segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Angola permite empate e decepciona na estreia

Angola depois de estar a vencer por quatro golos deixou-se empatar com o Mali (4-4)

A selecção nacional empatou hoje com a congenere do Mali (4-4), na abertura da 27ª Taça de África das Nações, numa noite em que os Palancas Negras viveram uma das piores pontas finais da sua história, ao permitir empate depois de vantagem de 4-0.

A equipa angolana mostrou segurança e dominou o encontro até aos 80 minutos, altura em que desenhava goleada histórica. Flávio, por duas vezes (aos 37’ e 42’), começou a construir um sonho que parecia fácil de ser concretizado e a ideia ganhou consistência no princípio da etapa complementar, com mais dois golos: Gilberto e Manucho Gonçalves, ambos de penalty, aos 66 e 73 minutos,
respectivamente.

O que se adivinhava ser uma noite de glória e desforra da goleada sofrida (0-4) em Paris, em Fevereiro de 2009, acabou em lágrimas. Os angolanos “descansaram”, enquanto a entrada de Seidou Keita revolucionou a reviravolta dos malianos, que nunca desistiram do jogo, ao contrário dos Palancas Negras que já se sentiam vencedores antes do apito final.

Dois momentos marcaram a “tristeza” no empate, que sabe à derrota para os anfitriões. A saída do médio e pensador Gilberto, responsável pelos lances que originaram os golos (deu dois a marcar e fez um), aos 80, já que a seguir a equipa se perdeu e consentiu o primeiro golo, numa intervenção infeliz de Carlos (guarda redes).

Aos 81’ Seidou Keita, saído do banco aos 34 minutos para o lugar de Maiga Modibo, reduziu para os visitantes.

O que se seguiu foi inacreditável. A grande exibição até então evidenciada foi trocada por uma postura irreconhecível dos angolanos, que permitiu tudo e mais alguma coisa, a ponto de apagar a actuação dos primeiros 80 minutos. Depois de Keita, Manucho Gonçalves ainda teve duas oportunidades para ampliar o resultado mas foi ineficaz e falhou.

A “nuvem negra” tomou conta dos pupilos de Manuel José e aumentou os níveis de confiança dos malianos de Stephen Keshi, quando Frederic Kanouté fez o 4-2, aos 88, num remate de cabeça, batendo o guarda-redes do Rio Ave de Portugal. Keita “bisou” nos descontos (90 mais 2) e acreditou ainda mais na partida.

O seu esforço foi compensado com o tento aos cinco minutos depois dos 90 de Yattabaré, deitando por terra uma noite de glória transformada em pesadelo, do qual os angolanos dificilmente esquecerão. Depois de deixar escapar o resultado que facilitaria o apuramento para a fase seguinte, agora resta preparar-se melhor para evitar o mesmo filme na quinta-feira frente ao Malawi, na segunda ronda do Grupo A.

Fotos da cerimónia de abertura da CAN 2010, neste Link.

Vídeo

Angola 4-4 Mali



Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)

Página Inicial


1 comentário:

  1. NAO PROCURES MAIS VISITA hosoccer.blogspot.com AS MELHORES LUVAS SO PARA OS MELHORES GUARDA-REDES O CONTAC: luismiguelanselmo@gmail.com O TLM-968809384 LUVAS,BOTAS,CASACOS,BOLAS ETC.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas