sexta-feira, 26 de maio de 2006

Campeonato da Europa Sub 21 : Portugal perde com Sérvia e Montenegro por 0 a 2 e Tem Vida Difícil














A Selecção Nacional disse esta noite praticamente adeus ao sonho de se apurar para as meias-finais do Campeonato da Europa de Sub-21, ao sofrer a segunda derrota em dois jogos. A equipa de Agostinho Oliveira perdeu frente à Sérvia e Montenegro, por 2-0, numa partida disputada no Estádio Cidade de Barcelos e que deixou todos completamente decepcionados .

O treinador de Portugal , Agostinho Oliveira cumpriu a promessa que havia feito na véspera e operou uma pequena "revolução" no "onze" português, com a defesa a ser o sector mais afectado, comportando nada mais nada menos do que três alterações. Nélson, Rolando e Nuno Morais cederam os seus lugares a Filipe Oliveira, Semedo e Diogo Valente, respectivamente, enquanto Varela rendeu João Moutinho, numa clara opção atacante ditada pela necessidade imperiosa de vencer.

Ao contrário do que havia sucedido frente à França, Portugal entrou determinado a assumir o controlo da partida, perante um adversário que pareceu desde muito cedo interessado em apenas defender o zero. E apesar de denotar algumas dificuldades para construir lances de perigo, a selecção portuguesa dispôs de uma oportunidade soberana para se adiantar no marcador aos 11 minutos. Quaresma saiu rapidíssimo em contra-ataque pela direita e viu bem a desmarcação de Nani, com o jogador do Sporting a ficar isolado perante Stojkovic, mas a permitir a defesa do guardião sérvio.

Portugal parecia que poderia marcar o tão esperado golo, mas cedo se viu mergulhada no mais aterrador dos pesadelos. A Sérvia e Montenegro, que até então se tinha revelado perfeitamente inofensiva em termos atacantes, viu Ivanovic protagonizar uma incursão pelo lado direito, culminada com um cruzamento para o interior da área. Purovic, avançado do Estrela Vermelha, tentou o desvio, mas acabou por ser Zé Castro a introduzir a bola na própria baliza, perante o desespero do guarda-redes Bruno Vale. A infelicidade dos anfitriões parecia estar para durar...

A reacção de Portugal limitou-se praticamente a dois remates no espaço de um minuto , um da autoria de Manuel Fernandes e outro de Nani, sendo que ambos foram defendidos com alguma dificuldade por Stojkovic. O último momento de emoção da primeira parte pertenceu ao novamente desinspirado Quaresma, que quase surpreendia o guarda-redes contrário na marcação de um livre directo.

Na segunda parte , tal como havia acontecido contra a França, o seleccionador português mexeu na equipa ao intervalo e lançou João Moutinho e Lourenço para os lugares de Nani e Varela. Os primeiros instantes da etapa complementar deixaram a Sérvia e Montenegro momentaneamente siderada, tal foi a velocidade e agressividade utilizadas pelos jogadores portugueses. A entrada "relâmpago" demorou apenas um minuto a produzir um lance de golo, com Quaresma e Hugo Almeida a reeditarem uma das jogadas de entendimento mais letais durante a fase de apuramento. No entanto, o cruzamento mortífero do extremo foi desaproveitado pelo seu companheiro de equipa no FC Porto, que cabeceou a rasar o poste.

O mesmo Hugo Almeida falhou escandalosamente o tento do empate à passagem da hora de jogo, ao cabecear por cima quando se encontrava a um metro da linha de golo, dois minutos antes de Portugal sofrer novo revés. Krasic passou por vários adversários e entrou isolado na grande área portuguesa, aparecendo Semedo a cometer falta para grande penalidade. O defesa viu o cartão vermelho directo, mas as esperanças dos anfitriões renasceram quando Bruno Vale defendeu o penalty cobrado por Milijas. Contudo, e numa altura em que os cerca de 11,000 adeptos presentes em Barcelos ainda festejavam o lance, Basta aproveitou o canto subsequente para servir Ivanovic, que bateu Bruno Vale com um excelente cabeceamento.Foi uma autêntico balde de àgua fria .

Mesmo em inferioridade numérica, Portugal nunca virou a cara à luta, havendo a destacar um disparo de Quaresma que obrigou Stojkovic a uma boa estirada. Jankovic ainda viu Bruno Vale negar-lhe o golo a um minuto dos 90, mas o triunfo sérvio já estava há muito garantido.

Portugal fica agora dependente de um verdadeiro milagre na derradeira jornada do Grupo A, precisando de golear a Alemanha no domingo, em Guimarães, e esperar que a França faça o mesmo em relação à Sérvia e Montenegro.

8 comentários:

  1. SINCERAMENTE O QUE É QUE SE PASSOU COM ESTES JOGADORES ?
    DESAPRENDERAM DE JOGAR À BOLA ?

    PELOS MENOS SAIAM DE CABEÇA ERGUIDA E COM UMA VITÓRIA COM A ALEMANHA . É O MINIMO.

    ResponderEliminar
  2. Com um avançado como o Vaz Tê, o porquê de colocar Varela, Lourenço como opções a seguir ao Hugo Almeida?Que já per si vale muito pouco!!Treinador muito fraquinho e de certeza não tem mão naqueles meninos.Deste bando os unicos que eu queria a reforçar o meu clube eram:Bruno Vale, João Moutinho(Este já pertence), Nelson, Semedo e Ricardo Vaz Tê, que para mim é o melhor avançado da selecção.É preciso ter pachorra.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez fomos derretidos no euro 2006... ja contra a frança levamos um bailinho, tal como hoje, e em ambos os jogos deêm graças a Deus por nao termos levado 4 ou 5...e depois ainda dizem k o scolari nao tem razao... quaresma, nani, h.almeida, pfff que é k tao la a fazer??? no caso do quaresma ainda queria ir ao mundial... a jogar assim? 20 fintas inconsequentes num jogo? abram é os olhos! o quaresma ainda tem muito k crescer. ponham é os olhos no m.fernandes e no meireles, isso sim mt

    ResponderEliminar
  4. UMA VERGONHA, NAO TEM PONTA POR ONDE SE LHE PEGUE, MAS O PRINCIPAL CULPADO E O TREINADOR ANDO A FAZER TANTOS ESTAGIOS PARA QUE? NAO HA FIO DE JOGO, OS JOGADORES SAO CULPADOS MAS O SR. AGOSTINHO OLIVEIRA MUITO MAIS, ANDOU MAIS PREOCUPADO A DISCUTIR COM SCOLARI QUE CONSTRUIR UMA FILOSIA DE JOGO, AGORA FALAM DE QUARESMA MAS O QUARESMA NAO JOGA SO OU ELE JOGA? TODOS SAO CULPADOS E QUEM VAI TER QUE DAR A CARA SERA AGOSTINHO OLIVEIRA E MAIDAIL RESPONSAVEIS PELA VERGONHA DESTA SELECCAO

    ResponderEliminar
  5. Toda a gente diz que "esta equipa isto", "esta equipa aquilo", etc, etc.Mas qual equipa?Aí é que está o problema.Portugal não é uma equipa,Portugal são 11 jogadores atirados para dentro do campo, sem táctica, sem sistema, sem absolutamente nada

    ResponderEliminar
  6. Temos de reconhecer que as equipas que jogamos são tão boas como a nossa,o problema é vir dizer antes da prova que somos candidatos,isso é vergonhoso!!!Pois está visto que não,a verdade é dura e essa é que a França foi melhor e Servia tambem,mas quem percebe de futebol jovem já sabia disto,logo porque veio o Agostinho Oliveira pôr-se em bicos de pés???!!!UM CONSELHO PARA A VIDA:NÃO È POR JOGARMOS EM CASA QUE TEMOS DE SER CANDIDATOS!!!!!!!COM HUMILDADE... TALVEZ FOSSE MELHOR!!!!!

    ResponderEliminar
  7. AINDA È POSSIVEL,VAMOS APOIAR,POIS È A NOSSA OBRIGAÇÃO,FAÇAM A VOSSA!!!!!!!!!!!!FORÇA PORTUGAL

    ResponderEliminar
  8. Portugal tem jogadores de excepção. Nem é necessário prová-lo. Tem é fracos treinadores, que insistem em

    futebol contido e controlado. Sob esse aspecto, as outras selecções já traziam a lição bem estudada de

    casa. Já houve, até, um jogador estranjeiro que admitiu ser fácil bater a selecção portuguesa, à conta

    dessas fragilidades.

    Esta selecção esteve mais preocupada em manter a bola em sua posse e manter a estrutura em campo, sem

    procurar o desiquilíbrio.
    Assim, uma selecção como a Alemã, bem disciplinada, pôde cortar quase todas as nossas jogadas.

    Já nos jogos anteriores era evidente a falta de incentivo do treinador às jogadas inspiradas: a bola era

    "sempre" colocada com passes longos para a cabeça de Hugo Almeida e as restantes jogadas eram tiradas a

    papel químico. Extremamente fácil de bloquear.

    Apesar de os nossos jogadores serem excelentes, faltou a "garra" de querer chegar à baliza.

    Faltou:

    - trocar a bola com rapidez: O ritmo de jogo não necessita ser elevado, se houver boa desmarcação. Os

    jogadores portugueses têm tendência a manter demais a bola consigo e os restantes esperam que a bola lhes vá ter aos pés.

    - a noção de que o objectivo é colocar a bola na baliza. De que adianta fazer festas à bola e andar de

    trás para a frente com ela (atrasar a bola parece ser o nosso fado) se não somos capazes de chegar próximo

    da baliza para rematar?

    - rematar: Um eterno problema dos portugueses parece ser a miopia: só se pode rematar a dois metros do

    guarda-redes.
    Não há ninguém que corra os riscos de Petit, ao rematar de longe (as selecções estrangeiras não se

    importam nada de rematar!)?. No jogo da Selecção principal frente à Rússia, na qualificação para o Mundial, quantos golos marcámos assim!!!

    - correr riscos: uma selecção que defenda muito bem e que tenha um bom contra-ataque, como a Italiana ou a

    Grega, e mesmo as equipas mais "fracas" causam séries dificuldades à portuguesa porque os nossos jogadores

    evitam "furar" as redes, preferindo atrasar a bola em busca de um ângulo melhor.
    Pois eu digo que é exactamente o contrário: devem todos seguir o exemplo do Deco, que procura a falta ao

    penetrar nas defesas e causar desiquilíbrio.

    - regra fundamental do futebol: quem tem a bola nunca pode ter descanço. Quem ataca deve tentar colocar a

    bola na balisa. Quem defende não pode dar espaços ao adversário que detém a bola, na tentativa de forçar um erro.
    Exemplo clássico e provado: no jogo Benfica-Barcelona, o jogador benfiquista conseguiu anular um deus do futebol (Ronaldinho) com essa técnica.


    - regra do mike: o jogador que tem a bola deve ser sempre "perseguido" por dois outros jogadores. Se se ataca, um segue à frente e outro atrás. Se se defende, devem estar os dois atrás. Assim se garantem linhas de passe e de recuperação de bola. Esta é a regra mais difícil de implementar, mas dá resultados fantásticos.

    Nenhuma destas regras foi seguida pelo treinador. Agostinho Oliveira falhou e deve tirar consequências disso.

    Faça um favor ao Futebol Português e demita-se!!!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas