segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

CAN ANGOLA - 2010: Anfitriões ficam pelos quartos-de-final

Gana afasta Angola da CAN 2010

Angola ficou ontem eliminada nos quartos-de-final, do CAN - 2010, ao perder por 0-1 diante do Ghana, no estádio 11 de Novembro, em Luanda.

O tento da vitória foi apontado por Gyan, aos 16 minutos.

Nesta edição, os Palancas Negras, terminaram em primeiro no seu grupo (A), com cinco pontos de um empate a quatro golos com o Mali, uma vitória sobre o Malawi (2-0) e fechou a série com um nulo diante da Argélia.

O Ghana, vai disputar as meias-finais com o vencedor do jogo Zâmbia - Nigéria, marcado para esta segunda-feira, no Lubango às 20h30 (21h30 de Moçambique).

Ontem, disputou outro jogo dos quartos, que pos frente-a-frente as formações da Costa do Marfim e Argélia, na esta última turma saiu vencedora. 2-3, foi o resultado final.

O destaque desta fase recai para o Egipto-Camarões de hoje, quando forem às 17h00(18horas de Moçambique).

Manuel José pede desculpas

O técnico da selecção nacional de futebol, o português Manuel José, pediu desculpas ao povo angolano pelo afastamento dos Palancas Negras da Taça de África das Nações Orange-Angola2010, após derrota, ontem, de 0-1, diante do Ghana, no primeiro desafio dos quartos-de-final.

O treinador, que falava em conferência de imprensa no Estádio Nacinal 11 de Novembro, em Luanda, palco do desafio, disse que o povo angolano foi muito carinhoso com a selecção nacional durante a preparação e na competição.

"Fomos bem acompanhados e acarinhados, por isso, este povo merecia muito mais, mas nesta fase do campeonato deve haver sempre um vencedor para definir as posições finais" – explicou o seleccionador.

Manuel José, entretanto, disse sair de cabeça erguida nesta prova, pelo esforço que os jogadores fizeram durante a primeira fase e neste jogo frente aos ghanenses.

O técnico dos Palancas Negras indicou que o golo madrugador dos Black Stars também terá influenciado negativamente no desempenho dos seus atletas, já que a equipa adversaria fechou-se completamente para impedir o progresso dos angolanos.

"O golo foi um tónico para o Ghana, que aproveitou bem aquela oportunidade e marcou. Criamos mais oportunidades que os nossos opositores, mas eles souberam gerir da melhor forma a vantagem" – reconheceu.

O responsável da equipa técnica angolana realçou ainda que as ocasiões criadas no segundo tempo não foram bem aproveitadas, pelo menos para chegar ao empate. "Faltou-nos sorte para concretizar o nosso sonho que era melhorar o lugar alcançado na edição anterior no Ghana 2008" – salientou.

Quanto ao seu futuro no comando da selecção nacional, disse que o seu contrato termina apenas em Junho. “Cumprimos com o nosso primeiro objectivo que era melhorar a posição anterior. Antes dizia que se Angola não passa-se a primeira fase me demitiria. Mas não o faço porque fizemos o que pretendíamos" – rematou.

Manuel José viajou ontem a noite a Portugal para assistir às exéquias fúnebres do seu pai, que faleceu neste domingo, naquele país europeu aos 94 anos de idade.

Treinador do Ghana estudou jogos de angolana

O treinador principal da selecção do Ghana de futebol, o sérvio Milovan Rejevac, disse ontem, que o resultado positivo de 1-0 e o consequente apuramento para as meias-finais da Taça de África das Nações Orange-Angola2010, foi fruto da leitura feita de todos jogos de Angola.

O técnico afirmou que foram bastante cautelosos neste encontro ao conseguir gerir a magra vantagem de um golo, marcado aos 16 minutos, por Gyan Asamoah.

"O jogo foi muito difícil para todos, não só para os jogadores das duas equipas, mas também pelo magnifico público angolano que soube dignificar o espectáculo, apesar da derrota da sua equipa. Os meus parabéns a este povo e aos atletas das duas partes" – reconheceu.

Milovan, frisou que a selecção de Angola criou muitas dificuldades aos Black Star, devido ao seu futebol aéreo, que complicou, de certa forma, os seus jogadores maioritariamente jovens.

Na segunda-feira, está previsto repouso aos jogadores, para no dia seguinte começar a preparar as meias-finais, diante do vencedor do jogo Zâmbia-Nigeria.

Vídeo

Angola 0-1 Gana




Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)

Página Inicial


1 comentário:

  1. Olá Michael

    Gosto do blog de vcs, o qual sou seguidor há algum tempo. Tenho três blogs olimpicos aqui no Brasil e gostaria de combinar uma parceria, linkando tb seu blog nos meus 3 e vice-versa. Escreva pra mim e, caso não conheça, visite-os:
    www.beijingolimpica.blogspot.com
    www.londresolmpica.blogspot.com
    www.vancouverolimpica.blogspot.com
    www.twitter.com/tatolimpico

    Gde abraço e sucesso

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas