sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CAN ANGOLA-2010 - Egipto e Gana na final

Festa Egipcía frente à Argélia

As selecções do Egipto e do Gana qualificaram-se ontem para a grande final da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações Angola-2010, mercê das suas vitórias sobre Argélia (4-0) e Nigéria (1-0), respectivamente. A decisão do título está marcada para domingo, a partir das 17.00 horas locais (18.00 de Maputo), no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda.

Nas partidas das meias-finais, a exacerbada rivalidade entre egípcios e argelinos foi uma vez mais vincada, no entanto, com os “Faraós” a mostrarem-se como a melhor formação nas quatro linhas, mais forte e com uma estrutura táctica a todos os títulos invejável.

O seu triunfo, no Estádio Nacional de Ombaka, em Benguela, começou a desenhar-se aos 39 minutos, quando Hosny, na transformação de uma grande penalidade, abriu o activo. No segundo tempo, e com a Argélia a jogar com menos um elemento, na sequência da expulsão do central Haliche, no lance que ditou o castigo máximo, os egípcios destacaram de forma clara e inequívoca a sua superioridade, elevando a contagem por Zidan, aos 65 minutos, um golo seguido do cartão vermelho exibido a Belahdji, ficando a turma argelina reduzida a nove unidades.

Depois, passou-se a uma fase de completa recreação por parte da equipa de Hassan Shehata, que, inclusive, aproveitou a situação para ir rodando mais jogadores, tendo em atenção a final de domingo. Os suplentes Abdelshafi, aos 80, e Gedo, decorridos 93 minutos, fixaram o resultado final em 4-0, uma goleada que certamente não estava nas previsões de ninguém. Mal comportada, a Argélia ainda viu o seu guarda-redes Chaouchi ser expulso, acabando por disputar os derradeiros minutos com somente oito jogadores.

Um tremendo peso para esta formação mundialista, para gáudio dos egípcios, que assim se vingaram do afastamento da competição a decorrer na África do Sul.

Noutro embate, realizado em Luanda, Gana voltou a fazer aquilo que fez diante de Angola, nos quartos-de-final: marcar aos 21 minutos, através do mesmo Asamoah Gyan, e depois gerir o resultado, perante o incessante bombardeamento da Nigéria. Com a final marcada para domingo, na capital angolana, entre Egipto e Gana, amanhã, em Benguela, disputa-se o desafio para a atribuição do terceiro lugar, colocando frente-a-frente Nigéria e Argélia.

Vídeo

Egipto 4-0 Argélia




Gana 1-0 Nigéria


Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)

Página Inicial


Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas