champions League , V.Setúbal , Nacional e Braga da Uefa e da Selecção Portuguesa .
Isto poderá trazer consequências irreparáveis a nível desportivo e financeiro . Primeiro perde-se os milhões que são tão necessários e depois as equipas portuguesas não poderão competir , provocando a descida a pique do ranking de clubes e certamente menos equipas na Champions e Uefa na próxima época europeia e a Selecção Nacional perderia também , todo o coficiente já adquirido em favor de outros . Imaginem Portugal num pote três ou quatro daqui a quatro anos !!!

Enfim tudo está nas maõs do Gil Vicente e mesmo que o clube de Barcelos vença num tribunal europeu , a decisão poderá levar anos e que raio vão fazer este tempo todo ?
E o Gil Vicente será capaz de mudar ou contornar as leis da Fifa ?

Outros artigos sobre este assunto :

Caso Mateus: Que confusão !
Secretaria poderá enviar Gil Vicente para a Liga de Honra
Caso Mateus: Gil Vicente despromovido oficialmente

12 comentários:

  1. Eu não me importo de ficar fora das competições europeias, se for para mandar estes gajos todos para fora do futebol.

    Gostei do fax da FIFA.

    ResponderEliminar
  2. O Gil Vicente parte condenado e acaba este processo falido e irradiado .

    Podem anotar isto .

    ResponderEliminar
  3. Este processo nem daqui a 10 anos está resolvido e o Gil Vicente vai viver da venda de rifas ou então tem alguma sponsarização por detrás.

    ResponderEliminar
  4. A FIFA SÓ BATE A PORTUGAL E À ITÁLIA PIOU BAIXINHO .

    PORTUGAL TEM REGRAS DE DEMOCRACIA E NÃO É A FIFA QUE VEM MANDAR NOS NOSSO DIREITOS .

    O GIL PODE IR PARA ONDE BEM ENTENDER , EMBORA DEVA ESTAR CONSCIENTE DE ONDE SE ESTÁ A METER .

    ResponderEliminar
  5. Madaíl e Valentim são dois compadres e afunal estão bem um para o outro . Ainda por cima riem com esta confusão e pareçe que está tudo bem .
    Desculpem mas vou ao gregório.

    ResponderEliminar
  6. Quem é que pagará os prejuízos caso os clubes sejam impedidos de jogar na Europa pela Fifa ou Uefa ?

    ResponderEliminar
  7. As regras são claras como a àgua .
    O Gil Vicente tinha de cumpri-las não o fez e só tem acatar as respectativas sanções.

    ResponderEliminar
  8. Eu nem quero acreditar que o meu Benfica e a Selecção de quem tanto gosto e a generalidade do povo , não possa jogar nas competições europeias .

    Isto era o fim da macacada .

    ResponderEliminar
  9. Este já está resolvido pela FPF e pelos tribunais desportivos .
    Agora o problema é do Gil Vicente e não poderá ser os outros a pagarem por um outro .

    ResponderEliminar
  10. Mas alguem acredita que o Gil vai ganhar alguma causa judicial na Europa .

    Acordem e não matem esse clube de quem simpatizo .

    ResponderEliminar
  11. O Gil mereceu no campo , mas perdeu por um acto incompetente do sr.fiúza , que agora não venha armado em anjinho , falando bem e depressa , fez merda e da grossa e agora entrou com os melhores juristas e advogados , e estes estão a bloquear tudo o que é futebol no campo , através de recursos e suspensões etc .

    ResponderEliminar
  12. Estive a ver o debate na RTP1 e fiquei quase igual ao que tenho ouvido .

    A FPF tem um fax da FIFA a prometer sanções desportivas a Portugal .

    O Gil Vicente acha que tem razão e pode avançar com o processo .

    O Belenenses acha que a razão está nas leis e na decisão tomada a seu favor.

    O governo acha que a Fifa está a ir longe demais e que à leis em que a federação , Estado português e clubes acataram e pedem serenidade .

    A Liga e a FPF mandam piropos uma à outrra e no cara-a-cara só faltam pôr champanhe na mesa .

    Para mim foquei mais confuso e não ouvi ninguem que este ou aquele tem razão , porque isto poderá ser um caso do direito do trabalhador , mas o certo é o que Gil Vicente tem quebrado regras atràs de regras e ninguém sabe onde isto vai parar .

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas