terça-feira, 17 de novembro de 2009

Brasileirão: 35ª jornada - São Paulo mantém liderança, mas vê Flamengo se aproximar.

O São Paulo venceu com tranquilidade o Vitória por 2 a 0, na 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, e manteve-se na liderança da competição, agora com 62 pontos. Contudo, o Tricolor Paulista vê de perto o Flamengo, vice com 60. O Fla bateu - praticamente rebaixou - o Náutico, fora de casa: 2 a 0. Em outros jogos, destaque para a entrada do Internacional no grupo de classificados à Libertadores, aproveitando-se de tropeços de Atlético MG e Cruzeiro.

No Morumbi, no recorde de público do São Paulo no campeonato (53.204 pagantes), a equipe formalizou a quinta derrota consecutiva do Vitória - todas sem a equipe baiana conseguir marcar algum gol. O time visitante teve apenas um lance de perigo na primeira etapa, e fez o clima esquentar entre os atletas são-paulinos. Rogério Ceni defendeu cobrança de falta de Ramón e André Dias e Hugo discutiram muito por supostas falhas na marcação, trocando empurrões. O árbitro apenas mostrou amarelo para ambos.

São Paulo luta pelo hepta
O São Paulo chegou ao gol aos 24 minutos. Washington bateu e Viáfara deu rebote que Jorge Wagner aproveitou, 1-0. Aos 48’, Hernanes cruzou, Hugo cabeceou e o goleiro colombiano não pegou, 2 a 0. Com facilidade, os comandados de Ricardo Gomes administraram o jogo e asseguram a vitória, restando agora três jogos para chegar ao heptacampeonato.

Nos Aflitos (19.798 pagantes), domingo, o Flamengo praticamente despachou o Náutico da Série A. Mas foram os pernambucanos que começaram em cima, e estiveram perto do gol com Carlinhos Bala e Bruno Mineiro, que desperdiçaram as chances. O Flamengo então foi fatal em uma das suas primeiras chegadas: Williams cruzou, Adriano ajeitou para Léo Moura bater para defesa de Gledson; no rebote, Petkovic abriu o placar.

Seis minutos depois, o Timbu até marcou, mas Cláudio Luiz estava impedido e o gol foi anulado corretamente. Perto do fim do primeiro tempo, o Fla novamente chegou ao ataque para decidir. Cruzamento de Zé Roberto para Adriano, que anotou seu 19º gol no Brasileirão.

Festa de Pet, festa do Flamengo
Na segunda parte, o Náutico pressionou em busca de diminuir o prejuízo, mas parou na boa atuação do goleiro Bruno. Nos contragolpes, o Fla treinado por Andrade também ficou no quase. Na principal chance, Adriano rolou para Zé Roberto que, sem goleiro, mandou por cima. Mesmo assim, festa flamenguista no dia do 114º aniversário do clube. O Náutico, com 35 pontos, apenas reza.

Faltou um minuto para o Cruzeiro encerrar a rodada na zona de Libertadores. A Raposa vencia o Grêmio no Mineirão (51.534 pagantes) até os 47 minutos do segundo tempo, quando o argentino Herrera conseguiu o empate para os gaúchos, treinados pelo interino Marcelo Rospide - Paulo Autuori, depois de seis meses de trabalho infrutífero, retornou ao futebol árabe.

Gilberto marcou, mas Cruzeiro não venceu em casa

Depois de um primeiro tempo equilibrado, onde os goleiros Fábio e Victor impediram gols, na etapa final o Cruzeiro abriu o placar após um pênalti sofrido por Soares. Gilberto cobrou e marcou. Os visitantes tiveram ainda dois expulsos, Túlio (reclamação) e Fábio Santos (cotovelada no rival). Mesmo assim, aos 92’, Maxi Lopez cruzou e Herrera tentou duas vezes. Na segunda, marcou o 1-1 e ajudou o rival Internacional.

Isso porque o Inter bateu o Santos por 3 a 1, no Beira-Rio (15.158 pagantes) e voltou ao chamado “G4” após duas rodadas ausente. Danilo Silva e Marquinhos deixaram o Colorado em boa vantagem antes dos 30 minutos. O gol de desconto de Neymar foi respondido perto do fim por D’Alessandro, que decretou o placar final em Porto Alegre.

No Couto Pereira (17.825 pagantes), o Coritiba decretou a segunda derrota consecutiva do Atlético MG, que, com isso, deixou o G4. O Coxa, por sua vez, praticamente afastou os riscos de rebaixamento. O Galo por pouco não abriu o placar com Éder Luís, que aproveitou erro de Pereira, mas concluiu para fora. Numa de suas primeiras chegadas, os mandantes não perdoaram: Marcelinho Paraíba deixou Rômulo na cara do gol, o camisa 19 não desperdiçou, 1 a 0. O segundo quase veio com o próprio Marcelinho, mas o capitão do Coritiba parou em Carini.

Rômulo marcou e Galo perdeu

Logo no começo do segundo tempo, Éder Luís não falhou mais uma vez. Bateu para defesa de Vanderlei. Na sobra, Jéci afastou mal e Éder teve outra chance, agora para empatar a partida. O jogo seguiu em equilíbrio até os 85 minutos, quando Benítez cometeu pênalti em Rômulo e foi expulso. Marcelinho bateu e deu a vitória ao clube paranaense. Na próxima rodada, o Atlético tem confronto decisivo contra o Internacional, no Mineirão.

Botafogo e Santo André foram derrotados fora de casa e seguem preocupados com o rebaixamento. O segundo está em situação mais delicada: com os 3-1 sofridos para o Goiás, os andreenses têm 35 pontos, ganhando no Náutico nos critérios de desempate, e com seis pontos de desvantagem para o próprio Botafogo, primeiro clube fora da zona de descenso.

O Fogão levou sonoros 3 a 0 do Barueri, com um hat-trick do atacante Val Baiano. Ele e o goleiro Renê voltaram a atuar depois de serem suspensos pela diretoria do clube paulista, por terem admitido ter recebido dinheiro extra para ganharem do Flamengo, algumas jornadas atrás.

Já a saga do Fluminense segue, agora com 11 partidas de invencibilidade. No Maracanã, para 52.511 pagantes, a equipe fez 2 a 1 sobre o Atlético PR, e agora tem apenas dois pontos de desvantagem para o Botafogo, na luta por escapar da segunda divisão. No primeiro lance de destaque da partida, o Flu marcou: Maicon foi à linha de fundo e tocou para Fred abrir o placar. O empate quase veio pouco depois, mas Rafael defendeu muito bem as tentativas de Nei e Wallyson.

Fred marcou 10 vezes nos últimos 10 jogos

No segundo tempo, aos 63’, Conca deu bela assistência para Maicon, que encobriu o goleiro Galatto e fez 2 a 0. Marcelo ainda descontou e deixou os minutos finais tensos para a torcida local, mas o apito final tranqüilizou os cariocas e manteve a expectativa de fugir da Série B. Neste meio de semana, o Fluminense ainda disputa a partida de volta das semifinais da Copa Sul-Americana, recebendo os paraguaios do Cerro Porteño. Na ida, vitória brasileira por 1 a 0.

Em Florianópolis, o Avaí deu seguimento à bela campanha que realiza na temporada em que retorna à primeira divisão depois de 30 anos. Com os 3 a 1 em cima do Corinthians, os catarinenses chegaram a 53 pontos, apenas três a menos que o Internacional, quarto colocado.


Presidente vascaíno Roberto Dinamite com a taça da série B

Na Segunda Divisão brasileira, o Vasco sagrou-se campeão antecipado na última sexta-feira, ao ganhar do América RN no Maracanã: 2 a 1, gols de Elton e Alex Teixeira. Faltando agora duas rodadas, o time da Cruz de Malta tem 76 pontos, dez a mais que o vice-líder Guarani. Ceará (64) e Atlético GO (62) completam a zona de classificação para a elite. Figueirense (58) e Portuguesa (58) ainda lutam por uma vaga.

Na outra ponta da tabela, Campinense e ABC já estão rebaixados, restando duas vagas. Na “disputa”, estão Fortaleza (37 pontos), Brasiliense e América RN (42), Juventude (44), Ipatinga e Bahia (45).

Resultados da 35ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009

Palmeiras - Sport, 2-2 (D. Sacconi 71’, Danilo 84’; Arce 11’, Wilson 16’)
Cruzeiro - Grêmio, 1-1 (Gilberto 66’; Herrera 90’)
Coritiba - Atlético MG, 2-1 (Rômulo 20’, Marcelinho 85’; Éder Luís 54’)
São Paulo - Vitória, 2-0 (Jorge Wagner 24’, Hugo 48’)
Náutico - Flamengo, 0-2 (Petkovic 14’, Adriano 45’)
Barueri - Botafogo, 3-0 (Val Baiano 28’, 52’, 90’)
Avaí - Corinthians, 3-1 (Willian 13’, 28’, Léo Gago 70’; Marquinhos [contra] 14’)
Goiás - Santo André, 3-1 (Fernandão 47’, 64’, Iarley 72’; Marcelinho Carioca 11’)
Internacional - Santos, 3-1 (Danilo Silva 25’, Marquinhos 28’, D’Alessandro 84’; Neymar 63’)
Fluminense - Atlético PR, 2-1 (Fred 17’, Maicon 63’; Marcelo 83’)

Classificação do Brasileirão 2009


Classificação

Vídeos

São Paulo 2-0 Vitória


Náutico 0-2 Flamengo


Coritiba 2-1 Atlético MG


Cruzeiro 1-1 Grêmio


Fluminense 2-1 Atlético PR


Vasco 2-1 América RN [Série B]




Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

2 comentários:

  1. O Clube mais portugues do Brasil de volta à 1, é sempre bom saber isso. Pelo título ponho a minha ficha do Flamengo e pela descida Flu ou Bota, 1 deles vai car infelizmente, a não ser que o ATl Paranaense não faça pela vida e dê para os cariocas.

    Abraço e emoções fortes nesta ponta final!

    ResponderEliminar
  2. O jogo da selecção Portuguesa em destaque no Águia de Ouro.
    Mais uma brilhante análise do João Guerra sobre o jogo de hoje, e também sobre a selecção sub 21.
    Veja os posts anteriores também:

    - De Olhão para Joanesburgo
    - O blog...
    - Até Sempre Campeão
    - 3 pontos e Venha o Sporting
    - Vencer ou golear

    Blog Águia de Ouro

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas