segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

CAN ANGOLA-2010: “Mambas”: novo revés


Oi pessoal! Espero que todos tenham entrado bem o ano de 2010. Ano que será marcado por muito desporto em particular o Futebol, porque teremos grandes competições como o Mundial da África do Sul, o CAN de Angola, o Euro, enfim.

Falando em CAN, vou comentar um pouco da Selecção Nacional de Moçambique, os Mambas, que irão participar nesta competição africana pela quarta vez, depóis de cerca de 16 fora.

É verdade que o seleccionador nacional, Mart Nooij, minimiza os factos, afirmando que se trata de um período de avaliação da capacidade de reacção dos jogadores face àquilo que irão viver no “teatro das operações”, no entanto, a sucessão de derrotas que os “Mambas” registam no estágio com vista à sua participação na fase final da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações Angola-2010 já começa a ser preocupante.

Ontem, em Bloemfontein, na África do Sul, a turma moçambicana somou a sua terceira derrota consecutiva, ao perder diante do Gabão por uma bola sem resposta, o mesmo resultado, aliás, dos dois embates anteriores, frente ao Malawi e à Zâmbia.

Observando um rigoroso regime de trabalho, que somente conheceu algumas horas de paragem por ocasião da festa do Ano Novo, os “Mambas” estão a trabalhar afincadamente em terras sul-africanas, com todos os atletas a darem o máximo de si. Porque o “mister” já havia chamado a atenção, tendo em conta a enorme responsabilidade que recai sobre si a partir do momento em que desembarcarão em Angola, os jogadores correspondem devidamente, embora, no capítulo competitivo, as coisas não estejam a correr de feição, pelo menos para quem olha para os resultados positivos como uma fonte de mobilização para os próprios artistas.

Na África do Sul desde domingo antepassado, a nossa equipa chegou e imediatamente defrontou a Zâmbia, em Joanesburgo, tendo perdido por 1-0, numa partida realizada num dos campos anexos do Orlando Pirates. Esta derrota aconteceu depois de uma outra, igualmente por uma bola sem resposta, frente aos malawianos, no estágio com os atletas internos, realizado na vila do Songo, em Tete.

Já em Bloemfontein, onde os “Mambas” se encontram baseados e a trabalhar com todo o ardor, a componente competitiva contempla dois encontros com o Gabão, o primeiro dos quais efectuado ontem à tarde e ganho pelos “Panteras”. O segundo, de acordo com a programação acordada entre ambos os conjuntos, está marcado para esta quarta-feira.

Informações provenientes daquela cidade sul-africana indicam que a partida de ontem foi basicamente um treino, tendo, inclusive, as duas selecções não envergado as suas camisolas oficiais. A sério, a sério mesmo, será o jogo de depois de amanhã, por sinal, o último que Moçambique e Gabão irão disputar, antes de rumarem para o Campeonato Africano das Nações Angola-2010.

Em relação à viagem dos “Mambas” para Angola, mais concretamente para Benguela, a sua cidade-sede, as projecções iniciais apontavam para a mesma se concretizar a partir de Maputo, para onde a selecção se deslocaria a fim de se despedir dos adeptos e das entidades oficiais do país. Porém, os últimos dados indicam que, da África do Sul, a equipa seguirá directamente para a Angola, na próxima sexta-feira.

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)

Página Inicial


Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas