terça-feira, 23 de maio de 2006

Campeonato da Europa Sub 21 : Portugal perde 0 a 1 com a França na Estreia
















A Selecção Portuguesa entrou da pior forma na fase final do Campeonato da Europa de Sub-21, do qual é o anfitrião, ao ser derrotado pela França, por 1-0, em partida referente à jornada inaugural do Grupo A. O único golo da partida disputada no Municipal de Braga foi apontado por Briand, aos 40 minutos.

Ultrapassado o susto motivado pela lesão sofrida por Ricardo Quaresma no treino de segunda-feira, Agostinho Oliveira pôde apresentar o seu melhor “onze”, com Nani a suplantar a concorrência de Varela por um lugar no lado esquerdo do ataque português, permanecendo o aniversariante Hugo Almeida como a referência para os cruzamentos provenientes das alas. Do lado gaulês, o técnico René Girard não abdicou do seu tradicional 4-3-3, apostando no virtuosismo de Faubert e no instinto predatório de Briand e do categorizado Sinama-Pongolle.

Como seria de esperar, tendo em conta a importância do jogo de estreia num torneio desta magnitude e à qualidade do adversário, as duas equipas entraram algo receosas, cientes da dificuldade de recuperar de um erro madrugador. Mesmo assim, e impulsionado pelo fervoroso apoio dos seus adeptos, foi Portugal quem construiu o primeiro lance de algum perigo, aos quatro minutos, quando Hugo Almeida chegou a assustar o guarda-redes francês, Steve Mandanda, na sequência de um cruzamento/remate. A resposta gaulesa demorou apenas cinco minutos e surgiu através de Briand, cujo potente disparo de pé direito saiu ligeiramente por cima da barra.

Ricardo Quaresma, sempre alvo de uma apertada marcação nos dois flancos, apareceu finalmente na partida aos 16 minutos, quando o seu livre directo quase iludiu Mandanda, obrigando o guardião do Le Havre a uma defesa de recurso. No entanto, Portugal denotava grandes dificuldades para criar lances de perigo, ao mesmo tempo que começava a conceder espaços ao ataque francês. O primeiro aviso aconteceu à passagem da meia-hora de jogo, com Faubert a ver Rolando salvar um possível golo em cima da linha fatal, antes de Sinama-Pongolle causar um enorme calafrio nas hostes portuguesas quatro minutos volvidos, ao acertar no poste.














Aquilo que parecia cada vez mais próximo acabou mesmo por acontecer a cinco minutos do intervalo. Faubert cobrou um livre no lado direito e colocou o esférico no coração da área portuguesa, onde apareceu Rolando a disputar o lance com Briand. O avançado gaulês foi mais feliz, vendo o seu cabeceamento embater na barra antes de entrar no fundo das redes, perante o olhar atónito de Bruno Vale. Portugal tentou responder de imediato, mas a falta de inspiração continuou a imperar.

Descontente com o rumo dos acontecimentos, Agostinho Oliveira trocou Manuel Fernandes por Varela ao intervalo, e a verdade é que o ritmo da equipa portuguesa melhorou substancialmente. Nani, um dos mais inconformados em campo, esteve perto de restabelecer a igualdade aos 50 minutos, quando o seu forte remate de pé direito proporcionou uma excelente estirada ao inspirado Mandanda. No entanto, Portugal acusou em demasia a noite menos conseguida por parte de Quaresma, que esteve muito longe das expectativas criadas à sua volta.

A combinação Quaresma/Hugo Almeida, que se revelou letal na fase de apuramento, foi uma autêntica miragem no encontro de Braga, excepção feita a um lance ocorrido aos 60 minutos, em que o extremo cruzou na perfeição para o cabeceamento do ponta-de-lança. O pior estava reservado para a finalização, já que a bola saiu muito por cima. Quanto à França, passou a gerir com mestria a vantagem no marcador, com Girard a reforçar o seu meio-campo com a entrada de Diarra, jogador que já alinhou a titular no Chelsea de José Mourinho. Nesta selecção é suplente...

















Apesar de nunca ter atirado a toalha ao chão e de ter terminado a partida com três avançados (Lourenço rendeu Quaresma), Portugal nunca esteve sequer perto de lograr o golo do empate. Seguros por um guarda-redes que mostrou nervos de aço, os centrais franceses mostraram-se sempre à altura dos inúmeros cruzamentos do adversário.
A vitória permitiu à França assumir a liderança do agrupamento em igualdade com a Alemanha, selecção que se impôs (1-0) à Sérvia e Montenegro no outro encontro do Grupo A.
O próximo compromisso da selecção portuguesa terá lugar já na quinta-feira, em Barcelos, precisamente frente à formação dos Balcãs.

9 comentários:

  1. Ainda criticam Scolari... no comments

    ResponderEliminar
  2. Que grande festival...Melhor Selecção da Europa??? Bahhh...nada que já não prevesse...nós só jogamos bem com a corda na garganta!!!

    ResponderEliminar
  3. A França tem grandes jogadores, aquele Toulalan e o Mavuba especialmente.
    Parabéns à França.

    ResponderEliminar
  4. Quaresma no Mundial? Nem no 11 titular desta equipa...ele parece que tá a jogar por favor. Graças a Deus Scolari não é estupido e não vai em letras...
    E o pior é que é vaca sagrada...Ele, Hugo Almeida e Moutinho jogaram a passo.

    De positivo apenas o Nélson e o Nani. M.Fernandes e Rolando menos maus, mas de resto, vergonhoso.

    E depois o mais engraçado é termos um central a defesa esquerdo e Vaz Té no banco, talvez o nosso melhor jogador, e quem entra não é ele mas Lourenço, Varela e Valente...Projecto de treinador este agostinho...Contra uma França de um profissionalismo exemplar este saloio e o grupo de pseudo vedetas não têm hipoteses...Ou ganham humildade ou saltam fora.

    ResponderEliminar
  5. Que jogo tão medíocre..Foi só bombear bolas para o desamparado Hugo Almeida.O nosso meio-campo esteve mal na 1ª parte mas na 2ª nem sequer existiu.O Moutinho jogou zero,nada que me tenha surpreendido...
    Com a Sérvia devíamos jogar com o MF mais avançado no terreno e com o Vaz Tê junto do Almeida.E Moutinho no banco claro.O Quaresma deve continuar a jogar,acredito que possa "estoirar" a qualquer momento..O Morais também encostava (aquilo é jogador de futebol?) mas entre ele o Filipe Oliveira venha o diabo e escolha.Quanto ao Nelson vê-se que está limitado - e o João Pereira no sofá de casa...

    Quanto à França..merecem os parabéns,têm um naipe de excelentes individualidades,uma equipa muito coesa e um treinador que sabe o que faz.São candidatos!

    O Diarra do Lyon é outro mundo.

    ResponderEliminar
  6. Nada a dizer do jogo. Apesar do factor casa, a França tem uma equipa com uma qualidade superior em todos os sectores do terreno. Quanto ao golo, foi uma sorte dos diabos. A bola bate no poste, tabela na perna do redes e entra. É dakeles golos k n há nada a fazer para os evitar.

    ResponderEliminar
  7. Se a Sérvia percebe que a única jogada de ataque que temos é centrar para a cabeça do Hugo Almeida, estamos bem lixados.

    ResponderEliminar
  8. que jogo tao fraquinho.. e' assim que querem ser campeoes?

    Portugal levou uma autentico banhinho dos Franceses, nao se cuidem para os proximos jogos nao..

    Ficaram a ver França por um canudo

    ResponderEliminar
  9. Todos armados em estrelas e os franceses a bailarem. A França demonstrou uma maturidade impressionante para um seleção sub-21. Mereçeram ganhar e espero que os nossos jogadores tenham aprendido a lição.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas