sexta-feira, 5 de março de 2010

Um rápido giro pelos campeonatos estaduais

Nesta semana sem jogos pela Taça Libertadores da América - que retorna na próxima semana -, aproveitamos para falar um pouco dos campeonatos estaduais, que iniciaram os trabalhos dos principais clubes brasileiros em 2010. As competições, com cada vez mais partidas e menos público, fizeram com que os clubes tivessem pouco mais de uma semana para realizar a “pré-temporada”. Um absurdo que acaba relevado pelas equipes pelas altas quantias que recebem da televisão.São Paulo
No campeonato paulista, o Santos é o líder após 12 rodadas. O time vem apresentando um futebol rápido e muito ofensivo, com muitos jovens, como Neymar, André e Robinho (juntos somam 19 dos 32 gols santistas até agora), além de Paulo Henrique “Ganso”, Wesley e o mais experiente, Marquinhos. Abaixo, o vídeo da vitória santista sobre o São Paulo, que marcou o primeiro gol de Robinho em seu retorno ao seu clube de origem.


Em quarto e quinto, respectivamente, aparecem São Paulo e Corinthians, que revezam suas atenções com a Libertadores. Enquanto o Tricolor amarga duas derrotas em dois clássicos (para Santos e Palmeiras), o Timão ganhou do Verdão e perdeu para o Santos nos jogos mais chamativos do campeonato.

Dos quatro grandes, o que vive fase mais conturbada é o Palmeiras. O time já trocou de técnico, na nona rodada, quando Muricy Ramalho não resistiu a uma derrota de 4 a 1 (vídeo abaixo) em casa para o São Caetano. A diretoria alviverde então trouxe justamente o treinador do São Caetano, Antônio Carlos Zago, ex-defensor da Seleção Brasileira. Zago até começou bem, mas o recente desaire por 1-3, novamente em casa, diante do Santo André, fez com que o clima voltasse a ficar pesado no Palestra Itália.


O outro clube paulista que disputará a Série A do próximo Brasileirão trocou de cidade e de nome. Devido a divergências entre os empresários que comandam o Barueri (11º em 2009, e garantido na Copa Sul-Americana) e a prefeitura da cidade de mesmo nome, o clube/empresa se deslocou para Presidente Prudente, a cerca de 590km da capital São Paulo. O nome também mudou: agora será Grêmio Prudente (escudo abaixo).
Grêmio Prudente


O sexto clube paulista que jogará o Brasileirão é o Guarani, de Campinas, que surpreendeu com a campanha na série B depois de cair para a segunda divisão paulista. O time do técnico Vadão vai mal: é apenas o décimo colocado entre 20 equipes, sendo que os oito primeiros avançam para a próxima etapa da competição. Além disso, perdeu dois de seus principais jogadores: o defensor Márcio Alemão e o atacante Nei Paraíba.

Rio de Janeiro

No estadual carioca, já houve a decisão do primeiro turno (Taça Guanabara), onde o Botafogo passou pelo Vasco (abaixo). Curiosamente, os vascaínos haviam vencido o Fogão na fase classificatória por 6 a 0, resultado que culminou na demissão do técnico Estevam Soares e a contratação de Joel Santana, que completará 100 jogos pelo Botafogo neste mês de março (em três passagens). A dupla de ataque, o argentino Herrera e o uruguaio “Loco” Abreu, já caiu nas graças da torcida.

A derrota na decisão da Guanabara resultou em crise na relação entre torcida e equipe do Vasco. Em dois jogos consecutivos, menos de 1000 torcedores pagaram para ver o empate contra o Sousa, da quarta divisão nacional (na Copa do Brasil), e a sofrida vitória sobre o Volta Redonda.

Mesmo eliminada nas semifinais da Guanabara, a dupla Flamengo e Fluminense avança tranquilamente para as semifinais do segundo turno (Taça Rio). O Fla, que ainda disputa a Libertadores, vem alternando entre titulares e reservas no carioca. E ainda vem contando com os gols de Vagner Love, artilheiro do campeonato, com nove gols. O Flu, que tem em Fred sua esperança de gols, disputa ainda a Copa do Brasil.


Rio Grande do Sul

O campeonato gaúcho apresenta poucas surpresas. Mas, uma dessas poucas impediu a realização do clássico entre Grêmio e Internacional na final do primeiro turno do estadual. O Inter preservou seus titulares para enfrentar o Emelec, pela Libertadores, numa terça-feira. No domingo anterior, os reservas perderam por 1-2 para o Novo Hamburgo, que enfrentou o Grêmio na decisão da Taça Fernando Carvalho. Com um gol de Ferdinando, o Tricolor garantiu a taça e a vaga na grande final.


O Grêmio, treinado por Silas (ex-jogador do Sporting, entre 1988 e 1990), reforçou-se muito para tentar voltar a ganhar uma competição nacional, o que, para seus torcedores, não ocorre desde 2001 - em 2005, foi campeão da série B. O avante Borges, ex-São Paulo, apresenta a melhor resposta por enquanto: com 11 gols no ano, vem fazendo boa dupla com Jonas, autor de nove. Por outro lado, o clube vendeu Réver (Wolfsburg) e Douglas Costa (Shakhtar).

Já o Internacional, treinado por Jorge Fossati, venceu o principal jogo do ano até agora, o clássico Grenal, com um gol de Alecsandro. A vitória suada sobre o Emelec também foi muito comemorada. Nos últimos dias, o clube vive uma situação inusitada: o promissor atacante Walter, que já atuou em seleções nacionais de base, vem se ausentando dos treinos, alegando querer um aumento salarial. Sua atitude rendeu seu afastamento do elenco principal.


Minas Gerais

Cruzeiro e Atlético MG vêm em situações distintas no campeonato mineiro. Enquanto a Raposa, que já marcou 21 tentos em sete jogos, lidera na tabela de classificação (18 pontos), o Galo vem apenas em sétimo, com nove pontos a menos. Os cruzeirenses treinados por Adilson Batista vêm se aproveitando dos gols de Thiago Ribeiro e Kleber para tentar assegurar vaga também na próxima fase da Libertadores.

O Atlético confia na dupla Obina e Diego Tardelli e também no técnico Vanderlei Luxemburgo. O primeiro até marcou oito gols num espaço de quatro dias, garantindo a classificação do Galo na Copa do Brasil com cinco tentos contra o Juventus do Acre. Contudo, a derrota (mais uma) para o Cruzeiro foi a partida de mais destaque do ano.


Outros campeonatos

Em Santa Catarina, o Avaí, que perdeu vários atletas da boa campanha da última Série A, tambémrios atletas da boa campanha da Joinville, s contra o Juventus do Acre., e o zagueiro Rodrigo. res pagaram para ver o empate co perdeu o primeiro turno para o Joinville. A equipe de Florianópolis agora é treinada por Péricles Chamusca, de rápida - e ruim - passagem pelo Sport no Brasileirão.

No campeonato goiano, o Goiás trocou de técnico (Hélio dos Anjos por Jorginho, ex-interino no Palmeiras) após um fraco início de temporada. Aparantemente, deu certo: o time pulou para o terceiro lugar. O líder é o Atlético GO, que disputará a elite nacional neste ano. O time contratou vários nomes, entre eles, Thiago Feltri e Welton Felipe, do Atlético MG, e Rodrigo Tiuí, ex-Sporting.

Na Bahia, já foram disputados dois clássicos entre Vitória e Bahia - um triunfo para cada. Depois de 11 rodadas, o líder é o Vitória, com 25 pontos, quatro a mais que o rival. No campeonato paranaense, o Atlético é o vice-líder após 10 jogos, perdendo apenas para o rival Coritiba. Outra equipe de Série A que já trocou de treinador (Renê Simões por Paulo César Gusmão), o Ceará amarga um desempenho muito fraco no estadual. Terminou apenas em sexto no primeiro turno do cearense, fora das finais do primeiro turno.


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)
 
Página Inicial

1 comentário:

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas